Muitos usuários do WordPress não têm experiência técnica para solucionar erros de código de programação. No entanto, após a instalação propriamente dita, o futuro do website está inteiramente nas suas mãos, pois disponibiliza um conjunto robusto de ferramentas de edição de conteúdos que inclui a manipulação de texto, vários suportes, bem como o seu layout. Portanto, também é importante que a interface do usuário seja projetada de forma simples e clara para fornecer uma experiência de usuário perfeita ( UX para abreviar). Na minha experiência, o WordPress também é líder nessa área, mas alguns controles ainda são tão infelizmente colocados por motivos históricos ou outros que o usuário médio geralmente tem dificuldade em encontrá-los.
Isto não é um erro, é um recurso!
Nesta parte não técnica de nossa série, veremos essas falhas de beleza do UX.
Como a introdução sugere, neste caso não são erros do sistema do ponto de vista técnico, mas sim do ponto de vista do design de UX. Alguns podem argumentar que isso é uma questão de opinião, mas a experiência com usuários reais aponta para vários problemas recorrentes.
Obsah
Desabilitar comentários em artigos e sites
O item “Comentários” no menu principal da interface de administração é usado para administrar comentários específicos. Aqui você encontrará sua visão geral, exclusão ou modificação. Além disso, muitos usuários estão familiarizados com o menu Configurações – Discussão, onde os usuários podem gerenciar a aparência dos comentários, bem como sua ativação ou desativação global. Mas e se quisermos apenas permitir ou não comentários em um artigo ou página? A descrição, que pode ser encontrada no menu Discussão, fala claramente dessa possibilidade. No entanto, muitos usuários têm problemas para encontrar essa configuração. Você precisaria procurá-lo nas configurações avançadas de artigos individuais no menu Editar postagem, ele está presente apenas na função de edição rápida na página da lista de artigos.
Excluindo a categoria padrão “Sem categoria”
Muitas vezes, você pode precisar listar categorias em um site, especialmente para orientação adicional ao visitante, como um widget de barra lateral. Mas e a categoria pré-definida “Sem categoria”, que muitas pessoas esquecem de renomear desde o início, mesmo que não a usem? Não consigo excluir, vou “mau” a lista de categorias para sempre? A solução é simples – essa categoria também pode ser excluída, mas somente se outra categoria padrão for definida à qual ela pertencerá. No entanto, não encontraremos essa configuração no menu de artigos / categorias onde poderíamos esperar, mas nas configurações de escrita. Basta marcar outra categoria como padrão e pronto, a categoria “Sem categoria” pode ser excluída imediatamente.
Cortar imagens e formatá-las
WordPress é uma plataforma muito adequada para fácil integração de mídia, como imagens. Basta clicar em Mídia e você pode carregar imagens e inseri-las em praticamente qualquer lugar. Com um pouco de esforço, você pode ajustar essas imagens ao seu gosto ao mesmo tempo cortando e reduzindo. No entanto, não veremos este menu de edição diretamente ao inserir uma imagem em um artigo ou página, você deve “pré-preparar” a imagem em outro menu, que você só pode acessar através da biblioteca de mídia. Basta procurar sua imagem, clicar no botão editar , na próxima tela novamente para editar a imagem e podemos recortar: arraste a viewport apropriada com o mouse e clique no botão[img] bem no canto superior esquerdo logo acima da imagem , embora vários usuários tendam a clicar em salvar sem sucesso. Se você não gostar da nova janela de visualização, poderá desfazer sua ação clicando no botão cancelar , caso contrário, poderá salvar a janela de visualização. Todos os outros usos desta mídia funcionarão com esta nova janela de visualização. Se você precisar de outra viewport, essa ação também pode ser desfeita – no mesmo menu, clicando em Restaurar imagem original .
Da mesma forma, o usuário pode ficar confuso com a formatação das imagens e seu tamanho no menu ao colar no texto. Este menu está disponível após inserir a imagem no editor clicando no botão no canto superior esquerdo da imagem. [img] Entre outras configurações, oferece a possibilidade de reduzir a imagem para 60% do seu tamanho, por exemplo. No entanto, depois de salvar as alterações e redimensionar dessa maneira, a escala não é preservada, mas a imagem atualizada dessa maneira está novamente em 100 por cento imaginários. Algumas pessoas podem gostar deste procedimento, enquanto outras preferem retornar a imagem ao seu tamanho original antes de editá-la – esta opção está disponível nas configurações avançadas de edição de imagem.
Você já reparou que o WordPress oferece até três níveis diferentes de edição de imagens?
– O primeiro nível é diretamente ao carregar e importar uma imagem, quando o WordPress gera arquivos separados de acordo com tamanhos predefinidos (configuráveis no menu de configurações/mídia).
O segundo nível é encolher, inverter ou cortar na biblioteca de mídia e
– o terceiro nível é o menu da mídia já carregada.
Cada um desses níveis permite um tipo diferente de ajuste – 1. Edições globais para todas as imagens importadas 2. editar a mídia (imagem) para todos os seus usos e finalmente 3. edições para uma instância específica – por exemplo, a ocorrência de uma imagem em um artigo. Quando o usuário está ciente dessa lógica, ele tem em suas mãos uma ferramenta de manipulação de mídia realmente poderosa, que lhe permite fazer ajustes massivos e gerais, além de concretos e específicos.
Ao mesmo tempo, porém, este sistema é um pouco confuso com vários editores de imagem, que não estão disponíveis de forma intuitiva (por exemplo, a necessidade de reabrir a imagem através do menu / mídia, mesmo que outro menu seja exibido imediatamente após a importação )
Espaços indesejados entre parágrafos em textos
Pode já ter acontecido com você: você prepara cuidadosamente o artigo (por exemplo, em um documento do MS Word ou diretamente no editor de artigos do WordPress), certificando-se de que cada parágrafo esteja a uma distância lógica de acordo com a estrutura do artigo. No entanto, depois de (copiar e) salvar o artigo, o resultado não corresponde às suas idéias: as linhas são estranhamente decididas, em algum lugar não há separação de parágrafos, em algum lugar há linhas vazias. Isso se deve ao fato de o editor do WordPress possuir formatação automática chamada wpautop que converte recuos de linha dupla (“enters”) para parágrafos html (< p> …< /p> ). O resultado dessa formatação automática às vezes passa despercebido, mas dependendo do tema (e do estilo associado a ele), pode causar os problemas acima. Esse problema não é facilmente resolvido por nenhuma configuração no kernel do WordPress, mas pode ser contornado por alguns módulos que o abordam diretamente. Isso inclui, por exemplo, Desativar formatação automática PS ou Sem WPautop .
Problemas semelhantes que os usuários do WordPress podem ter são uma consequência compreensível do constante desenvolvimento no espírito do Open-Source. Nenhum desenvolvedor pode projetar completamente um sistema similarmente complexo desde o início, então alguns recursos podem “se destacar” da filosofia geral de design por um tempo, apenas para serem melhor integrados a ele na próxima versão mais recente do WordPress.
A própria ocorrência de problemas semelhantes com a interface do usuário (interface do usuário) não é, portanto, um erro no verdadeiro sentido da palavra – mas devemos tentar apresentar sugestões que ainda possam mover esse estado para uma melhor integração. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores de sistemas podem achar conveniente aderir a certas regras de design claramente definidas que podem ajudar a distinguir problemas reais de UX de preferências subjetivas.
Conclusão
Como usuário do CMS WordPress, você tem problemas semelhantes ou completamente diferentes quando as funções do sistema não estão organizadas como você gostaria?
Você já encontrou uma solução simples para seus problemas de longo prazo diretamente nas configurações do WordPress?
Escreva-nos sobre sua experiência.
Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍