Todo mundo talvez tenha experimentado em primeira mão o fenômeno conhecido como a Tela Azul da Morte, ou a Tela Azul da Morte (vocês fãs da Apple também, até economizarem dinheiro no Mac;)).
Quem faz com WordPress pode conhecer um fenômeno semelhante na forma de White Screen of Death ou White Screen Of Death ( WSOD ). Esse problema ocorre de forma semelhante ao seu rótulo azul, geralmente durante uma ação do usuário do sistema, e indica um problema com a execução de uma função ou outro código dinâmico dentro da linguagem de programação PHP que forma a estrutura do sistema WordPress.
No artigo a seguir, falaremos sobre como encontrar e eliminar as causas mais comuns desse erro e restaurar a funcionalidade do site.
Em geral, existem duas formas básicas de WSOD :
– WSOD parcial , quando o site não está disponível para visitantes externos, mas a interface de administração é funcional
– Total WSOD quando nenhuma linha dentro da instalação do WordPress está funcionando
As causas podem ser várias, geralmente um problema com o tema ou módulo do WordPress, que se manifesta ao instalar ou ativar esses elementos. Dependendo da ação que ocorreu, você pode tentar as seguintes soluções:
1. Desative um tópico
Quando ocorrer um problema ao manipular um tema novo ou antigo, tente desabilitar o tema ativo e ativar o tema padrão padrão do WordPress que você sabe que funciona normalmente. Se o administrador funcionar sem problemas, esta operação é simples. Caso contrário, você precisa ajudar via FTP:
– Você encontra o diretório do tópico relevante no diretório wp-content / themes /
– Você renomeia todo o diretório de tópicos, por exemplo de mojatema para mojatema-debug.
– Você tenta fazer login na interface de administração.
Se tudo funcionar podemos tentar encontrar um erro no código do tópico (ver ponto 3), mas não é certo que o erro esteja aqui. Também pode estar em um módulo do WordPress que não seja compatível com o tópico.
2. Redefinir módulos
O WSOD também pode ser causado por um erro em um ou mais módulos do WordPress. Se você tiver uma interface administrativa disponível, é melhor tentar desabilitar todos os módulos e, quando isso resolver o problema, ligue-o e verifique sempre que ele não reaparecer.
Com o WSOD total, não temos escolha a não ser fazer login no FTP novamente e proceder da seguinte forma:
– Você pesquisa o diretório do módulo em wp-content/plugins.
– Você renomeia todo o diretório de plugins – por exemplo, para plugins-debug – e o salva offline.
– Você cria um novo diretório de plugins no mesmo nível.
– Veja se o problema foi corrigido (claro, nenhum módulo funcionará neste estado).
– Você tentará mover gradualmente os diretórios de módulos para o novo diretório de plugins e ativar os módulos através da interface do administrador, na qual eles serão exibidos um a um. Ao fazer isso, você verifica quando o problema reaparece.
– Quando o WSOD aparecer novamente, você excluirá o módulo fornecido novamente e tentará encontrar um erro no código ou tentará usar outro módulo que nos forneça a mesma funcionalidade.
3. Corrija o erro de código
Aqui estão algumas razões específicas pelas quais o WSOD pode ser responsável:
– Funções PHP duplicadas ou conflitantes em diferentes módulos
Especialmente em módulos com funcionalidade igual ou semelhante (ou entre um módulo e um tema), pode haver um caso em que várias funções tenham o mesmo nome ou usem as mesmas chamadas variáveis globais, o que também pode causar WSOD. Portanto, é importante verificar as várias combinações descritas nos pontos 1 e 2 para que o problema não se repita no futuro.
– Upload incompleto de um módulo ou tema usando instalação automática (via interface do administrador) ou manual (via FTP).
Nesse caso, simplesmente ajudará a excluir o tópico ou módulo após a desativação e o download novamente, caso os uploads funcionem bem.
– Um espaço no arquivo functions.php ou uma linha em branco no arquivo wp-config.php
Você pode encontrar o arquivo functions.php no diretório de tópicos. Se você fez alterações nele, isso deve ajudar a excluir as alterações ou simplesmente substituir o arquivo inteiro pelo arquivo de tema original. Um problema comum é especialmente as lacunas perdidas no lugar errado, veja a imagem:
Da mesma forma, uma linha em branco (especialmente no início e no final) no arquivo wp-config.php , localizado no diretório raiz da instalação do WordPress, pode causar o problema.
– Configurando direitos em diretórios e arquivos
Todos os diretórios devem ter permissões de servidor (chamado chmod) no nível 755 e todos os arquivos no nível 644. Embora raro, esse problema pode ocorrer quando você altera as configurações de alocação de direitos padrão do seu ISP. Tenha cuidado para não definir mais permissões nos arquivos, essa configuração pode afetar a segurança de todo o site.
Aqui estão algumas notas e dicas sobre como evitar o WSOD :
– Antes de instalar novos módulos ou temas, verifique se eles são compatíveis com a nova (ou sua) versão do WordPress.
– Se você não é um programador PHP muito proficiente tecnicamente, não tente baixar a primeira versão beta do WordPress imediatamente. No entanto, ao atualizar sua instalação do WordPress para a nova versão oficial e ocorrer o WSOD, procure um erro nos módulos e temas instalados que podem não suportar a nova versão. Caso esses módulos ou temas sejam necessários, é necessário aguardar sua nova versão e só então atualizar o WordPress, ou identificar e corrigir temporariamente o erro por conta própria.
– Se você não souber como encontrar o erro, leia a mensagem de erro nos logs do servidor, que geralmente contém uma menção direta à função ou. o arquivo que está causando o problema. Esses registros devem fornecer seu provedor .. 🙂
—
Depois de ler essas linhas, um observador ignorante pode dizer: “Ei, esse WordPress é um sistema instável.”
No entanto, o oposto é verdadeiro: esses erros, ao contrário do conhecido BSOD, ocorrem muito raramente e geralmente causam módulos adicionais ou tópicos de extensão que são produto da comunidade de voluntários. Dos milhares de módulos e temas que são criados diariamente, é compreensível que nem sempre seja possível obter a máxima compatibilidade. Mesmo assim, é bom manter o sistema de avaliação de compatibilidade de tópicos e módulos caminhando para esse estado.
Estamos no final da próxima seção sobre solução de problemas do WordPress. Como no artigo anterior , agradecemos seus comentários sobre este tópico nos comentários.
Você resolveu seu problema WSOD mesmo assim?
Você encontrou outro, como a tela verde da morte? 🙂
Nos informe!
Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍