Seja você um designer tímido (não) profissional ou um profissional profissional, com certeza conhece a palavra WordPress Multisite. Você já deve ter encontrado vários exemplos que usam o WordPress Multisite para criar um site de comunidade forte.
Obsah
O que é WordPress Multisite?
WordPress Multisite é um recurso que veio junto com o WordPress 3.0. Foi lançado em 2010 e substituiu o WordPress MU. Esse recurso permite que você personalize grandes redes de blogs.
Além desse recurso, ele oferece a capacidade de ter uma hospedagem para sites diferentes em uma versão do WordPress instalada. Todo o site é executado no WordPress, mas cada blog tem um nome de domínio diferente.
Para você ter uma ideia melhor, vou dar um exemplo. Imagine um site que inclui uma loja virtual. Mas esta e-shop não é uma âncora do site. É apenas uma parte deste site. Esse site tem sua página principal e página de comércio eletrônico. Ambos construídos em um WordPress.
Nesse caso, o Multisite funciona navegando o usuário da página principal para a página de e-commerce (para a e-shop) sem precisar sair da página principal. O nome de domínio desta loja virtual não precisa corresponder ao nome principal do site.
É assim que o blog.sme.sk funciona, por exemplo. Uma plataforma que roda em uma única hospedagem, mas cada colaborador tem seu próprio nome de domínio.
Onde procurar Wordress Multisite?
Redes de blogs
Multisites começaram a funcionar bem para várias comunidades maiores ou muitas vezes para universidades, por exemplo. Multisites permitem que você crie seus próprios blogs em várias plataformas. Além das universidades, esse tipo de multisite é frequentemente usado entre grupos que compartilham interesses semelhantes, como sites que apresentam fotografia, arte, tecnologia…
Sites corporativos, domínios comuns
Grandes empresas e corporações precisam de sites maiores e mais complicados. Ao mesmo tempo, eles querem evitar que pessoas desnecessárias tenham acesso a todos os recursos do multisite. Assim, o WordPress permite que tudo fique sob o mesmo teto com a possibilidade de executar vários sites internos para fins de rede.
Exemplos de uso
Vejamos exemplos específicos:
1. WordPress.com
É um exemplo primordial. Ele hospeda milhões de sites que você pode usar livremente. No entanto, os temas e módulos premium já estão pagos.
2. EduBlogs
Essa plataforma permite que escolas e educadores criem seu próprio blog e usem milhões de sites usando uma única rede multisite. Os usuários podem criar seu blog gratuitamente. Na versão básica, os professores gerenciam seus próprios blogs, aos quais podem adicionar alunos. Se eles decidirem que gostariam de usar mais funções e opções extras, eles ativam uma Conta Pro. Desde 2005, o Edublogs já hospedou mais de 3,3 milhões de blogs. Decente.
3. BBC América
Você sabia que a BBC também roda em WordPress? Cada um dos programas que a BBC transmite tem seu próprio site. Ele usa Multisites para sua rede de blogs.
4. Courvoisier
Se você é fã de conhaque, provavelmente já ouviu falar dessa marca. Courvoisier é vendido em vários países e para que a marca aumente o nível de sua marca, criou um site exclusivo para cada região. Todos esses sites regionais operam sob o mesmo teto.
5. Blogues do New York Times
O lendário New York Times foi fundado em Nova York em 1851. É um dos jornais americanos mais antigos. Os tempos mudaram, e o New York Times há muito entendeu que evitar o online e ficar no papel não seria uma boa jogada. O New York Times tem atualmente mais de 60 blogs para os quais contribui regularmente. Todos os blogs estão em WordPress e todos usam multisites.
6. Blogs da Reuters
A Reuters é uma agência de notícias fundada em 1851 no Reino Unido. Assim como o New York Times, o Reuters Blogs também opera online, além de offline. Como o New York Times, seus blogs apresentam multisites.
7. Harvard
Uma das principais escolas particulares dos Estados Unidos também tem blogs no WordPress. Os blogs cobrem vários tópicos sobre os quais os alunos têm a oportunidade de comentar criando uma postagem no blog. Qualquer pessoa que tenha os endereços finais harvard.edu , radcliffe.edu ou hbs.edu pode criar um blog gratuito e aproveitar todos os benefícios de uma instalação multisite.
8. BostInno
BostInno é uma agência de notícias digital que fornece informações sobre vários tópicos e eventos que estão ocorrendo atualmente em Boston. O site é de propriedade da maior empresa de mídia, Streetwise Media. Como os exemplos anteriores, o BostInno usa multisites que são alimentados por outros subsites, como notícias de tecnologia, estilo de vida, educação….
9. Uma maneira de jardinagem
O blog dedicado aos jardins e tudo relacionado a eles se tornou um dos blogs de jardinagem de maior sucesso na web. Este blog também funciona em cooperação com multisites nos quais várias subpáginas são armazenadas.
10. Voos baratos
Site que oferece voos, hotéis, diversos pacotes de férias. Este site usa multisites para operar outras seções, com base nas quais você escolhe várias dicas de viagem, notícias e voos.
Conclusão
Uma hospedagem, vários sites. Esta é uma breve descrição de como o mulitsite funciona. O fato de que mesmo grandes sites são construídos em WordPress prova claramente que o WordPress não se destina apenas a sites pequenos, mas que um site grande como o mencionado pela BBC America também pode funcionar nele 🙂
Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍