O código aberto oferece ao mundo da tecnologia da informação uma maneira única de se mover de forma dinâmica e flexível ao mesmo tempo em que atende às necessidades do mercado . Há muita inovação “aberta” no mundo, que muitas vezes é ignorada pelos departamentos de TI.
O WordPress pertence ao campo de software de código aberto e usa projetos de código aberto, como PHP, jQuery, etc. Este CMS é popularmente usado por diversos sites ao redor do mundo . Na maioria dos casos, é elogiado pelos usuários e também é um sucesso comercial, pois há uma grande demanda por serviços relacionados ao WordPress. O WordPress está aberto a todos e disponível para qualquer um que encontre algum uso.
Por que o código aberto é uma abordagem inovadora e não devemos ter medo disso?
- A colaboração vale a pena – Ao criar um projeto de código aberto, ele oferece muito mais opções para resolver um requisito ou problema. Temos à nossa disposição uma base em constante evolução, sobre a qual podemos começar a construir nossa própria expansão a qualquer momento. Em caso de interesse e uso frequente, podemos integrar funcionalidades adicionais diretamente no kernel. Mais importante ainda, o aplicativo está evoluindo e avançando mesmo em áreas onde não nos destacamos. Além disso, se a nossa solução não for a melhor, outros podem reagir de forma flexível e fornecer um patch adequado.
- O que não está quebrado não precisa ser consertado , mas isso não significa que não haja espaço para melhorias. O desenvolvimento muitas vezes estagna no ponto em que tudo funciona como deveria e todas as falhas de segurança previstas são abordadas. É realmente assim? No entanto, nosso produto também pode ser aprimorado otimizando o código ou integrando novas tecnologias e não apenas adicionando novas funcionalidades. Isso reabre o espaço para o código aberto e fanáticos que podem embelezar o código-fonte até o último detalhe.
- Projetos de som – Linux, PHP, Ruby, Symfony, Nette, WordPress, Drupal e mais são todos nomes que um usuário comum encontrará além dos desenvolvedores, então isso tornará mais fácil para você “vender” seu projeto. É importante vender uma funcionalidade específica e mostrar ao cliente os benefícios práticos de usá-la e não o código-fonte em si. Uma amostra dos produtos em que este código foi utilizado certamente lhe dará uma boa apresentação de suas possibilidades e qualidades. Tudo isso pode ajudá-lo a aumentar a satisfação de seus clientes ou visitantes do site, que ficam felizes em pagar pelo seu trabalho.
- O investimento retornará – o código aberto não é coincidência, e a demanda por pessoas com conhecimento profissional de aplicativos de código aberto ainda está crescendo. Os lucros do próprio produto básico são quase nulos, mas há espaço para vender outros serviços relacionados a ele, como personalização de funcionalidade e aparência, integração em sistemas existentes, prestação de suporte ou aconselhamento e consultoria profissional. Possibilidade de implantação rápida de um projeto open source, custos operacionais relativamente baixos e uma comunidade com grande número de especialistas; esses fatos também falam por si.
- Dê-se a conhecer – Open source fornece uma forma única de auto-apresentação, é um espaço para a resolução de problemas profissionais em aplicações complexas. Um profissional cujo trabalho profissional (contribuição para o código) e serviços (ajuda ativa em fóruns) são valorizados e apreciados por pessoas de todo o mundo é uma mercadoria extremamente procurada.
O WordPress é uma plataforma de código aberto que tem potencial para se desenvolver massivamente e possui uma ampla aplicação , pois é apoiada por uma comunidade suficientemente grande que tem motivação para melhorá-la. O código aberto desempenha um papel importante no mundo, só precisa ter a oportunidade de se esforçar ainda mais e mostrar o que pode fazer. Não há necessidade de desenvolver nossas próprias soluções, muitas vezes caras, que um indivíduo ou empresa nunca dará tanto espaço para avanços e melhorias quanto milhares de pessoas ao redor do mundo que gostariam de aumentá-las como um todo ou em partes, e muitas delas eles investem nisso. É importante seguir o lema: “Comunidade eu, eu comunidade!”
Qual é a sua experiência com código aberto? Que outros aplicativos e programas de código aberto você usa com frequência além ou em combinação com o WordPress?
Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍