Quer saber o tráfego para o seu site? Instale o Google Analytics no WordPress e acompanhe as estatísticas diretamente da administração do site.
Obsah
O que é o Google Analytics
O Google Analytics (GA) é uma ferramenta baseada na web para qualquer pessoa que precise coletar e analisar informações sobre os visitantes do site. Graças ao GA, você descobrirá quem está visitando seu site, de onde vieram os visitantes, se compraram algo de você ou o que fizeram em seu site.
As informações coletadas informarão mais sobre a localização geográfica dos visitantes, como eles usam o navegador, a resolução da tela e muitas outras informações úteis.
O que você pode assistir?
O GA registra muitos dados importantes. Vale a pena mencionar, por exemplo:
- quem visitou seu site
- qual é a localização geográfica do seu público
- qual navegador foi usado
- qual era o idioma do navegador
- qual foi a resolução da tela
- se era um celular ou desktop
- o que os visitantes fazem no seu site
- quando você tem mais visitantes
- onde os visitantes chegaram ao seu site
Para que você usará essas informações?
Graças à sua versatilidade, o Google Analytics usará sites com diferentes orientações , de e-shops a blogueiros a jornais e revistas online. Esta ferramenta fornece informações importantes para otimizar seu site ou campanha publicitária .
Ao reconhecer o comportamento de seus clientes no site, você distinguirá seu grupo-alvo de todos os visitantes da Internet. Você entenderá melhor em qual conteúdo eles estão interessados e quais são suas compras ou outras expectativas.
Isso ajudará na edição do design
Os dados coletados são importantes para sugestões de modificação do design do site ou ajuste de sua resolução para torná-lo mais conveniente para os visitantes do site. Por exemplo, se você descobrir que a maioria de seus usuários não usa suporte a Flash, saberá que não precisa adicionar conteúdo ao site que usa esse plug-in.
Ajuda a melhorar o conteúdo
Descubra qual conteúdo seu pessoal realmente se importa com as informações de atividade do visitante do site. Isso irá ajudá-lo ao adicionar novos artigos. Isso reduzirá o número de saídas da página e aumentará o número de impressões.
Descubra quando é melhor adicionar novo conteúdo
O GA coleta dados de tráfego ao longo do dia. Isso informará quando seu site é mais visitado. Você pode então agendar novos conteúdos para serem adicionados neste momento.
Linkbuilding
Os dados coletados também incluem informações sobre como as pessoas encontraram seu site. Seja por meio de mecanismos de busca, redes sociais ou por meio de links diretos. Isso ajudará você a criar novos links para seu site a partir de outros sites.
Como se cadastrar no Google Analytics
O GA está disponível para todos gratuitamente. Tudo que você precisa para usá-lo é uma conta do Google ou Gmail. Existem alguns passos simples para se inscrever.
1. Faça login na sua conta
Vá para a página do Google Analytics neste link primeiro. Faça login na sua Conta do Google aqui. Se você ainda não tiver uma Conta do Google, precisará criar uma primeiro:
2. Inscreva-se no Google Analytics
Após o login, você será direcionado para a página a seguir para descobrir como será todo o processo:
Clique em Registrar para continuar.
3. Insira seus dados
À sua frente, há uma página onde você precisará preencher seus dados. Primeiro selecione a opção Site.
Em seguida, insira o nome da conta. Isso significa que você insere o nome do perfil do GA para seu site ou as várias páginas que deseja acompanhar. Em seguida, preencha outras informações, como nome do site, URL, setor, país e fuso horário.
Por fim, clique no botão Obter ID de rastreamento. Você vai encontrá-lo na parte inferior da página.
Você será solicitado a concordar com os Termos e Condições do Google Analytics para concluir.
4. Código de rastreamento
Copie seu código de rastreamento da página mostrada. Você precisará inseri-lo em seu site WordPress.
Mantenha a página de código aberta por enquanto para que você tenha o código. Se você fechar o cartão e precisar do código mais tarde, você o receberá fazendo login na sua Conta do Google. Vá para Gerenciar Conta –> Informações de rastreamento –> Código de rastreamento.
Instale o Google Analytics por meio do plug-in MonsterInsights
Você pode obter o MonsterInsights como um plugin premium ou uma versão gratuita . A versão premium é enriquecida com alguns recursos, como rastreamento de anúncios, rastreamento de subpáginas por autor ou rastreamento de postagens e páginas populares.
Veja como instalar o Google Analytics por meio da versão gratuita do plug-in MonsterInsights , que pode ser encontrado no repositório do WordPress como o plug-in do painel do Google Analytics para WordPress da MonsterInsights .
Vamos passar pelo procedimento em várias etapas:
1. Instale o plug-in MonsterInsights
Instale o plug-in MonsterInsights primeiro. Você pode instalar o novo plugin depois de fazer login na administração do site em Plugins ›Adicionar novo . Após ativar o plugin, você será redirecionado para a página na imagem a seguir. Ao mesmo tempo, um novo item de Insights é criado no menu de páginas.
Nesta página, você seleciona uma categoria para o seu site. Clique em Salvar e Continuar .
Na próxima página, clique em Conectar MonsterInsights.
2. Configurações da Conta do Google
Agora você está vendo a página Contas do Google. Você precisará fazer login ou, se já estiver conectado, selecione uma Conta do Google.
A próxima etapa é permitir o acesso do plug-in MonsterInsights à conta do GA. Clique no botão Permitir para permitir.
Agora você selecionará o perfil que deseja seguir. Selecione seu site e clique em Conexão completa.
3. Configurações da página
Depois de instalar o plugin em seu site, você escolherá as configurações recomendadas para a página. Na maioria dos sites, é melhor manter as configurações padrão. No entanto, se você usar um plug-in de link de afiliado, adicione o rastreamento de link também. Clique no botão Salvar e Continuar para salvar as configurações.
Se você deseja atualizar para a versão paga do MonsterInsights, pode fazê-lo na página a seguir. Para usar a versão gratuita, basta pular esta etapa clicando em Salvar e continuar .
4. Instalando WPForms (opcional)
Você chegou a uma página onde pode optar por instalar o plugin WPForms, que é usado para criar formulários de contato. Se você não quiser usá-lo, pule esta etapa.
Agora você instalou o MonsterInsights com sucesso. Você terá seus primeiros resultados de rastreamento de página em breve. Clique em Concluir Configuração e Sair do Assistente para concluir.
Ver relatórios do GA
Você terá relatórios do GA disponíveis sempre que visitar seu site. Tudo o que você precisa fazer é ir à sua administração. Você pode encontrar seus relatórios em Insights.
Adicionar o Google Analytics por meio do plug-in de cabeçalhos e rodapés
Você também pode usar o plug-in Inserir cabeçalhos e rodapés para rastrear relatórios do Google Analytics. Além de incorporar o código do Google Analytics, este plugin também permite incorporar CSS personalizado ou outro código no cabeçalho e rodapé de uma página do WordPress.
Instale o plug-in de cabeçalhos e rodapés primeiro. Após instalar e ativar o plugin, você irá colar o código do Google Analytics na página Administração »Inserir Cabeçalho e Rodapé.
Instalando o GA sem usar um plug-in
Adicionar código ao header.php
Uma maneira de usar isso é colar o código no arquivo header.php. Este método só é recomendado se você souber trabalhar com códigos de página.
Se você colar o código de acompanhamento em seu cabeçalho, ele será carregado em cada página. Ao usar um tema filho, lembre-se de que essas alterações precisam ser feitas no tema filho. Para que você não se perca quando a página for atualizada.
Cole o código do Google Analytics que você copiou no arquivo header.php depois< corpo> . Salve as alterações no servidor.
Adicionar código por meio do conjunto de recursos
Você também pode adicionar o código do Google Analytics ao arquivo function.php. Isso adicionará o código a cada subpágina do site.
function vj_google_analytics() { ?> <script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=UA-11111111-1"> </script> <script> window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-11111111-1'); </script> <?php } add_action( 'wp_head', 'vj_google_analytics', 10 );
Se você possui uma loja virtual, leia este guia sobre como instalar o Google Analytics no WooCommerce .
Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍