WordPress 5.0 e Gutenberg – o que há de novo para nós?

wordpress 5.0 gutenberg

O WordPress 5.0 trará a maior mudança no WordPress nos últimos anos – um novo editor conhecido como Gutenberg. O que exatamente é? Que vantagens e desvantagens trará?

O que é Gutemberg?

Gutenberg é um novo editor que substitui o editor TinyMce usado até agora. O TinyMce Editor usa o WordPress há vários anos. Gutenberg funcionará de forma diferente. Em vez de trabalhar com base em um editor de texto, ele usará o chamado blocos. Blocos individuais podem ser editados diretamente na página. Você então criará uma página da web a partir dos blocos.

plug-in gutenberg

Se você está familiarizado com essa forma de criar um site, você está certo. Um editor de blocos, como o Visual Composer ou o Divi Builder , usa vários modelos do WordPress. Gutenberg estará disponível a partir do WordPress versão 5.0. Se você quiser experimentá-lo mais cedo, ele está atualmente disponível como um plug-in .

Gutenberg é um novo editor que substitui o editor TinyMce usado até agora.

Para uma ideia melhor, é assim que trabalhar com este editor será :

WordPress Gutenberg
WordPress Gutenberg – demonstração

O que esse editor nos trará?

Os desenvolvedores prometem mudar a experiência de criação de conteúdo. Seu objetivo é facilitar a criação do site usando um conjunto abrangente de ferramentas. Este editor permitirá que os usuários não apenas escrevam artigos, mas praticamente criem uma página. Sua contribuição será apreciada especialmente por iniciantes em web design.

O que é um bloco?

Os blocos com os quais este editor trabalha são formas de criar um estilo de layout de página. Dentro do bloco é possível trabalhar com texto como em um editor de texto.

Você pode pensar em um editor de blocos como um Visual Composer ou Divi Builder que usa vários modelos do WordPress.

Simplifique a funcionalidade da página

O Gutenberg simplifica o processo de trabalho com códigos de acesso, widgets, menus, meta boxes e muitos outros componentes de formatação e criação de funcionalidades do site. Todas essas funções estarão disponíveis como blocos. Muitas funções de formatação de páginas da web serão possíveis sem conhecimento de codificação.

Editar blocos

No editor, blocos individuais podem ser facilmente editados e movidos pela página para o local selecionado. Existem várias áreas de exibição da barra de ferramentas em um bloco. Isso permitirá que o usuário se concentre melhor na criação do próprio site.

vídeo de gutenberg
Blocos no editor

Você também pode estar interessado em adicionar vídeos do YouTube e Vimeo no editor. Sim será. Você criará seu próprio bloco para cada postagem de áudio e vídeo.

Como o Gutenberg afetará os sites existentes?

O editor não deve interromper um site WordPress existente. Todos os seus componentes podem ser transferidos sem alterações desnecessárias. Ele suporta a funcionalidade já existente do site. Para a transferência de shortcodes e meta boxes, estão sendo criadas gradualmente ferramentas que permitirão isso. Pelo menos essa é a teoria, vamos ver o que a prática traz 🙂

Shortcodes e caixas meta

Os códigos de acesso continuarão a funcionar sem alterações. Se você continuar a usá-los ao criar seu site, ainda poderá usá-los. Gutenberg oferece uma nova maneira de criá-los e visualizá-los:

código de acesso de gutenberg
Trabalhando com códigos de acesso

A maioria das meta boxes continuará funcionando sem alterações. Alguns precisarão de uma atualização, outros serão convertidos em blocos. O editor suporta todos os outros tipos comuns de postagens.

Vantagens de Gutemberg

Alterar a criação e edição do site trará:

  1. A nova maneira de criar a página como um todo através da edição direta permitirá uma abordagem simplificada para editar seus componentes individuais.
  2. Ele reduz a complexidade de uma interface existente unificando várias interfaces.
  3. Traz a modernização e simplificação da edição, redação e publicação do site e seus componentes.
  4. Facilita a adição de funcionalidades do site.
  5. O design intuitivo facilita o trabalho com alguns dos recursos existentes, como vincular postagens e adicionar imagens.
  6. Os blocos simplificam o processo de personalização do site.
  7. Uma nova visão da aparência geral da página abre novas possibilidades para JavaScript.
  8. Ele permite que várias pessoas trabalhem em seções individuais ao mesmo tempo.
  9. Graças a várias ferramentas de edição de blocos, permite criar uma estrutura web complexa.

Editando blocos

Cada bloco pode ser editado separadamente na página. Você pode criar vários blocos de uma só vez. Você também pode alternar entre conteúdo e html.

menu de gutenberg
Edição de demonstração

Os blocos podem ser facilmente movidos pela página. Este é provavelmente o maior benefício do editor. O método de movimentação é muito mais preciso do que a forma anterior de criar uma página. Uma visualização ao vivo está disponível em cada etapa da página para editar graficamente a página.

Mais recursos do WordPress Gutenberg

Logótipo de Gutenberg
Logótipo de Gutenberg

Neste editor também é possível definir a categorização, tags, aparência do snippet de postagem e afins.

Trabalhar com o editor é muito intuitivo. Até um iniciante vai entender. Basta pressionar enter para adicionar um bloco. Para adicionar imagens, visualizar, etc., você precisa rolar até a parte inferior da página.

A função Copiar e Colar, a formatação dos títulos e o próprio texto estão muito bem configurados.

Os blocos usam saída HTML5.

Desvantagens e preocupações dos usuários

Apesar de todos os benefícios que o novo editor promete, os usuários do WordPress e a comunidade têm algumas ressalvas :

  • Algumas etapas exigem mais cliques do que o editor original.
  • O próprio menu contém três colunas. Isso dificulta a localização de alguns recursos.
  • As caixas meta estão ocultas nas configurações.
  • Muitos modelos mais antigos não suportam o formato HTML5.
  • A tecnologia mudou durante o desenvolvimento. Ainda não está claro como os códigos de acesso aninhados funcionarão.
  • Não está totalmente claro como as meta-caixas de plugins funcionarão. Seu ajuste aos blocos consumirá muito tempo.
  • Os usuários de plug-ins reclamam da documentação insuficiente do desenvolvedor.
  • Também ainda não está claro quando o WordPress 5.0 estará disponível.
  • As questões de compatibilidade com versões anteriores do WordPress 5.0 não são claras.

O que mais o WordPress 5.0 trará?

Além do editor mencionado, o WordPress 5.0 também trará outras melhorias:

Segurança

O WordPress 5.0, como as versões anteriores, enfatiza a segurança e trará atualizações nesta área também. Para maior segurança, o WordPress recomenda o uso de um certificado SSL, senhas fortes e autenticação de dois fatores .

Editor de front-end

Você já deve ter experimentado o plugin Front-end. O WordPress 5.0 inclui um editor front-end. Graças a ele, você poderá alterar e editar postagens diretamente no site . Ele funciona em um princípio semelhante ao Visual Composer, mas é mais fácil de usar. O editor front-end agiliza o trabalho de edição do site.

Otimização para dispositivos móveis

O WordPress está constantemente melhorando a capacidade de resposta. Ele coloca muita ênfase na otimização para telefones celulares. O WordPress 5.0 garante que seu site possa ser visualizado em qualquer dispositivo.

Cortar fundo da página

O WordPress 5.0 também traz melhorias na mudança do plano de fundo da página. Simplifica o processo de recorte de imagem. Na versão atual, você deve excluí-lo, cortá-lo, enviá-lo novamente para a biblioteca e recolocá-lo na página. Com a nova forma de trocar a imagem de fundo, ficará um pouco mais fácil.

Uma palavra no final

Por experiência, acho que a mudança para Gutenberg não será tão fácil quanto os criadores apresentam. No entanto, apesar de possíveis inconveniências temporárias, é preciso avançar e inovar. Portanto, estou feliz que eles decidiram incluir um novo editor no WordPress o mais rápido possível. Será interessante ver como essa mudança afetará os construtores WordPress atualmente populares, como o Visual Composer e o Divi Builder .

Rate this post
WordPress Návod v PDF

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here