Em qual dispositivo você está lendo este blog atualmente? Em um computador, tablet ou celular? Não é incomum que as pessoas que estão online usem esses dispositivos móveis com mais frequência. Não importa se você lê um artigo de blog sobre este dispositivo, compra em uma loja virtual ou assiste à última parte de uma série popular. É importante que seu site seja responsivo. Como está o seu?
No artigo a seguir, você aprenderá todas as respostas necessárias. E se não por acaso, fique a vontade para perguntar nos comentários.
Vamos fazer isso aos poucos. O que significa a palavra mencionada “responsivo”?
O design responsivo é um design no qual seu site pode se adaptar facilmente à largura de qualquer tela. Esse recurso é criado usando CSS. Na prática, se o seu site tiver um design responsivo, isso significará que o site exibirá 96% de sua largura, independentemente do dispositivo em que você o visualiza e do tamanho do site. Portanto, se você navegar na página em um celular e tablet, ela será organizada automaticamente para que seja totalmente legível em ambos os dispositivos. O mesmo será verdade, por outro lado, se você usar uma grande TV LCD, por exemplo, para exibir.
Felizmente, a maioria dos temas do WordPress já são responsivos . Por isso, na hora de escolher um tema, leve em consideração esse aspecto e escolha entre aqueles que são responsivos. Se você se apaixonar por um tema não responsivo, se você for um usuário mais avançado do WordPress, um programador, você pode usar um tema não responsivo para criar um tema responsivo usando o código certo.
Se você não sabe que não quer se sentir livre para programar, baixe o módulo WPTouch Mobile .
O tópico responsivo tem alguns aspectos para os quais o chamamos assim:
- As pessoas poderão visualizar facilmente seu conteúdo em qualquer dispositivo.
- O menu de navegação se adaptará ao usuário conforme ele navega na página.
- Ao redimensionar a tela, o navegador ainda exibe todo o conteúdo que queremos que seja visto e nada fica oculto.
- Os formulários do site também serão personalizados para serem fáceis de preencher em qualquer dispositivo.
- Suas imagens e outros conteúdos também serão ajustados ao tamanho da tela. (No entanto, certifique-se de que eles não sejam maiores do que o necessário ao colá-los na página)
- Nos pontos de fronteira, onde a disposição dos elementos na página muda, tudo também é exibido e nada permanece oculto.
- O design responsivo se aplica a todos os tipos de conteúdo na web, não apenas a páginas ou postagens.
Você pode ter ouvido falar de um tópico móvel sobre um tópico responsivo. Foi muito usado alguns anos atrás. Além da versão clássica da Web, você precisou recentemente de uma versão móvel ou de um aplicativo móvel. Isso é (principalmente) uma coisa do passado hoje e, graças ao design responsivo, você obtém 3 em 1 e, além disso, economiza custos consideráveis.
Hoje, um tópico responsivo é preferido porque tem uma maior presunção de que o site continuará funcionando em novos dispositivos sem problemas no futuro. A desvantagem de um tema móvel sobre um responsivo também é que a interface só muda para uma largura de tela muito específica.
Temas ou módulos mobile possuem vários recursos que não são muito positivos para UX (User Experience): Eles se aplicam apenas a páginas específicas ou a um tipo específico de conteúdo nelas. Isso está se tornando menos comum, mas ainda existem sites bloqueados pela versão móvel. Isso significa que os visitantes que visualizarem seu site não poderão acessar seu conteúdo. E como mais da metade da navegação na web é feita usando um telefone celular, você certamente não vai gostar desse fenômeno. Sim, a maioria dos tópicos já são responsivos, mas também há diferenças significativas entre eles. Então vale a pena saber o que você está procurando.
Encontre um tópico responsivo realmente bom. Se você já tem um tópico, experimente-o em várias larguras de tela. Abra sua página em um navegador com um computador habilitado para tema e redimensione o navegador manualmente. Observe o que acontece. Você vê todos os elementos na página? Eles se encaixaram na janela do navegador mesmo que você tenha reduzido a janela? Agora abra sua página de tema em seu dispositivo móvel. Se possível, use telas de tamanhos diferentes. Certifique-se de ver todos os elementos na tela e nada está faltando.
Além disso, desde abril de 2015, o Google penaliza sites que não possuem design responsivo e os empurra para baixo na busca. A razão é simples. Ele quer fornecer aos usuários o melhor serviço possível. Por exemplo, você pode ver se seu site é responsivo na seção Audiences da sua conta do Google Analytics> Dispositivos móveis> Visão geral.
Eu sinto que o design responsivo é referido como uma tendência hoje. Muitos esperam sair mais cedo ou mais tarde. Mas o design responsivo é mais do que apenas uma tendência. É uma forma de pensar.
O design responsivo deve garantir que a impressão do site não seja perturbada e que você possa se mover em qualquer dispositivo de forma suave e eficiente. A velocidade de carregamento da página também está relacionada ao design responsivo. Isso deve ser idealmente em torno de 2 segundos. Esses dois atributos desempenham hoje um papel importante para garantir que o visitante permaneça em nosso site e, ao mesmo tempo, encontre o que procura o mais rápido possível. Ao organizar adequadamente os elementos exibidos, o design responsivo pode ajudar a acelerar o carregamento da página em algumas dezenas de segundos.
Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍