Emoção, eficiência, experiência, lealdade. Estes são indicadores básicos de UX ou experiência do usuário. Na tradução eslovaca da experiência do usuário.
UX ajuda a construir a satisfação do cliente, lealdade à marca e desenvolver emoções positivas do cliente.
Quando se trata da diferença entre UX bom e ruim, você precisa perceber que o cliente precisa apenas de alguns segundos para descobrir se ele vai ficar ou sair do seu site.
De acordo com as estatísticas:
55% das empresas fazem testes de UX online. (fonte)
Cerca de 88% dos visitantes não visitam o site pela segunda vez se tiverem uma experiência de usuário ruim. (fonte)
UX inclui fatores que são controlados por designers e desenvolvedores, bem como fatores que dependem das preferências do usuário. Esses fatores incluem usabilidade, acessibilidade, desempenho, design, utilidade, interação e também marketing.
Obsah
Tendências de design UX
Vamos dar uma olhada nas tendências específicas que nos acompanharão no design de UX este ano:
Descobrindo o novo
A curiosidade é a reação inicial dos visitantes ao encontrar um novo site. Pesquisas mostram que quando as pessoas decidem experimentar algo novo, seu cérebro produz mais dopamina em comparação com outras situações comuns. Como resultado, uma pessoa cujos níveis sanguíneos de dopamina aumentaram ao visitar seu site desejará retornar ao seu site.
Vou citar o Spotify como exemplo.
Todos os elementos estão razoavelmente organizados e podem ser digitalizados muito rapidamente. Os controles do Spotify são intuitivos e você pode encontrar facilmente o que procura.
Microinterações
As microinterações são momentos simples em um ambiente interno. Isso inclui a configuração de notificações de alarme, exclusão de e-mails ou sincronização do dispositivo. Essas são as pequenas coisas que podem aumentar significativamente o UX. Os usuários estão cada dia mais exigentes e esperam soluções simples, fáceis e eficientes.
Algoritmo de design AI UX
Um bom exemplo é o site da Netflix . Tudo funciona em segundo plano, onde a Netflix oferece filmes de acordo com suas preferências pessoais. Há também uma série de diferentes interações envolvidas. No futuro, parece que tal algoritmo será responsável pela inteligência artificial.
Controles deslizantes
Mais uma vez, fui informado que os skatistas estariam em retirada. Ainda se fala de como as conversões estão matando… Então, por que eles ainda são tão populares?
Eu pensei sobre isso e duas respostas possíveis surgiram.
– As pessoas pensam que são modernas e legais. (Mas isso não faz dinheiro ainda).
– as pessoas sentem que, graças aos slides, mostrarão a visão e a mensagem de sua marca na página inicial.
Jakob Nielsen (guru da usabilidade) disse: “Os controles deslizantes são ignorados. As pessoas geralmente os confundem com um banner.”
Veja como a Kissmetrics lidou com a situação do slide. Slajder substituído por uma imagem estática. Você pode inserir a URL do seu site em um mecanismo de pesquisa e experimentar como o Kissmetrics funciona.
Exibição de conteúdo
Web designers trabalham com redatores para descobrir como exibir conteúdo da maneira mais interessante possível. As pessoas costumavam ler várias postagens no blog. Ao escrevê-los, é muito importante pensar que eles são fáceis de ler e digitalizar rapidamente. Também deve haver uma mensagem clara e fácil de entender na postagem do blog.
dicas de design UX
E agora especificamente 10 dicas rápidas de UX que você precisa dominar:
1.) Alta qualidade e imagens grandes em largura total
Estudos mostram que as pessoas param de tirar essas fotos e chamam sua atenção.
2.) Cores monocromáticas com call-to-action contrastante
Você ainda precisa chamar a atenção.
3.) Vídeo
Falaremos sobre vídeos durante todo o ano. Eles serão uma prioridade que você definitivamente deve focar. Além das fotos, disponibilize um vídeo dos seus produtos, por exemplo, e veja como tudo funciona.
4.) Navegação
Menos é mais. Concentre-se na navegação prioritária. Direcione as pessoas para onde você quer que elas venham. Não forneça muitas opções. Pode acontecer que o visitante também não escolha.
5.) Design do cartão
Além do design plano, o design do cartão também chama a atenção do design de materiais. O layout das abas do site é bem demonstrado pelo Pinterest, por exemplo. Ajuda a organizar grandes quantidades de conteúdo em um site. É frequentemente usado especialmente em e-shops.
6.) Role mais do que clique
A tendência é criar páginas roláveis. Ninguém quer clicar mais. A rolagem é intuitiva, adiciona dinamismo e, por último, mas não menos importante, reduz o tempo de carregamento da página.
7.) Tipografia
Além das imagens, concentre-se na fonte. Também pode fazer maravilhas se você puder usá-lo de forma criativa.
8.) Ícones em vez de texto
Um ótimo substituto para imagens complicadas e rótulos de texto conhecidos.
9.) Elementos móveis e microinterações
Talvez à primeira vista apenas as pequenas coisas que são mais importantes do que você pensa. Tente imaginar como as coisas funcionariam sem eles.
10.) Dispositivos móveis
Tenha em mente que mais de 50% dos sites são visualizados por meio de dispositivos móveis.
No fim
Concentre-se em uma funcionalidade principal. Projete para as pessoas e facilite ao máximo suas vidas.
Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍