Eshop grátis – por onde começar? Vale a pena?

O que exatamente é uma eshop grátis? Quais são as vantagens e desvantagens? Quais provedores de comércio eletrônico oferecem versões gratuitas?

eshop de graça

Você está pensando em montar uma loja virtual, mas está hesitando se vale a pena?

Nesse caso, você deve primeiro considerar uma loja virtual gratuita – uma versão gratuita de uma loja online, onde você pode descobrir rapidamente se vender produtos e serviços online seria adequado para você.

O que é uma loja virtual gratuita?

Um e-shop gratuito é basicamente qualquer solução ou plataforma de e-commerce que oferece aos seus usuários a criação e gerenciamento de sua própria loja online de forma gratuita e sem taxas.

As lojas virtuais gratuitas são fundamentalmente diferentes das pagas, com opções limitadas para editar o site e funções limitadas para gerenciar a loja.

As lojas virtuais gratuitas geralmente estão disponíveis apenas por um determinado período de tempo (por exemplo, por 30 dias) – após esse período, você terá que mudar para uma versão paga ou a loja virtual será simplesmente cancelada.

Quais são as vantagens de uma loja virtual gratuita?

1. Preço baixo (ou grátis)

As soluções de e-shop geralmente são caras, especialmente no início, quando você está começando seu negócio e precisa lidar com várias taxas.

Nesse caso, uma loja virtual gratuita pode soar como uma oferta atraente.

Além disso, as versões gratuitas geralmente também cobrem os custos de hospedagem, manutenção de domínio ou outros assuntos técnicos – o que no final só pode significar uma economia extra para você.

2. Plataforma preparada

As lojas virtuais gratuitas geralmente são construídas sobre a chamada “solução de caixa” – o provedor de lojas virtuais gratuitas simplesmente fornece tudo o que sua loja online precisa para seu lançamento.

Isso inclui uma série de coisas, como:

  • Hospedagem segura – em vez de pesquisar e escolher uma hospedagem para o seu site (e pagar por ela), um provedor de e-shop gratuito cuida disso para você.
  • CMS preparado – a maioria dos provedores de e-commerce tem seu próprio sistema editorial, no qual você já pode criar produtos e gerenciar seu site de acordo com suas próprias ideias – tudo sem nenhuma instalação de sua parte.
  • Domínio – embora você provavelmente receba apenas 3 na e-shop gratuita. domínio gerado por nível, você ainda economizará tempo (e principalmente o preço)
  • Interface de usuário agradável – como provedores de e-shop gratuitos tentam atrair o maior número possível de pessoas para sua plataforma, eles fornecem seu sistema (principalmente) em uma interface simples que até um iniciante completo pode entender.
💡 Tip: Choosing the right hosting is crucial for a fast website ⏱ . I recommend betting on verified quality ➡️ Bluehost, SiteGround or GoDaddy.

Quais são as desvantagens de uma loja virtual gratuita?

1. Funções limitadas

As eshops gratuitas geralmente têm opções muito limitadas para editar ou gerenciar páginas da web.

A tendência mais comum com essas lojas online gratuitas é um número limitado de produtos que você pode adicionar à loja virtual, um número selecionado de modelos gratuitos ou um pequeno número de opções de pagamento, envio, moeda etc.

Outra notícia bastante desagradável pode ser a limitação da escolha de domínio e hospedagem – embora você os tenha gratuitamente, eles geralmente são muito desagradáveis para o usuário (por exemplo, carregamento lento de páginas da web ou subdomínios gerados do tipo ” 15423.eshop.platforma.sk “).

2. Suporte ao cliente inexistente

Se você decidir criar uma loja virtual gratuitamente, estará por conta própria – o fornecedor de tais soluções de comércio eletrônico gratuitas não o ajudará ou aconselhará sobre qualquer problema que você possa encontrar ao configurar uma loja eletrônica.

Por outro lado, no entanto, é necessário salientar que a maioria dessas grandes plataformas de internet fornece aos seus usuários páginas da web com instruções, explicações ou as perguntas mais frequentes que as pessoas fazem ao criar uma loja virtual.

3. Tempo limitado da loja virtual

Talvez uma das maiores desvantagens do e-shop gratuito seja sua duração limitada – geralmente você pode configurar um e-shop por apenas algumas semanas ou meses e, após esse período, terá que mudar para a versão paga do e-shop -comprar ou configurar uma nova loja online (já que a última será bloqueada ou simplesmente removida).

A quem se destina a loja online gratuita?

As lojas virtuais gratuitas são adequadas para um grupo muito específico de pessoas – se você leva a sério a venda de produtos ou serviços pela Internet, provavelmente será mais vantajoso mudar para a versão paga de um dos provedores ou definir você mesmo uma e-shop.

Por outro lado, uma loja virtual gratuita pode ser uma solução interessante para você em casos como:

a) Você é um iniciante completo

Se você nunca trabalhou com sites antes, ou tem apenas uma experiência mínima com o gerenciamento de uma loja virtual, uma loja online gratuita pode ser a coisa certa para você.

Nas eshops gratuitas, você pode experimentar tudo o que precisa saber sobre como criar e gerenciar produtos – desde a configuração do próprio site, passando pela edição da aparência, até a adição de produtos e a configuração de pagamentos, envio etc.

As lojas virtuais gratuitas também são adequadas para pessoas que simplesmente não conseguem decidir qual solução de e-commerce escolher para sua loja – nesse caso, você pode simplesmente experimentar as lojas virtuais em diferentes plataformas e descobrir qual provedor seria melhor para você (no caso decidir mudar para a versão paga).

b) Você não planeja investir na loja virtual

Se você deseja montar uma e-shop e vender produtos apenas em seu tempo livre como hobby, ou se não planeja vender a granel, uma e-shop gratuita pode ser o ” maluco certo ” para você.

Se você deseja vender apenas alguns produtos aos clientes e não tem muita ambição, pode configurar facilmente sua loja virtual gratuitamente em alguns segundos e se divertir.

O que pode (e não pode) a eshop grátis lhe oferecer?

As eshops gratuitas geralmente são construídas para que estejam ” prontas para usar “, por assim dizer – você terá hospedagem , um domínio, uma plataforma na qual você pode trabalhar e um sistema pronto para gerenciar a loja.

Por outro lado, certifique-se de esperar várias restrições, como:

  • Otimização limitada de mecanismos de pesquisa (SEO) – lojas online gratuitas geralmente oferecem funções básicas de SEO (como adicionar tags de título, meta descrições, otimização de imagens etc.), mas definitivamente não contam com funções complexas, como comandos de redirecionamento, dados estruturados ou gerenciamento hiperlinks em massa.
  • Otimização de produtos – embora a adição de produtos e suas configurações básicas estejam disponíveis para você, definitivamente não conte com funções mais avançadas que geralmente são comuns em lojas virtuais sérias (como avaliações, links para produtos relacionados, comparações de preços, etc.) .).
  • Idiomas e moedas – as eshops gratuitas poderão fornecer um certo número de idiomas (ou apenas 1 mutação de idioma), mas se você quiser vender para um número maior de países, precisará mudar para a versão paga.

Quais eshops são gratuitas?

Webnode

A Webnode oferece aos seus usuários uma versão gratuita de sua plataforma – o registro leva literalmente apenas alguns minutos e, depois disso, você pode começar a criar sua loja virtual.

Embora seja uma versão limitada da e-shop, você ainda obtém vários modelos dos quais pode escolher (e posteriormente editar), um domínio “personalizado” e um número ilimitado de páginas onde você pode adicionar produtos ou gerenciar seu conteúdo.

A grande vantagem desta solução de e-commerce é o seu editor web – você pode editar os templates e elementos das páginas ao seu gosto.

💡 Dica: Se você quiser saber mais sobre essa plataforma de e-shop e suas funções, não deixe de ler meu artigo intitulado Review: Vale a pena usar Webnode para criar um site?

Loja

Shoptet é outra plataforma popular (especialmente na Eslováquia e na República Tcheca) que também oferece uma versão gratuita da loja online.

Semelhante à plataforma Webnode, Shoptet também pode ser registrado muito rapidamente – basta preencher alguns dados necessários durante o registro e você tem sua própria loja virtual à sua disposição.

A vantagem desta solução de comércio eletrônico é sua ampla gama de modelos, que você também pode modificar ao seu gosto.

Embora você só tenha uma loja online gratuita por 30 dias, você pode pelo menos se familiarizar com todas as funções que o Shoptet pode oferecer.

💡 Dica: Se você estiver interessado em todas as funções, modelos ou gerenciamento de produtos no Shoptet, talvez esteja interessado no artigo ou review: Shoptet – é realmente a unidade do mercado? Você também encontrará um ebook útil aqui.

Webareal

webreal
Webareal

Webareal é uma plataforma de e-shop tcheca adequada tanto para iniciantes quanto para empreendedores avançados.

Uma das vantagens deste provedor de e-shop é seu grande número de tutoriais em Webareal Akademy , graças aos quais você pode se familiarizar rapidamente com todas as funções e configurações desta plataforma.

O Webareal pode oferecer sua versão gratuita por 15 dias – após esse período, você terá que mudar para a versão paga, que, no entanto, começa em apenas € 7,25 por mês para o pacote básico.

💡 Dica: Você pode ler uma visão geral das funções básicas para produtos, envios ou pedidos nesta plataforma no artigo: Crie uma e-shop profissional via Webareal (Review) .

Eshop-rápido

eshop-rápido

Como o próprio nome deste provedor indica – a criação de uma loja virtual no Eshop-quick realmente leva apenas alguns minutos.

Embora esta plataforma não ofereça um e-shop totalmente gratuito (é apenas uma versão de teste por 15 dias), você ainda obtém um grande número de funções interessantes após o registro, que você pode experimentar, como:

  • Quantidade ilimitada de produtos
  • Escolha entre dezenas de modelos
  • Espaço para hospedagem
  • Opção de domínio personalizado
  • … e muitos mais

💡 Dica: Você pode ler sobre a rapidez com que pode configurar uma loja virtual nesta plataforma e quais funções ela pode fornecer nas avaliações: Início rápido de um negócio com Eshop-rychlo .

Além das populares soluções de e-commerce mencionadas acima, que oferecem e-shops gratuitamente, você também pode se interessar por plataformas como:

  • SimpleShop – uma plataforma muito interessante onde você não precisa pagar nada para criar e gerenciar uma loja virtual – a única coisa que você pagará é a comissão de vendas (5%).
  • Wexbo – semelhante às plataformas mencionadas acima, este provedor também oferece aos novos visitantes uma versão de avaliação gratuita de 15 dias.
  • MioWeb – com este provedor de e-shop, você obtém uma versão gratuita de 14 dias da e-shop, graças à qual você pode experimentar todas as funções e configurações.

💡 Dica: Se você ainda não consegue decidir qual provedor de e-shop com versão gratuita (ou paga) seria o certo para você, não deixe de olhar e ler minha lista de e-shops para alugar .

Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍
WordPress Návod v PDF

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here