Você conhece uma situação em que você já tem um site, você diria que tem uma visão geral de vários gadgets, se tornou amigo de módulos e está constantemente adicionando novas e novas funcionalidades ao seu site? Mas isso não é um pouco demais? Você não está perdido em tudo isso? Você pode dizer com a consciência tranquila que usa todos os módulos ativados?
A razão pela qual decidi escrever este artigo foi iniciada pelas estatísticas, que falavam sobre um recorde no número de módulos instalados. O número deles era um incrível 637 em uma página. O proprietário deste site disse que seu site funciona estranhamente bem.
Então comecei a pesquisar no Google informações sobre quantos módulos em uma página são muitos. Se existe algum número recomendado, quantos devem existir na página e o que isso pode causar na página.
A partir de minha pesquisa, ficou claro que esse tema já havia sido discutido várias vezes. E até li sobre uma certa dependência de instalar cada vez mais módulos. É compreensível. O WordPress oferece até cerca de 40.000 módulos gratuitos que você pode baixar. E com esse número, há realmente algo para escolher.
O próprio WordPress como um sistema CMS funciona bem. No entanto, se você quiser adicionar mais recursos ao seu site, ele não funcionará sem módulos. A escolha dos módulos certos e necessários pode não ser tão clara. Felizmente, graças a um exército de voluntários e desenvolvedores, você pode aproveitar ao máximo módulos são gratuitos. No entanto, muitas vezes o fato de haver muitas opções para escolher causa problemas.
Obsah
Por que os módulos foram realmente criados?
Os módulos foram criados principalmente por uma razão clara. Dê aos usuários do WordPress mais controle sobre a aparência e o funcionamento do site, tudo sem precisar entender o código.
É simples. Instalação rápida, ativação posterior e tudo isso mais – menos sem muita habilidade técnica. Mas como tudo, alguns módulos não dispensam erros.
O número de módulos está relacionado ao fato da página não estar funcionando corretamente?
A resposta é sim ou não. O Google não me deu respostas claras. Uma coisa é certa, muitos módulos podem fazer com que a página carregue muito tempo, ou algumas postagens ou fotos podem não carregar. O único número específico foi pronunciado por Dan Morris. Cofundador do serviço WordPress Curve que diz que o número ideal de módulos é 20. Ele enfatizou que menos é simplesmente mais neste caso. Ao mesmo tempo, acrescentou que não há regras rígidas que devem ser seguidas em relação ao número de módulos.
Mas o problema é que muitos módulos no site podem causar problemas. Que?
Problema nº 1: falha de página.
Ninguém é perfeito. Mesmo os melhores módulos criados por desenvolvedores respeitáveis podem conter bugs. A comunidade WordPress é de código aberto por natureza. O que quero dizer com isso? Um grande número de voluntários está envolvido na criação dos módulos. Ao mesmo tempo, pode simplesmente acontecer que algo seja codificado aqui e ali, mas sai. Evitar os módulos ajuda a evitar módulos mal escritos. Dependendo da classificação e do número de downloads do módulo, você pode descobrir facilmente como está sua qualidade.
Problema 2: velocidade e desempenho da página
Muitas pessoas estão preocupadas com o carregamento e a velocidade da página. Claro que, em relação aos módulos, quanto mais módulos tivermos instalados e funcionais, maior será a suposição de que a página ficará mais lenta. Isso se deve à complexidade de todo o processo. O problema é simplificado na medida em que cada módulo pode (não precisa, depende disso do tipo de módulo) adicione o código que é processado toda vez que você visita qualquer página. O tempo de processamento depende do que o módulo faz e de quão bem ele está programado.
Problema 3: segurança do site
Muito já foi descrito sobre segurança e diversas dicas de segurança para o site. Isso também ocorre porque a possibilidade de hackers chegarem ao seu site é mais do que real. Se você não tiver um site suficientemente seguro e os hackers o atacarem, poderá perder todos os dados importantes e menos importantes da noite para o dia. Reparar o dano custará muito esforço e tempo.
Problema nº 4: Confiabilidade dos módulos
Problemas de confiabilidade são mais frequentemente causados por baixa qualidade de código. Isso está ainda associado a baixos níveis de suporte, atualizações lentas e desempenho geral do módulo.
Tudo isso pode (potencialmente) ser evitado. Como?
Os problemas associados à instalação desses módulos podem parecer intermináveis. Mas não seja negativo imediatamente. Basta um pouco de planejamento e algumas dicas úteis verificadas por especialistas.
- Verifique se há funcionalidade duplicada
Se você está pensando em instalar um novo módulo, antes de ser tentado novamente pelos caminhos do botão “download”, certifique-se de que os módulos já instalados não tenham os recursos que você precisa. Esta verificação evita a instalação de módulos duplicados. - Desacelerando
Muitos módulos geralmente estão associados a lentidão da página. Quando você tem menos, você reduz a carga geral do servidor e seu site será executado mais rapidamente. - Teste de performance
A solução simples é testar a velocidade de carregamento da página antes e depois de instalar o módulo de sua escolha. Por exemplo, você pode experimentar o Google PageSpeed Insight ou o módulo P3 , que gera um relatório de desempenho do seu site. - Teste do módulo
Teste os novos módulos em uma página não ativa. Por exemplo, crie uma página separada que será usada para tais “tentativas”. Isso evitará o risco de algo dar errado com seu site e você perder dados ou bagunçar toda a página. - Proteção
O núcleo do WordPress é seguro, mas um módulo ruim é suficiente e os hackers podem acessar seus dados com muita facilidade. Mesmo um módulo funcionando corretamente pode ter falhas de segurança.
Que tal? Faça backup de tudo corretamente, atualize e use o módulo de segurança.
Se você não consegue resistir a baixar novos módulos, resumi algumas dicas para ajudá-lo a decidir se você realmente precisa do módulo ou não.
Tudo depende da qualidade, não da quantidade. É importante ter em mente que não apenas uma grande quantidade módulos é a causa do problema. A causa geralmente está no código errado. Ao procurar por módulos, concentre-se especialmente naqueles desenvolvidos por autores respeitados da comunidade WordPress. Procure módulos com classificações altas. Além disso, não se esqueça de remover regularmente os módulos que você não usa mais. Além disso, concentre-se nas informações sobre atualizações e estatísticas de download. O módulo confiável e confiável será atualizado regularmente.
Acredito que meu conselho o ajudará e você fará um inventário adequado dos módulos.
Compartilhe conosco nos comentários quantos módulos você tem em seu site. Você também é daqueles que não tem essa visão geral neles? Ou muito pelo contrário, você sabe exatamente quais módulos você usa?
Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍