Otimização de SEO para WordPress – O guia definitivo

Quer melhorar o SEO do WordPress? Guia completo sobre como configurar uma página de maneira otimizada para obter melhores classificações de pesquisa. Melhores plugins de SEO para WordPress, Yoast.

Otimização de SEO para WordPress - Tutorial

Se você deseja que seu site chame a atenção de seus clientes em potencial, ele deve aparecer nas primeiras posições nos mecanismos de pesquisa. Portanto, a otimização de SEO do WordPress é um dos pontos importantes que você deve prestar atenção ao criá-lo.

O que exatamente é SEO?

SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization. Um bom SEO garantirá que o mecanismo de pesquisa exiba sua página nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa, o que aumentará o tráfego do site.

Como otimizar SEO no WordPress

Muitos modelos do WordPress dizem que são “amigáveis para SEO”. Embora este seja o caso, essa otimização não é um caso único. É um processo contínuo. Passaremos pelos pontos individuais aos quais você precisa prestar atenção neste processo.

Escolha um nome de domínio adequado

Um nome de domínio bem escolhido é importante para um SEO de qualidade. Deve capturar o que o site faz. Também deve ser fácil de lembrar, conciso e diferente dos outros.

Escolha o meta título e a meta descrição corretos

O meta título e a meta descrição devem incluir palavras-chave apropriadas. Além disso, eles fornecem aos visitantes da Internet informações básicas sobre o que eles encontrarão em seu site. Isso deve ser algo para convencê-los a visitar seu site. As meta descrições não devem ser muito longas – é recomendado um máximo de 150 a 155 caracteres. A legenda deve ter aproximadamente 50 caracteres.

Use títulos concisos e exclusivos

Use sua imaginação. Escreva títulos concisos e únicos que chamem a atenção . Eles também devem conter palavras-chave, mas não forçar, caso contrário, parecerão artificiais.

Escreva posts interessantes

O leitor não voltará a posts chatos. E provavelmente nem voltará à página onde os leu. Seja criativo. Escolha temas interessantes. Seu processamento deve ser único. Não copie em hipótese alguma. Se um visitante da Internet encontrar um texto em seu site que já foi lido em algum lugar, você não ficará interessado. Isso não é verdade apenas para revistas e blogs. É igualmente importante para e-shops e empresários.

Escolha uma hospedagem de qualidade

A otimização SEO de sites WordPress também é influenciada pela escolha da hospedagem . A hospedagem na web deve garantir 99,99% de disponibilidade. Além disso, deve ser rápido para não retardar o carregamento do seu site e fornecer suporte técnico e ao cliente.

💡 Tip: Choosing the right hosting is crucial for a fast website ⏱ . I recommend betting on verified quality ➡️ Bluehost or SiteGround.

Verifique suas configurações de visibilidade do mecanismo de pesquisa

Você pode já ter seguido todos os itens acima, mas a página ainda não está visível no mecanismo de pesquisa . Então, vamos dar uma olhada nos próprios modelos do WordPress. No menu de administração da página do WordPress, você encontrará a opção de ocultar a página dos mecanismos de pesquisa.

Essa opção existe para que o usuário tenha tempo suficiente para criar e editar a página. Se você já criou uma página, pode ter ativado essa opção acidentalmente ao editá-la. Então você precisa tornar a página “visível”.

Vá para o menu Administração em Configurações> Leitura e vá para “Visibilidade do mecanismo de pesquisa”. Verifique se você não tem a opção “Desativar indexação do mecanismo de pesquisa da sua página” definida. Este campo não deve ser verificado. Lembre-se de salvar as configurações alteradas.

WordPress como ativar a indexação
Como ativar a indexação

Defina o URL

É importante para a otimização de SEO exibir a URL de forma amigável. Por padrão, o WP usa URLs difíceis como /?P = 123, o que é ruim. Você pode alterar as configurações de URL no menu de administração do modelo.

Vá para a seção Permalinks e altere a configuração para: “Título do post”. Isso exibirá o título da postagem na URL, o que revelará algo sobre seu conteúdo para o visitante da Internet.

Configurações de links permanentes do WordPress
Como configurar links persistentes (estrutura url-dot)

Use o plug-in SEO do WordPress

O melhor plugin para SEO do WordPress é, na minha opinião, o plugin gratuito Yoast . Com a ajuda dele, você fará os ajustes mais importantes para uma melhor visibilidade nos mecanismos de busca. Ele pode ser usado para definir a indexação de páginas, gerenciar meta títulos e meta descrições, conteúdo para redes sociais, categorias, tags e otimização de postagens individuais. O segundo plugin mais utilizado é o All in One SEO Pack .

yoast-seo

Criar e carregar um mapa do site

Os motores de busca transmitem os chamados aranhas ou bots que rastreiam a web. Estes são vários bits de código de computador. Os bots procuram novos conteúdos, examinam-nos, recolhem e processam os dados recolhidos. Não basta ter palavras-chave suficientes em seu site para segmentá-las também. Precisa ser indexado. Os bots prestam atenção ao código, conteúdo, qualidade das referências e muito mais.

Você pode indexar carregando um mapa do site. Um mapa do site aumenta a probabilidade de encontrar seu site em um mecanismo de pesquisa. Você pode criá-lo no plugin Yoast, All in One SEO Pack ou XML Sitemaps. Adicione o mapa do site criado ao Google Search Console.

Mapa do site WordPress Yoast
Como gerar um mapa do site

Conecte o site ao Google Analytics

Se você quer melhorar algo, precisa ser capaz de avaliar a situação atual e o impacto das mudanças. Portanto, conecte seu site WP ao Google Analytics por meio do Google Tag Manager (GTM).

Dica: se você não sabe como incorporar o GTM em um site WordPress, confira este tutorial .

Adicionar um estande ao Google Search Console

O Google Search Console (anteriormente Google Webmaster Tools) é uma ferramenta para gerenciar e analisar a web na pesquisa. Esta ferramenta irá ajudá-lo a entender o que funciona e o que não funciona. Ele analisa os visitantes do site, resolve problemas de indexação e ajuda a identificar as deficiências do site. Pode aumentar o tráfego para seu site.

Adicione o mapa do site que você criou no plug-in Yoast ao Google Search Console. No menu, encontre a opção Adicionar / testar arquivo de mapa do site e envie. Após algumas horas, você deverá ter as primeiras estatísticas de tráfego do seu site.

Mapa do site das ferramentas do Google para webmasters
Como adicionar um mapa do site ao console de pesquisa do Google

Preencha as informações da página

Preencha as informações sobre seu site no plugin Yoast (usado para o chamado Knowledge Graph) . Certifique-se de adicionar o nome da organização ou blog. Como tudo o que o Yoast tem a oferecer, esta etapa ajuda os mecanismos de pesquisa a obter as informações de que precisam sobre o seu site.

Gráfico de Conhecimento Yoast Seo
Como preencher as informações da página (Knowledge Graph) no Yoast

Configurações do Robots.txt

O WordPress cria automaticamente um arquivo Robots.txt. Este arquivo instrui os bots a indexar a página. Você também pode editar este arquivo no plugin Yoast.

Otimize a velocidade da página

Outro passo importante na otimização de SEO do WordPress é a otimização da velocidade da página. Os motores de busca prejudicam sites lentos. Portanto, você deve prestar muita atenção à velocidade do seu site. Uma das principais ferramentas para aumentar a velocidade são os plugins WP Rocket , WP Super cache e W3 total cache .

Você pode ler mais sobre cada ferramenta de aceleração de página no meu Guia da Web Como acelerar um WordPress .

Proteja seu certificado SSL

SSL

Um certificado SSL (Secure Socket Layer) garante a comunicação segura com os visitantes do site. Além disso, o Google avaliará seu site como seguro e você receberá mais visitantes (= melhor SEO do WordPress). Há também um certificado SSL gratuito Let’s Encrypt , portanto, certifique-se de usar pelo menos um.

Adicionar uma página de blog

Se você é vendedor, empresário ou prestador de serviços diversos, não foque apenas na promoção direta de bens e serviços. O tráfego para o seu site ajudará a criar um blog bem direcionado. Escreva sobre temas relacionados ao assunto do seu negócio. Um blog focado no cultivo de tipos individuais de flores ornamentais, decorações de casamento e similares é adequado para floristas.

Se você administra uma loja de móveis, pode escrever sobre novos produtos ou tendências em design de interiores. Lembre-se que a base de um bom blog é, além de textos de qualidade, também fotos de qualidade. Você pode colocar links para páginas de produtos diretamente em postagens de blog individuais. Isso ajudará seu SEO no WordPress.

Otimização de postagens do blog

A otimização de SEO é um processo contínuo. O Yoast permite que você adicione um título, meta descrição e palavras-chave a cada postagem. Você também pode ver o que aparece no mecanismo de pesquisa diretamente no plug-in quando alguém pesquisa sua postagem. Siga esta etapa no processo de postagem. Role para baixo e configure a otimização.

Visualização do snippet Yoast SEO
Yoast – Como definir meta rótulos e palavras-chave

Cuidado com comentários de SPAM

Além das próprias postagens, os comentários das postagens também podem ser otimizados. Visitantes satisfeitos irão garantir o tráfego para o site. Certifique-se de que os comentários em seu site não sejam SPAM. O SPAM nos comentários geralmente contém links inadequados e pode prejudicar o tráfego do site, mesmo movendo-se para posições piores no mecanismo de pesquisa.

O plugin Akismet protege você efetivamente contra SPAM , que avalia os comentários e os filtra. O Akismet está instalado em todos os templates do WordPress. Você deve ativá-lo para usá-lo. Para fazer isso, encontre a categoria de plugins no menu de modelos, procure por Akismet e marque a caixa “ativar”.

Palavras-chave em resposta a comentários

Use palavras-chave em suas respostas de comentários. Você não precisa usá-los apenas em postagens. Incorpore-os para que se encaixe na resposta. Isso pode parecer um pouco, mas também ajudará a otimizar seu site.

Usar categorias e tags

Categorias e tags ajudam os visitantes a navegar no site e encontrar o que estão procurando. Além disso, eles desempenham um papel importante na pesquisa. Graças a eles, os mecanismos de pesquisa entenderão a estrutura e o conteúdo do site. Para poder usar nomes de categorias e tags corretamente, você precisa entender a diferença entre eles:

As categorias são os principais tópicos do blog. As categorias podem ter suas próprias subcategorias. As tags também facilitam a navegação na página, mas são mais específicas. As tags não podem ter suas próprias subcategorias, mas pode haver várias tags em uma única postagem. Escreva tags que descrevam o tópico da postagem.

Use um modelo responsivo

Numa altura em que o número de visitantes da Internet que se ligaram a partir de dispositivos móveis continua a crescer, a capacidade de resposta do site é uma necessidade. Se o visitante do seu site não vir todo o seu conteúdo, ele sairá. Além disso, o Google considera a capacidade de resposta do site nas buscas . Portanto, seu site precisa ser otimizado para todos os dispositivos. Existem muitos modelos para este recurso.

Para mais informações, veja meu tutorial sobre como escolher um template WordPress .

Teste de responsividade do site
Teste de responsividade do site

Inserir links internos

Um ponto importante da otimização de SEO do WordPress é vincular suas próprias postagens e partes do site. Não me refiro apenas a um link entre o artigo sobre cremes rejuvenescedores e produtos relacionados;). Você também precisa vincular a artigos sobre tópicos relacionados.

Ao vincular internamente, você suportará suas próprias subpáginas e o visitante permanecerá em seu site por um pouco mais de tempo. Também ajudará na pesquisa. O Google avalia o conteúdo que um visitante fica em apenas alguns segundos como inútil.

Links para sites externos

Como mencionei, vincular postagens ajuda na otimização de SEO. Backlinks que apontam de outros sites para o seu também são uma medida valiosa do sucesso de um site. Artigos de relações públicas e posts publicados em outros sites são uma ferramenta muito boa para garantir esse tráfego.

No entanto, tenha cuidado se quiser adicionar um link para uma página externa à sua postagem. Não vincule seu site a um site com menos tráfego. Procure links para sites que estão em uma posição melhor do que você nos mecanismos de pesquisa. Isso ajudará a melhorar sua posição.

Otimize imagens para SEO

Tudo relacionado ao seu site WordPress está relacionado ao SEO. E as fotos não são exceção. Em primeiro lugar, certifique-se de que suas imagens sejam otimizadas para a web. Essa otimização de tamanho é fornecida pelos plugins Compactar imagens JPEG e PNG , EWWW Image Optimizer ou WP Smush.it . Isso otimizará o tamanho das imagens carregadas, bem como aquelas que você já colocou em seu site.

A segunda coisa importante é o nome da imagem e o texto alternativo . Certifique-se de ter o nome da imagem preenchido. Use mais de uma palavra para nomear. O texto alternativo (abreviação de Alt text) aparecerá se a imagem não for exibida.

Graças ao título da imagem e ao texto alternativo, os motores de busca saberão do que se trata a imagem. Não se esqueça de preencher o título, legenda e descrição da imagem. Quanto mais informações você fornecer aqui, mais fácil será encontrá-lo.

💡 Do you want a faster ⏱ website? Website speed is important for both visitors and SEO. I got the best results thanks to the WP Rocket plugin, which I highly recommend.

Use redes sociais

Crie uma conta de rede social para o seu site. Mesmo que seu site seja discutido nas redes sociais, ele trará benefícios novamente. Os mecanismos de pesquisa registrarão essa atividade. Ao mesmo tempo, você ganha acesso a outras pessoas que de outra forma não saberiam sobre você. Para o efeito, crie uma conta no Facebook, Linkedin, YouTube, Pinterest ou mesmo Google+.

Compartilhe o link nas redes sociais

As redes sociais não precisam ser apenas uma apresentação direta do seu site. Você também pode compartilhar um link para seu site, notícias interessantes ou postagens por meio deles. Além de algumas pessoas visitarem seu site, o Google e seus bots perceberão.

Configurações de pós-exibição

O WordPress exibe e vincula postagens de subpáginas individuais do site, categorias, autores e similares. No entanto, ele exibe postagens inteiras no processo. Isso diminui a velocidade da página, mas os mecanismos de pesquisa também podem perceber isso. Nesse caso, eles o avaliarão como conteúdo copiado e isso afetará seu SEO.

Também não é bom para o tráfego do seu site. Por exemplo: seu assinante do feed RSS pode ler o artigo inteiro agora em vez da visualização. Isso reduzirá o tráfego do site porque ele pode não ter se conectado para ler a postagem.

Defina para visualizar postagens em vez de visualizar postagens completas. No menu de administração do modelo, vá para Configurações -> Ler e selecione “Resumos”.

Descrevi as instruções exatas no artigo sobre como acelerar o site .

Disponibilidade do site

Por último, mas não menos importante, é gradual para evitar o tempo de inatividade do site. O Google classifica negativamente sites que geralmente estão indisponíveis ou inativos. Portanto, é importante escolher a hospedagem certa que garanta 99,9% de disponibilidade .

💡 Tip: Choosing the right hosting is crucial for a fast website ⏱ . I recommend betting on verified quality ➡️ Bluehost or SiteGround.

Otimização de SEO para WordPress – Resumo

Considero as dicas acima mencionadas como a base para o SEO do WordPress. Considero mais importante instalar o plugin Yoast e configurá-lo corretamente.

Rate this post
WordPress Návod v PDF

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here