O WordPress é um belo exemplo de como a simples ideia de criar um software de blog para fins particulares se tornou o sistema CMS mais utilizado para publicação de conteúdo na Internet. Isso sem falar no sucesso comercial que a Automattic alcançou principalmente com ele. Ao mesmo tempo, não havia projeto megalomaníaco ou concessão de conto de fadas, mas uma plataforma aberta na qual um grupo de pessoas com um número cada vez maior de desenvolvedores e usuários começou a trabalhar ativamente.
Se as inovações no mundo da tecnologia dependessem puramente de cálculos, se os lucros futuros excederiam ou pelo menos compensariam os custos da mudança, o desenvolvimento de software usado por grandes empresas e pequenos usuários estagnaria consideravelmente. A relutância em investir tempo e dinheiro na atualização de produtos usados muitas vezes deixa as novas tecnologias despercebidas.
Não se trata apenas de atualizar, mas principalmente de migrar um sistema existente para uma nova plataforma, apesar dos benefícios significativos esperados. Como exemplo, podemos pegar usuários de servidores Microsoft Exchange, onde o custo de atualização do software atual para a versão mais recente excederá significativamente a transição para a nuvem , mas ainda assim o processo de migração para o novo serviço ainda é bastante lento .
Para alguns indivíduos ou empresas, a transição de software fornecido por algum “monopólio” (no sentido já fornecido por uma pessoa para código aberto – é impensável. No entanto, é de código aberto que ultrapassa os limites do desenvolvimento e implementa tecnologias modernas. Aqui podemos ver como a falta de interesse em novas soluções rouba os próprios usuários de conveniências não triviais.
Por que a empresa não deve se esquivar de soluções e melhorias inovadoras:
- A mudança na tecnologia utilizada não significa necessariamente uma reestruturação da empresa em todas as esferas; por exemplo, o custo de treinamento e pagamento de um técnico de rede definitivamente não era desnecessário, porque você certamente usará seus serviços ao gerenciar um novo sistema.
- O que você começou há dez anos está definitivamente desatualizado hoje em dia; nem as mesmas regras se aplicam à Internet nem as mesmas tecnologias são usadas. Analistas e desenvolvedores jovens e novos orientados para a tecnologia precisam ter espaço.
- Claro, é sempre necessário correr um certo risco e, infelizmente, alguém tem que cuidar disso, mas ao calcular as vantagens e desvantagens, muitas vezes você descobrirá que os benefícios serão muito maiores do que os riscos potenciais. É principalmente um investimento no futuro que você terá que fazer de uma forma ou de outra, e é bom fazê-lo quando tiver pelo menos um mínimo de fundos à sua disposição. Atrasar muito pode torná-lo obsoleto e arruinar seu negócio.
- Gratuito não significa ruim e nada impede que você coloque suas ideias, experiências e patches ou bugs em um projeto (open source).
Monitoramos uma situação semelhante ao desenvolver sites. Muitas empresas, assim como freelancers, ainda trabalham com seus próprios frameworks ou sistemas de gerenciamento de conteúdo, que mantêm “secretos” e geralmente dedicam ao seu desenvolvimento apenas os recursos que trazem para eles. Por que não dar ao desenvolvimento de sua aplicação web ou site o espaço e poder que apenas uma grande base de desenvolvedores e usuários pode dar? Eles então trabalham com você para orientar o código para o mesmo propósito, para maior estabilidade, segurança, flexibilidade e usabilidade. Não é à toa que dizem “mais cabeças, mais razão” :). Essa mudança pode livrar você de práticas desatualizadas e permitir que você siga as tendências atuais.
Não tenha medo de fornecer aos seus clientes alternativas de código aberto para seus sistemas de gerenciamento de conteúdo ou aplicativos da Web bem estabelecidos, mas muitas vezes desatualizados. Especialmente se for realmente uma alternativa com a qual seria difícil competir com um sistema feito sob medida ou software comercial, e grandes quantias teriam que ser reinvestidas em desenvolvimento adicional. Uma fusão de blogs do Windows Live com o WordPress.com , que é construído na plataforma de código aberto WordPress, também pode ser um bom exemplo. Por um preço razoável, você pode fornecer aos clientes a migração para um sistema aberto e, em seguida, mais cooperação profissional como você sabe.
O WordPress pode fornecer aos seus clientes uma solução relativamente barata e flexível com uma abordagem moderna em termos de tecnologias usadas e ergonomia de uso. Cada vez mais pequenos sites estáticos, originalmente sem um sistema de gerenciamento de conteúdo, estão mudando para o WordPress porque percebem a facilidade de uso e o controle absoluto e claro sobre o conteúdo. O WordPress também está em demanda em portais da web de médio a grande porte, onde é necessária uma variedade de funcionalidades que podem ser facilmente modificadas ou adicionadas conforme necessário.
Os requisitos básicos dos clientes são muito semelhantes e o WordPress basicamente os fornecerá para você:
Quase todos os negócios, não apenas os negócios da Internet hoje, precisam de pelo menos uma apresentação básica na web.
Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍