Introdução aos filtros e ações

0

Desde 2004, quando o mundo leve do WordPress 1.2 foi visto, filtros e ações estão entre os pilares para o desenvolvimento de temas e módulos.

Hooks (um termo geral para esses dois grupos diferentes de funções PHP) permitem que você modifique ou estenda a funcionalidade do WordPress sem ter que interferir nos arquivos do kernel de forma alguma. Abaixo mostraremos que o filtro altera o valor do conteúdo e a ação pode adicionar outra à função chamada ao mesmo tempo. Graças a isso, temos uma ferramenta muito poderosa para criar um blog ou site exclusivo e, ao mesmo tempo, não precisamos nos preocupar com problemas de atualização para a versão mais recente do WP.

O filtro inicia o WordPress quando você altera o texto ou outros tipos de conteúdo antes de adicioná-lo ao banco de dados ou enviá-lo ao navegador. Seu módulo pode especificar que uma ou mais funções PHP alteram um determinado tipo de conteúdo em um determinado momento.


Um exemplo simples para entender qual é a base dos ganchos é a demonstração de uma função existente e suas modificações.

function get_excerpt($text, $length = 150) {

$excerpt = substr($text,$length);
return $excerpt;
}

 

Esta função contém dois parâmetros: uma string e o comprimento para o qual queremos encurtá-la. Você quer duzentos caracteres na listagem de postagem em vez dos 150 caracteres padrão? Sem problemas, alteramos o parâmetro ao usar a função. Em primeiro lugar, aplicamos um filtro para a função que ajusta o comprimento do relatório.

 

function get_excerpt($text, $length = 150) {

$length = apply_filters('excerpt_length', $length);

$excerpt = substr($text,$length);
return $excerpt;
}

 

O nome deste filtro é extract_lenght e nenhuma função está anexada a ele ainda, então a listagem permanece em 150 caracteres. Então temos que dizer ao sistema que queremos “ligar” o filtro extract_length e definir um novo valor. Vamos mudar isso com a seguinte entrada:

 

function get_excerpt($text, $length = 150) {

$length = apply_filters('excerpt_length');

$excerpt = substr($text,$length);
return $excerpt;
}

function modify_excerpt_length() {
return 200;
}

add_filter('excerpt_length', 'modify_excerpt_length');

 

Pronto, a regra para todas as declarações é que elas conterão 200 caracteres. Sem interferir na função original, aplicamos o filtro ao comprimento da listagem de declarações e a alteração será refletida em cada declaração exibida.

A ação aciona o WordPress em pontos específicos durante a execução do comando ou quando ocorre um evento específico. Seu módulo pode usar uma ação para especificar que uma ou mais funções PHP serão executadas nestes pontos.

Um exemplo de ação útil é inserir um link para um ícone de página no arquivo header.php em seu tema ativo. A função chamada theme_favicon contém código HTML com o endereço onde o arquivo favicon.ico está armazenado, escrevendo add_action (‘wp_head’, ‘theme_favicon’); informamos ao sistema que queremos anexar nossa função à função wp_head inserindo o código mencionado entre as tags< cabeça>< / tinha> .

 

function theme_favicon() { ?>

 <link rel="shortcut icon" href="<?php bloginfo('stylesheet_directory') ?>/images/favicon.ico"/>

<?php }

add_action('wp_head', 'theme_favicon');

 

A boa notícia é que o WordPress usa recursos em todos os lugares e as opções de edição são essencialmente ilimitadas, mas os desenvolvedores iniciantes podem ficar desanimados com o número (atualmente mais de 1500). Não é fácil encontrar tantos recursos, mas a documentação oficial do WordPress inclui filtros bem elaborados e relatórios de ação , e o banco de dados de ganchos de Adam R. Brown é um bom começo para estudar ganchos.

 

Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍
WordPress Návod v PDF

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here