As ferramentas de SEO são uma parte essencial de qualquer site e profissional de marketing on-line que deseja otimizar seu site para o Google da maneira mais rápida e eficiente possível.
Atualmente, existem centenas de ferramentas diferentes que se concentram em cada setor de SEO e oferecem dados exclusivos para ajudá-lo a avaliar melhor suas estratégias de marketing.
Com base nisso, selecionamos 40 ferramentas populares de SEO que facilitarão sua vida na hora de otimizar seu site – seja análise de palavras-chave, otimização de conteúdo ou até SEO on-page e técnico.
Obsah
As melhores ferramentas de SEO
Ubersuggest
O Ubersuggest é uma ferramenta simples de SEO para análise de palavras-chave , graças à qual você pode encontrar uma quantidade incrível de informações úteis em um só lugar.
A própria ferramenta oferece vários dados claros após inserir a palavra-chave principal:
- Visão geral de palavras-chave – volume de pesquisa, desempenho de SEO, desempenho competitivo em resultados de pesquisa pagos, bem como média de anúncios PPC por palavra-chave
- Novas sugestões de palavras-chave – sugestões, perguntas, palavras-chave de “cauda longa”, bem como várias combinações que podem ajudar você a encontrar outros tópicos para seu “nicho”
- Novas ideias de conteúdo – Gerando sites competitivos para ajudá-lo a trazer suas palavras-chave em sua pesquisa
Além disso, o Ubersuggest também mostra o tráfego aproximado de sites concorrentes, o número de backlinks que eles possuem, bem como o número de compartilhamentos nas redes sociais.
O Ubersuggest oferece uma versão gratuita, mas também paga de sua ferramenta – com a versão gratuita, o usuário pode usar 3 análises para palavras-chave específicas por dia.
Com a versão paga, claro, a ferramenta oferece dados muito mais complexos e específicos.
Ahrefs
Ahrefs é um robusto kit de ferramentas de SEO “tudo em um” que cobre quase tudo o que você precisa para analisar e otimizar seu site.
O Ahref, como tal, consiste em 5 ferramentas principais:
- Auditoria do Site – ferramenta desenvolvida para analisar o desempenho do seu site, sob a ótica do SEO on-page. O Site Audit oferece uma quantidade incrivelmente grande de dados úteis – velocidade e desempenho de carregamento da página, análise de tags HTML, detecção de páginas órfãs, redirecionadores e uma série de outras informações importantes.
- Site Explorer – com sua ajuda, você pode mergulhar no perfil de backlinks e tráfego orgânico de qualquer site ou página. A ferramenta fornece a seus usuários uma pesquisa de tráfego orgânico (ou quais palavras-chave seus concorrentes classificam), controle de backlinks (de onde o site obtém backlinks externos) e pesquisa de tráfego pago (ou quais campanhas de publicidade paga o site usa).
- Keywords Explorer – é uma das maiores ferramentas para pesquisar e analisar palavras-chave. A ferramenta fornece milhares de ideias de palavras-chave para dezenas de países e idiomas, juntamente com dados úteis, como volume de pesquisa, complexidade de palavras-chave, taxa de cliques de pesquisa de palavras-chave e muitos outros dados importantes.
- Content Explorer – esta ferramenta de SEO simplesmente o ajudará a descobrir e analisar o melhor e mais poderoso conteúdo do seu “nicho”. Graças à ferramenta Content Explorer, você pode descobrir o tráfego estimado para um determinado conteúdo, o número de backlinks e domínios vinculados a um determinado tópico ou conteúdo, o número de compartilhamentos nas redes sociais etc.
- Rank Tracker – com ele você pode monitorar de forma rápida e eficaz o desempenho do seu site no buscador Google e compará-lo com o desempenho da sua concorrência. A ferramenta monitora a classificação do seu conteúdo para dispositivos móveis e desktop, a posição do seu site para palavras-chave individuais e a forma em que você aparece nos resultados da pesquisa – tudo em tabelas e gráficos claros organizados em diferentes grupos e segmentos.
No entanto, além das ferramentas de SEO pagas acima, o Ahrefs também oferece um grande número de ferramentas gratuitas, como:
- Ahrefs Webmaster Tools – oferece acesso limitado ao Site Explorer e ao Site Audit, permitindo que você monitore o desempenho do seu site, análise de backlinks e análise de palavras-chave.
- Backlink Checker – uma ferramenta gratuita para analisar backlinks e domínios com métricas para a força e complexidade dos links.
- Verificador de “autoridade” do site – uma ferramenta simples para avaliar “autoridade”, resp. A “força” do seu domínio.
- Verificador de dificuldade de palavras-chave – Uma ferramenta para avaliar de forma rápida e eficiente o desempenho de pesquisa de uma palavra-chave no Google
- Verificador de classificação de palavras -chave – você pode usá-lo para descobrir facilmente em que posição seu site está para uma determinada palavra-chave.
Além das ferramentas de SEO gratuitas mencionadas acima, o Ahrefs também oferece muitas outras, como Gerador de palavras -chave , Verificador de SERP , Barra de ferramentas de SEO , Plugin WordPress , Verificador de sites , etc.
Mangols
Mangools é um conjunto de 5 ferramentas abrangentes de SEO que o ajudarão de forma rápida e eficiente com a análise de palavras-chave, sites e também com a análise da concorrência nos resultados da pesquisa.
A principal vantagem das ferramentas Mangools é sua apresentação visual e facilidade de uso – você não precisa ser um especialista em SEO para saber como usar cada ferramenta.
Cada ferramenta oferece recursos exclusivos:
- KWFinder – é uma das ferramentas mais populares da Mangools, que oferece análise de palavras-chave com métricas claras sobre volume de pesquisa, dificuldade, histórico de tendências de palavras-chave e muitos outros dados importantes.
- SERPChecker – uma ferramenta de análise de sites no Google que fornece tabelas claras de resultados de pesquisa individuais – o número de backlinks para cada site, a autoridade de domínios individuais junto com as métricas de desempenho ( DA , PA , CF , TF ), etc.
- SERPWatcher – A ferramenta foi desenvolvida para monitorar o desempenho do seu site nas buscas do Google. O SERPWatcher pode fornecer atualizações diárias sobre as posições do site para palavras-chave específicas, o índice de desempenho do seu site, visualizações individuais de sites do Google e monitoramento de resultados site a site.
- LinkMiner – é uma ferramenta projetada para verificar backlinks. Com ele, você poderá ” extrair ” informações importantes sobre a força dos backlinks da concorrência e do seu site, as posições atuais dos backlinks em páginas individuais, juntamente com métricas sobre a força de cada backlink externo – tudo sob o mesmo teto em tabelas claras e mesas.
- SiteProfiler – uma ferramenta para análise de SEO de qualquer site. Com ele, você pode obter informações úteis sobre a autoridade do domínio, juntamente com métricas do MOZ e Majestic, o número de compartilhamentos nas mídias sociais, análise de conteúdo popular e muitas outras ótimas informações.
💡 Dica: Além das ferramentas pagas de SEO, o Mangools também oferece diversas ferramentas úteis que são gratuitas:
- Extensão do navegador – uma extensão simples para o seu navegador que pode resumir todas as métricas importantes em um só lugar
- Simulador de SERP – ferramentas úteis e simples para simular os resultados de pesquisa do Google. Com ele, você pode testar diferentes versões de suas tags de título e meta descrições, juntamente com URLs e dados estruturados, e compará-los com os resultados atuais do Google para qualquer palavra-chave.
- Volatilidade SERP – uma ferramenta on-line direta que você pode verificar a qualquer momento para garantir que não haja nenhuma atualização importante no algoritmo do Google que afete significativamente os resultados de pesquisa do Google.
PODE SER
O MOZ é um dos softwares de SEO mais famosos usados por centenas de usuários em todo o mundo.
Esta ferramenta se concentra em diversos setores em SEO – desde a análise de tráfego do site, passando pela melhoria das posições do Google até a visibilidade nos resultados de pesquisa.
A MOZ oferece vários pacotes, cada um dos quais se concentra em diferentes setores da indústria de SEO:
- Moz Pro – Este é um pacote ” tudo em um ” de ferramentas de SEO que abrange todos os serviços necessários para análise e otimização – desde pesquisa e análise de palavras-chave, monitoramento da posição do seu site nos resultados de pesquisa, passando pela auditoria do seu site para busca de linkbuilding oportunidades.
- Moz Local – concentra-se principalmente em SEO local e gerenciamento de negócios locais no mecanismo de pesquisa do Google, mas também nas mídias sociais. Ele também oferece um sistema robusto para gerenciamento de avaliações no Google e Facebook, um relatório claro sobre visitantes, cliques, etc.
- ESTADO – Um serviço de monitoramento para verificar e analisar milhares de palavras-chave, sites concorrentes e páginas na Pesquisa Google.
Semrush
A Semrush está entre as gigantes na área de ferramentas de SEO, que atua desde 2008.
Como tal, a marca abrange dezenas de ferramentas úteis para profissionais de marketing que cobrem tudo o que você precisa para marketing online:
- Análise e otimização de SEO – desde a pesquisa e análise de palavras-chave, passando pelo SEO técnico e na página, até o monitoramento de todos os aspectos de SEO do seu site
- Marketing de conteúdo – pesquisa de novos tópicos, estratégia de conteúdo e gerenciamento de novos conteúdos – tudo sob o mesmo teto
- Publicidade PPC – Novas sugestões para publicidade PPC, bem como melhorias nas campanhas pagas existentes para o Google.
- Monitoramento da concorrência – o SEMrush oferece várias maneiras de rastrear sua concorrência e seus sites – seja SEO, backlinks externos, estratégias de conteúdo ou publicidade paga.
Screamingfrog
Screamingfrog é uma agência de marketing britânica que desenvolveu uma das ferramentas mais populares na área técnica de SEO – Screaming Frog SEO Spider .
É uma ferramenta que o ajudará a auditar e analisar o SEO técnico de suas páginas.
O Screamingfrog oferece uma versão gratuita (baixe e verifique até 500 URLs), bem como uma versão paga de sua ferramenta.
A ferramenta SEO Spider pode efetivamente visitar seu site como um bot de rastreamento e extrair grandes quantidades de dados importantes para você, como:
- Linhas quebradas
- Verifique o redirecionamento no site
- Análise de Title Tags e Metadescrições no site
- Pesquisar conteúdo duplicado
- Verifique os comandos dos bots do Google
- Geração de Sitemap XML
- Verificando e renderizando elementos JavaScript
- E muitos outros aspectos de SEO
Além desta ferramenta, Screamingfrog também oferece Log File Analyzer – uma ferramenta útil para verificar a identidade de bots no site, seu comportamento e atividade em seu site.
Majestoso
A Majestic é uma empresa que se tornou famosa na área de SEO graças às suas duas métricas importantes – Citation Flow (CF) e Trust Flow (TF) , que ainda são usadas por dezenas de ferramentas de SEO para medir a força e o valor de backlinks e domínios .
No entanto, a Majestic também desenvolveu ferramentas de SEO interessantes:
- Visualização do Explorador de Sites – é um pacote de várias ferramentas de SEO, graças às quais você pode realizar uma análise abrangente do seu site, auditoria de desempenho e conteúdo, análise de texto âncora, número de domínios de referência, etc.
- Majestic Million – oferece um enorme banco de dados de sites e sites importantes, com uma lista de métricas de desempenho que são vitais para agências de marketing (e várias ferramentas de SEO).
Além disso, o Majestic também oferece um plug-in de navegador (orientado para Firefox e Chrome), com o qual você pode analisar sites individuais gratuitamente (por exemplo, número de sites e domínios vinculados, força e confiabilidade dos links, perfil geral de backlinks, etc.).
Siteliner
O Siteliner é uma ferramenta online simples que pode escanear e encontrar conteúdo duplicado em seu site – um aspecto importante da otimização de páginas para o Google
Entre outras coisas, o Siteliner também oferece análise de links quebrados, busca pelas páginas mais poderosas do seu site e um relatório claro sobre as principais informações de cada página.
O Siteliner é oferecido a seus usuários nas versões gratuita (análise de até 250 páginas por mês) e paga (25.000 páginas a qualquer momento).
Colaboração
Collabim é considerada a ferramenta de SEO mais popular na Eslováquia e na República Tcheca.
Simplesmente registrando e incorporando seu site, você pode obter uma quantidade incrível de dados importantes em um instante, o que é essencial para a otimização do mecanismo de pesquisa do Google.
A Collabim pode te ajudar em diversas áreas de SEO:
- Ranking de palavras -chave – Descubra como você pode classificar palavras-chave no mecanismo de pesquisa do Google
- Monitoramento de anúncios PPC – você obtém uma visão geral dos concorrentes para termos específicos na área PPC.
- Análise de sites e sites – exibe todas as tags importantes para otimização (tags de título, descrições meta, títulos H1, etc.)
- Análise Competitiva – O Collabim fornece dados claros sobre sites concorrentes e os compara com o desempenho do seu site.
- Verificador de backlink – monitora e atualiza quaisquer alterações que ocorram em seu site, resp. alterações nos backlinks para seu site.
- Encontrando oportunidades de criação de links – usando o Site Finder no Collabime, você pode descobrir quais sites podem fornecer um link valioso para seu site.
Embora o Collabim seja um instrumento pago como tal, também oferece uma versão gratuita limitada de 14 dias, graças à qual você poderá decidir se este serviço valerá a pena para você ou simplesmente experimente cada aspecto desta ferramenta.
Minerador de Marketing
O Marketing Miner é uma ferramenta popular de SEO, PPC e conteúdo na Eslováquia, mas também na República Tcheca, graças à sua análise abrangente de sites, que pode ser usada por pessoas de vários ambientes online – de freelancers a redatores, especialistas em SEO ou administradores da web.
A ferramenta em si consiste nos chamados “ minerais “ – cada um dos quais se concentra em diferentes aspectos de SEO do site. MarketingMiner oferece mais de 40 minerais, sendo os mais populares:
- Minerador para pesquisa de palavras-chave – Isso oferece uma visão abrangente das pesquisas médias do Google
- Minerador para comparar preços de produtos – “escava” dados sobre uma ampla gama de produtos, seus preços e compara produtos entre você e sua concorrência
- Miner para indexação – Esta é uma busca por páginas que podem ter indexação incorreta e descubra porque isso aconteceu.
Além disso, o Marketing Miner também abrange o perfil de backlinks (assim como a possibilidade de obtenção de backlinks), análise da concorrência e seu conteúdo, controle de SEO técnico no site, e muitos outros dados importantes.
EasySEO
De certa forma, o EasySEO do Websupport pode ser considerado um auxiliar, ou uma ferramenta que irá, literalmente, guiá-lo por toda a otimização do site SEO para o Google.
É extremamente útil principalmente para iniciantes completos e empreendedores de médio porte que precisam estar “ seguros ” e realizar SEO por conta própria e sem problemas.
O EasySEO não só o ajudará a entender melhor o conceito de SEO e otimização de sites, mas também criará um plano com tarefas ” passo-a-passo ” com as quais você pode otimizar seu site por conta própria.
Além disso, no entanto, essa ferramenta de SEO também oferece uma seleção de palavras-chave relevantes que você precisará para otimizar seu site.
É natural que esta ferramenta verifique os fatores de SEO on-page e off-page, com base nos quais você pode ver imediatamente quaisquer deficiências que possam ocorrer em seu site.
Esta ferramenta também pode compará-lo com sua concorrência, resp. como você está se saindo em termos de otimização.
ContentKing
ContentKing é uma ferramenta de SEO especializada em auditoria de SEO e monitoramento de sites em tempo real, 24 horas por dia.
Como plataforma em nuvem, oferece a seus clientes uma oportunidade única de detectar e monitorar quaisquer mudanças que possam ocorrer dentro e fora da web.
Os pontos fortes desta ferramenta incluem:
- Auditoria do site – ContentKing monitora e avalia constantemente as alterações que você faz no site e relata quaisquer erros e sugere melhorias.
- Monitoramento de SEO 24 horas por dia, 7 dias por semana – já que o Google nunca dorme, mesmo o ContentKing não deve dormir e deve monitorar constantemente a situação em seu site.
- Alertas de SEO – No caso de um problema técnico ou mudança inesperada em seu conteúdo, o ContentKing irá alertá-lo imediatamente sobre um desastre e ajudá-lo a resolver problemas antes que o Google ou os visitantes do site percebam.
- Relatório claro – ContentKing coleta uma quantidade incrível de dados do seu site, sejam as revisões mais recentes, instantâneos de versões anteriores, o número de visitantes, cliques, etc. – Esta ferramenta de SEO coleta todos eles e os exibe em gráficos e tabelas claros.
O ContentKing é um serviço pago, mas também oferece uma avaliação gratuita para clientes em potencial incertos ou curiosos.
Sistrix
O Sistrix é um software de SEO ” tudo em um ” que foca em melhorar a visibilidade nos resultados orgânicos para o buscador Google, analisando a concorrência no Google, melhorando o desempenho do site bem como otimizando para outros buscadores comerciais como Amazon, Instagram, etc
As principais vantagens deste software incluem uma operação simples e intuitiva, graças à qual você pode obter uma visão geral relativamente rápida do desempenho de qualquer site ou página específica.
A Sistrix oferece os chamados módulos que se concentram na análise e otimização de várias indústrias de marketing. Esses incluem:
- SEO
- Vincular perfil
- Anúncios PPC
- Mídia social
- Mercado
Ferramenta de palavras-chave
Keyword Tool é uma ferramenta de SEO simples para pesquisa de palavras-chave e análise geral.
Essa ferramenta é ótima para iniciantes completos e serve como uma alternativa ao Google Keyword Planner – pois gera palavras-chave mais relevantes.
O charme dessa ferramenta está em sua simplicidade: a Keyword Tool gera um grande número de palavras -chave de “cauda longa “, que coleta do Google Autocomplete – sugestões que aparecem ao inserir termos de pesquisa específicos.
Como resultado, você pode encontrar centenas de termos relevantes que podem ser úteis em uma análise geral do seu “ nicho ”.
Keyword Tool oferece uma versão gratuita com a qual você pode obter várias palavras-chave relevantes (+ alguns dados para as principais palavras-chave), bem como uma versão paga de Keyword Tool Pro, na qual você não está limitado por praticamente nada.
Responda ao Público
Answer The Public é uma ferramenta gratuita popular para gerar centenas de palavras-chave, perguntas ou frases relacionadas a uma determinada palavra-chave.
Depois de inserir sua palavra-chave principal, essa ferramenta fornecerá uma lista de sugestões automáticas do Google, juntamente com as várias frases, perguntas, frases e, às vezes, frases completas que o Google insere para pesquisa.
Além disso, você pode selecionar os países e idiomas específicos aos quais deseja vincular as palavras-chave .
Answer The Public oferece uma versão gratuita para qualquer pessoa (com limite no número de pesquisas), mas também uma versão ” Pro ” sem quaisquer restrições.
Copyscape
Copyscape é uma ferramenta gratuita e muito simples para verificar plágio na Internet .
Sua principal tarefa é encontrar conteúdo que possa estar em outros sites que não o seu e assim verificar sua originalidade.
Copyscape é usado por milhares de pessoas em todo o mundo devido à sua simplicidade – a ferramenta verifica o conteúdo da URL que você digita, compara-o com outros sites disponíveis e gera uma lista de páginas onde ele corresponde, ou. onde é muito semelhante.
A ferramenta em si é gratuita – embora forneça apenas dados limitados no caso de sua versão gratuita.
Para uma análise mais profunda de conteúdo “roubado” ou duplicado no site, recomenda-se o uso de sua versão paga Copyscape Premium.
Planejador de palavras-chave do Google
O Google Keyword Planner é talvez a ferramenta mais famosa que pode existir dentro do SEO.
É um serviço relativamente simples e gratuito usado por milhares de profissionais de marketing em todo o mundo.
O Planejador de palavras-chave do Google se concentra principalmente na criação e otimização de campanhas PPC, mas também pode ser usado para análise de palavras-chave.
Para usar a ferramenta, você precisa de registro, que dá acesso à pesquisa e agendamento de palavras-chave, descoberta de novas frases, preços de palavras-chave para anúncios PPC e o número estimado de pessoas que usam essas palavras-chave para pesquisar.
Google Analytics
Essa ferramenta do Google é, por assim dizer, o “pão diário” de quase todos os profissionais de marketing do mundo.
O Google Analytics é uma ferramenta altamente eficaz que oferece uma quantidade incrível de dados sobre sites – tudo de graça.
Depois de se inscrever neste serviço, você precisa incorporar códigos de rastreamento em seu site, o que permitirá ao Google Analytics obter e monitorar vários dados importantes – tráfego para seu site, número de cliques, duração dos visitantes do site ou até mesmo conversão de visitantes em clientes.
Portanto, o Google Analytics é uma ferramenta essencial para obter uma visão abrangente do desempenho do seu site.
💡 Dica: Se você está pensando em usar a ferramenta, não deixe de ler nosso artigo detalhado sobre como instalar o Google Analytics no WordPress !
Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta fundamental de todo administrador da web ou especialista em SEO, sem a qual é simplesmente impossível funcionar.
Esta ferramenta de SEO contém muitas informações úteis sobre o status técnico e de desempenho do seu site – ela fornecerá uma visão geral de como seu site percebe o Google, em quais palavras-chave seu site é exibido e quantas pessoas clicarão em seu site. .
Além de uma perspectiva de marketing, o Google Search Console pode relatar problemas técnicos em seu site (se houver) – desde a indexação até a renderização de conteúdo.
A ferramenta em si é gratuita , mas você deve primeiro se registrar no serviço e colar o código especial gerado em seu site para verificar a propriedade.
Gerenciador de tags do Google
O Gerenciador de tags é outra ferramenta popular do Google, com a qual você pode integrar diferentes tipos de tags em seu site sem precisar editar os próprios códigos do site.
O Gerenciador de tags do Google ajuda você a avaliar com eficiência as conversões de sites, encontrar possíveis falhas técnicas e de segurança e oferecer suporte a vários testes de várias estratégias de marketing.
Além disso, o Gerenciador de tags trabalha com outros tipos de tags de terceiros, o que pode aumentar a eficiência e economizar tempo ao medir ou implementar novos elementos em seu site.
tendências do Google
O Google Trends é uma ferramenta relativamente simples com funções muito importantes – pode determinar a popularidade e a ocorrência de palavras-chave no mundo.
Com esta ferramenta, você poderá descobrir até que ponto uma determinada pessoa, marca ou outra coisa está na moda, seja dentro de um determinado período ou sazonalmente, e otimizar suas campanhas de acordo.
O Google Trends também pode fornecer uma variedade de dados interessantes sobre a ocorrência e popularidade de palavras-chave em todas as regiões, além de fornecer sugestões sobre tópicos de pesquisa relacionados.
A ferramenta é muito fácil de usar e totalmente gratuita – graças à qual é apreciada por milhares de pessoas em todo o mundo.
Informações do Google PageSpeed
O PageSpeed Insights é uma ferramenta de SEO gratuita que ajuda você a medir a velocidade de carregamento e o desempenho de suas páginas da web.
Como a velocidade da web é um dos fatores mais importantes para o Google, o PageSpeed Insights é considerado uma das ferramentas fundamentais que você pode usar na hora de configurar seu site.
O PageSpeed Insights avalia o desempenho de um site em uma escala de 0 a 100 e pode determinar exatamente a velocidade com base em várias métricas.
Além disso, pode oferecer várias soluções, ou. Sugestões para melhorar o desempenho do site, para que você possa melhorar a otimização técnica para o Google (mas também para os próprios visitantes).
💡 Dica: Se você não pode ajudar a otimizar a velocidade do seu site, não deixe de ler nosso guia definitivo para acelerar sites WordPress !
Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google
O Mobile-Friendly Test é uma ferramenta amigável que ajuda você a avaliar imediatamente a otimização do seu site para dispositivos móveis.
Hoje em dia, um site “ mobile-friendly ” é uma parte essencial do SEO, pois o Google avalia o conteúdo dos sites de acordo com a forma como eles são exibidos em dispositivos móveis.
O teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google é, portanto, um software muito útil, pois pode medir até que ponto o site é otimizado para outros dispositivos além de um computador padrão , avaliar os elementos visuais do site, fazer uma captura de tela do site para um celular tela e dar uma pontuação de otimização, juntamente com propostas para sua melhoria.
Google Data Studio
O Google Data Studio é uma ótima ferramenta de visualização para criar tabelas, relatórios e gráficos interativos – e tudo isso de graça!
A maioria dos recursos desta ferramenta é muito fácil de usar e útil para compartilhamento entre membros individuais da equipe de marketing.
O Google Data Studio se parece com o Google Analytics – mas com esteróides.
Os principais benefícios desta ferramenta são as tendências visuais e comparações do desempenho da campanha ou do site ao longo dos períodos, mas também para medir os principais KPIs – seja para você ou seus clientes.
Embora não seja uma ferramenta de SEO, o Google Data Studio é usado por um grande número de profissionais de marketing devido à sua simplicidade.
Assistente de marcação do Google
Dados estruturados (ou schema.org em outras palavras) são uma parte essencial de quase todos os sites por um motivo simples – aumentam drasticamente a visibilidade das páginas na pesquisa do Google.
Esses dados são especialmente importantes para e-shops, pois podem exibir informações importantes sobre o produto (como preços, tamanhos, links úteis etc.) nos resultados da pesquisa.
Uma das maneiras de implementar dados estruturados em seu site é o Google Markup Helper .
Essa ferramenta bastante simples ajudará você a marcar literalmente partes individuais de conteúdo que podem aparecer como ” rich-snippets ” na pesquisa do Google.
Após a marcação, você pode gerar o código HTML, que pode ser simplesmente colado no cabeçalho da sua página HTML.
A ferramenta é totalmente gratuita e muito intuitiva para qualquer pessoa – sua principal vantagem é que você não precisa ser um especialista em HTML, pois esta ferramenta o ajudará a escolher exatamente os dados estruturados que você precisa.
Teste de pesquisa aprimorada
Implementar dados estruturados é uma coisa, mas testar sua funcionalidade é outra.
É recomendável que você teste primeiro todas as alterações nos dados estruturados de cada website para ver se eles estão escritos corretamente e exibirão “rich snippets” conforme você os imagina.
Com base nisso, foi criada esta ferramenta oficial do Google – Rich Result Test – que ajudará você a testar rapidamente suas páginas para dados estruturados e descobrir como elas ficarão no mecanismo de pesquisa do Google.
Para testar, basta colar o URL na ferramenta ou copiar os dados estruturados da página e executar o teste.
Validador de marcação de esquema
O Schema Markup Validator (anteriormente conhecido como “Ferramenta de teste de dados estruturados”) é outra ferramenta do Google usada para testar dados estruturados.
No entanto, com uma grande diferença – em vez de testar apenas os dados que se destinam apenas a enriquecer visualmente os resultados de pesquisa do Google, essa ferramenta testa praticamente todos os tipos de dados estruturados da biblioteca schema.org.
Outros tipos de dados estruturados podem ajudá-lo a aumentar a relevância de seu site para mecanismos de pesquisa que não sejam o Google ou ” explicar ” aos mecanismos de pesquisa sobre o que é seu site.
O esquema do Markup Validator, semelhante ao Rich Result Test, é muito fácil de usar.
Basta colar o URL necessário na ferramenta e executar o teste – a ferramenta mostrará todos os erros de código ou itens detectados que ela conhece do schema.org.
SEOprofiler
O SEOprofiler é um grande pacote de ferramentas abrangentes de SEO que o ajudarão com visibilidade no mecanismo de pesquisa do Google, bem como na otimização geral.
Esta ferramenta abrange quase todas as indústrias de SEO:
- Pesquisa e análise de palavras-chave
- Análise e construção de backlinks
- Verifique sua posição no mecanismo de pesquisa do Google
- Auditorias de SEO
- Monitoramento de sites
- Análise da web
- SEO local
Além disso, essa marca também oferece otimização on-page e off-page, com várias sugestões de como melhorar seu site.
O SEOprofiler também se concentra no SEO para dispositivos móveis, o que possibilita melhorar a posição do seu site para dispositivos móveis.
Embora o SEOprofiler seja um kit de ferramentas pago, ele também oferece uma versão de avaliação gratuita para uma versão de 7 dias, para que você possa experimentar seus serviços e ver se é adequado para você.
💡 Dica: SEOprofiler também oferece uma ferramenta gratuita OpenLinkProfiler , graças à qual você pode pesquisar e analisar backlinks externos para qualquer URL a qualquer momento.
Detetive Link de Xenu
Xenu é, por assim dizer, uma ferramenta de SEO ” old school ” que está conosco há mais de 10 anos.
É um programa de computador relativamente simples que verifica links quebrados em sites.
O Xena deve ser baixado e instalado, então você pode usá-lo para verificar regularmente todos os seus URLs – a ferramenta poderá reportar a você sempre que você precisar.
Apesar de lembrar o software Ice Age em seu UX, ele desempenha seu papel de controle de links de forma transparente e eficiente – sem contar que é uma ferramenta gratuita que qualquer pessoa pode usar.
BuzzSumo
O BuzzSumo é uma das ferramentas populares para identificar tendências ou tópicos populares para marketing de conteúdo.
Desde 2013, ajuda criadores de conteúdo para sites a descobrir o que as pessoas estão procurando e o que elas demonstram maior interesse em determinados nichos.
O BuzzSumo consiste em 4 componentes principais que podem ajudá-lo com o marketing de conteúdo e maximizar suas campanhas:
- Descoberta de conteúdo – é uma pesquisa de palavras-chave junto com o tráfego mensal de termos específicos, tendências de tempo, além de identificar as principais tendências em diferentes regiões.
- Análise de conteúdo – Além de pesquisar por palavras-chave, o BuzzSumo pode identificar os tipos de formatos mais populares para um determinado tópico, comparar conteúdo entre períodos e descobrir conteúdo popular em sua concorrência.
- Busca de Influenciadores – Como o BuzzSumo foca em conteúdo que ” se encaixa “, ele também oferece a possibilidade de buscar pessoas famosas em um determinado tópico ou nicho que possam servir como potenciais parceiros na promoção do seu conteúdo.
- Monitoramento de tendências – além de gerar ideias de conteúdo, o Buzzsomu também pode monitorar constantemente quaisquer mudanças em sua concorrência, marca ou dentro de uma determinada ” marca “.
O BuzzSumo oferece seus serviços em diversos pacotes pagos – cada um deles oferece cada vez mais pesquisas ou análises (de acordo com a necessidade do cliente).
Além disso, também oferece um “plano gratuito” com uso gratuito para 10 pesquisas por mês (+ vários benefícios de bônus).
BuzzStream
O BuzzStream é uma plataforma de relações públicas de construção de links que pode ajudá-lo a encontrar influenciadores, prospects para backlinks externos ou promover seu conteúdo para outros grupos na Internet.
Em princípio, é uma ferramenta altamente eficaz que pode simplificar a busca de potenciais backlinks, gerenciar contatos e criar gradualmente um banco de dados de e-mail.
O BuzzStream é baseado em 4 princípios fundamentais, cada um embutido na plataforma:
- Pesquisa e pesquisa de criação de links – a ferramenta ajuda você a navegar e verificar brochuras em busca de backlinks e encontra automaticamente contatos diretos, juntamente com informações e métricas úteis sobre sites externos
- Comunicação por e-mail – BuzzStream pode segmentar a lista de contatos mais pesquisados e filtrar os que você precisa junto com o gerenciamento dos próprios e-mails, modelos de e-mail, tempo de envio de e-mails por folheto, etc.
- Gerenciamento de Campanhas – Verificar e monitorar suas campanhas é essencial, assim como o BuzzStream. Graças a ele, você pode ter uma visão geral constante de seus contatos ou outras campanhas que está executando atualmente com sua equipe
- Relatório de campanha – por último, mas não menos importante, o BuzzStream oferece resultados claros sobre suas campanhas de linkbuilding e uma avaliação de seu sucesso.
BuzzStream é uma plataforma paga que oferece um pacote abrangente de serviços, graças ao qual você pode gerenciar de forma muito eficaz as oportunidades para criar novos contatos online.
Além de pacotes pagos divididos pelo número de usuários, também oferece uso gratuito de seus serviços nas primeiras 2 semanas!
Secockpit
Secockpit é uma das ferramentas de SEO mais populares para pesquisar e analisar palavras-chave.
Milhares de empresas confiam nessa ferramenta quando se trata de otimizar para Google, Bing ou outros mecanismos de pesquisa da web.
Como parte da análise de palavras-chave, o Secockpit pode ajudá-lo com:
- Ao pesquisar as melhores palavras-chave – como esta ferramenta baixa dados de várias fontes (como Google Keyword Planner, Youtube e Amazon), oferece uma visão abrangente do que e como as pessoas pesquisam na Internet
- Monitorando suas posições – O Secockpit também possui um rastreador de classificação integrado que pode monitorar e atualizar suas posições no Google diariamente ou monitorar sua concorrência
- Análise de PPC – além de palavras-chave adequadas, o Secockpit pode filtrar palavras-chave que seriam adequadas em termos de preço para suas campanhas de PPC
Embora o Secockpit seja uma ferramenta paga, ele também oferece uma avaliação gratuita de 7 dias.
Você não precisa instalar nada para usar esta ferramenta – basta se registrar e você pode usá-la através do seu navegador.
CognitivoSEO
CognitiveSEO é um kit de ferramentas que garante ajudar você a otimizar suas páginas da web.
Seja você um especialista em SEO, uma agência de marketing ou uma marca de produto, a CogniviteSEO pode ajudá-lo em vários setores: desde o aumento do tráfego, passando pelo monitoramento do seu site até a análise de backlinks.
Este conjunto de ferramentas de SEO abrange tudo o que você precisa para otimização:
- Análise de palavras-chave e conteúdo – se você precisa encontrar conteúdo adequado para redação ou descobrir qual é a intenção por trás da palavra-chave, a “Ferramenta de otimização de conteúdo” mostrará todos os dados necessários.
- Auditoria de SEO e otimização on-page – CognitiveSEO também oferece ferramentas para detectar pontos fracos em seu site e faz recomendações para melhorar a otimização de mecanismos de pesquisa
- Análise de backlinks – Isso permitirá que você encontre backlinks para seus concorrentes ou links que possam aumentar sua posição nos resultados de pesquisa.
Além disso, o CognitiveSEO oferece muitas outras ferramentas, como detecção de links não naturais e potencialmente prejudiciais, rastreamento local para todas as regiões e idiomas, dados exclusivos para analisar sua estratégia de concorrência e muito mais.
SUL
O SEMOR é uma das interessantes ferramentas tchecas de SEO que podem facilitar a análise de palavras-chave ou a verificação de backlinks.
Esta ferramenta oferece vários recursos que a diferenciam do resto da concorrência:
- Datamining – O SEMOR pode encontrar informações sobre domínios que podem até não pertencer a você.
- Verificador de backlinks – com esta ferramenta você pode obter, baixar e analisar de forma rápida e fácil um relatório de backlinks para qualquer domínio
- Pesquisa e análise de palavras-chave – SEMOR fornece informações sobre pesquisa de palavras-chave para o Google, bem como para Seznam.cz, graças ao qual você pode expandir sua visão geral da popularidade de palavras-chave também para o mercado tcheco. A ferramenta também é especializada em pesquisas de palavras-chave usando a métrica “ Palavra-chave Golden Ratio ” (KGR) , uma métrica que é calculada com base na pesquisa de uma palavra-chave e na quantidade de resultados reais exibidos para essa palavra-chave no Google.
Outra característica interessante da ferramenta SEMOR é o seu método de pagamento – você não precisa necessariamente pagar uma mensalidade para usá-la, mas você paga apenas pelas funções que você realmente precisa e usa.
SurferSEO
O SurferSEO é uma ferramenta única para otimizar seu conteúdo em páginas da web para que ele possa competir com os primeiros resultados nas pesquisas do Google.
É uma das poucas plataformas que usa um número incrível de algoritmos para analisar conteúdo concorrente, graças aos quais você terá uma visão abrangente de como e o que deve melhorar em seu site em poucos minutos.
O SurferSEO oferece um número incrivelmente grande de recursos, abrangendo, por exemplo:
- Preparação de estratégia de conteúdo – graças ao SurferSEO, você pode economizar dezenas de horas de preparação para otimização de conteúdo e criação de estratégia de conteúdo
- Contorno de Conteúdo – Com esta ferramenta, você pode aprimorar seu conteúdo, títulos, subtítulos, parágrafos ou até mesmo o tom de sua escrita em minutos.
- Sugestões para melhorar o conteúdo – SurferSEO pode analisar sites concorrentes e oferecer muitas informações importantes – seja o tamanho do conteúdo, o número de imagens no conteúdo concorrente, a estrutura do conteúdo, as palavras-chave usadas etc.
- Auditoria de conteúdo – além de criar o próprio conteúdo, você também pode verificar quais tópicos você não aborda, ou encontrar um ” buraco ” no conteúdo concorrente.
Graças aos benefícios mencionados acima, você nunca terá que se preocupar em analisar manualmente artigos na Internet e procurar melhorias que normalmente levariam horas.
A SurferSEO oferece 3 pacotes pagos de seus serviços (BASIC, PRO e BUSINESS) com garantia de devolução do dinheiro em 30 dias em caso de insatisfação com a ferramenta.
Laboratórios de Autoridade
O Authority Labs é uma ferramenta de rastreamento de SEO que fornece dados confiáveis e precisos sobre palavras-chave, posições locais e móveis nos resultados do Google , além de fornecer palavras-chave que você simplesmente não consegue encontrar.
Esta ferramenta é especializada em várias indústrias de SEO:
- Ele monitora o desempenho de SEO do seu site no Google
- Ele fornece dados muito precisos sobre resultados de pesquisa local, mesmo para palavras-chave regionais muito pequenas
- Mostra os resultados da pesquisa para dispositivos móveis também
- Ele oferece rastreamento global de sites ou domínios em qualquer região ou idioma suportado pelo Google, Bing ou mesmo Yahoo!
Embora o Authority Labs seja uma ferramenta paga, também oferece uma avaliação gratuita para quem não tem certeza da utilidade dessa ferramenta.
Spotibo
A Spotibo é uma agência de SEO que também oferece uma interessante ferramenta de auditoria de SEO para análise rápida e fácil do seu conteúdo nas páginas junto com vários detalhes técnicos (como problemas de indexação, redirecionamento de páginas, conteúdo duplicado, etc.).
Ao simplesmente inserir o URL, você obterá imediatamente uma visão geral se a página fornecida tem algum problema técnico.
O Spotibo analisa sites de várias perspectivas técnicas de SEO, como:
- Problemas de tag de título
- Problemas com títulos e subtítulos
- Meta descrições
- Fotos
- Comandos de redirecionamento
- Conteúdo duplicado com tags canônicas
- Links e sua implementação
- Problemas de rastreamento e indexação
- Problemas do servidor
Graças ao Spotibo e sua análise on-page, você economizará dezenas de horas e terá literalmente uma visão geral de possíveis problemas com seu site em apenas alguns cliques.
O Spotibo oferece sua ferramenta gratuitamente por um mês (com serviços limitados) e você pode continuar a usá-la por uma taxa relativamente pequena.
Palavras-chave em todos os lugares
Keywords Everywhere é um addon para o navegador Chrome e Firefox que, após uma simples instalação, irá ajudá-lo a exibir palavras-chave , juntamente com seu número de pesquisas por mês, preço por clique, bem como dados sobre sites concorrentes e suas palavras-chave.
Sua vantagem única é que ele economiza muito tempo ao analisar palavras-chave – em vez de perder tempo copiando dados de um site e comparando-os com dados de outro, o Keywords Everywhere simplesmente ajudará você a visualizá-lo.
Essa ferramenta extrai dados de várias fontes (como Google e Bing) e exibe outros dados úteis além de palavras-chave, como:
- Dados “As pessoas também pesquisam” junto com o número de pesquisas
- Volume histórico de pesquisa (graças aos dados recuperados do Google Trends)
- O número de visitantes do site a partir da pesquisa do Google
A ferramenta oferece uma versão paga, mas também gratuita, graças à qual você pode experimentá-la antes da implementação real.
Deepcrawl
Deepcrawl é uma plataforma de SEO técnico que pode ajudá-lo a encontrar opções para o crescimento e proteção do seu site – é uma ferramenta de SEO popular usada por muitas empresas de sucesso como Adobe, Microsoft ou até Paypal ou Disney
O Deepcrawl divide suas funções de SEO em 3 categorias principais:
- Detecção de rastreamento profundo – Este é um hub de SEO Analytics que o ajudará a obter uma visão geral da “saúde” do seu site tecnicamente graças ao seu próprio rastreador (SEO spider), que navega e analisa seus dados.
- Proteção DeepCrawl – É um hub de SEO automatizado que realiza testes em seu site e procura por erros de SEO potencialmente perigosos que possam afetar negativamente seu site nos resultados de pesquisa.
- Deepcrawl Connect – um hub útil para consolidar os dados adquiridos, que podem ser integrados a outras ferramentas (como PowerBi ou Tableau).
Algoroo
Algoroo é uma ferramenta de SEO online muito simples, mas útil – detecta quaisquer alterações ou flutuações nos resultados de pesquisa do Google.
Quaisquer mudanças positivas ou negativas são visualmente exibidas na linha do tempo junto com o chamado valor ” roo ” – um valor que indica quanta alteração ou atualização ocorreu nos algoritmos do Google.
Como resultado, você sempre pode acompanhar se as alterações nos resultados de pesquisa são apenas suas ou uma atualização global.
Além disso, a Algoroo também registra as atualizações oficiais da linha do tempo que o Google divulgou.
💡 Dica: Se, além das ferramentas de SEO, você também tem interesse em plugins de SEO diretamente para WordPress, não deixe de ler nosso artigo sobre os melhores plugins do WordPress que você pode encontrar em qualquer situação !
Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍