Você está olhando para uma determinada loja virtual à venda e pensando em comprá-la? Ou, pelo contrário, você está pensando em vender a loja virtual? Leia nossas dicas.
Comprar e-shops na Internet às vezes é uma estratégia vantajosa, mas também relativamente arriscada que pode custar caro.
Nas linhas a seguir, veremos se vale a pena comprar uma loja virtual, quais são os prós e contras de comprar em uma loja virtual, bem como o que observar ao comprar tal loja.
Obsah
Vale a pena comprar uma loja virtual?
Comprar uma e-shop já estabelecida pode trazer benefícios interessantes, como economia de tempo, um fluxo de lucro estável (no caso ideal), bem como contatos e clientes que você teria que adquirir apenas estabelecendo uma nova e -shop.
1. Tempo economizado
Se você tem pelo menos alguma experiência com gerenciamento e criação de e-shops, certamente apreciará o fato de não precisar começar “do zero”, por assim dizer.
As lojas virtuais estabelecidas geralmente têm todos os aspectos configurados e otimizados há muito tempo – desde as páginas criadas, passando pelo marketing e SEO , métodos de vendas definidos, etc.
Além disso, ao comprar uma loja online, você também pode obter algumas dicas e conselhos do proprietário anterior, que pode lhe explicar como funciona a loja online dele na prática, o que observar, como são as relações com os clientes ou mesmo onde valeria a pena ir com a loja online.
2. Contatos com fornecedores
Um dos principais benefícios de comprar uma loja virtual existente é que ela também lhe dá contatos com fornecedores e, portanto, também com as próprias mercadorias.
Se o proprietário anterior tiver boas relações com os fornecedores, você economizará “muitos nervos” e energia, que de outra forma teria que investir na busca de empresas que o ajudariam na entrega das mercadorias.
3. Clientes existentes
Talvez a maior vantagem ao comprar uma loja virtual seja a forma de clientes estáveis – se a loja virtual for pelo menos um pouco bem-sucedida, você terá algum lucro na forma de pedidos regulares desde o início.
Adquirir novos clientes é um obstáculo para qualquer projeto inicial.
Graças a isso, uma loja virtual à venda pode parecer uma maneira muito interessante de iniciar um novo negócio.
É claro que fazer compras em uma loja virtual traz alguns riscos. Cada compra de uma loja online que você não conhece bem pode custar muita energia e tempo na melhor das hipóteses (até descobrir que simplesmente não vale a pena), na pior das hipóteses você perderá seu investimento inicial se você fizer uma compra ruim.
A este respeito, vale a pena comparar e-shops para venda com e-shops “box” para alugar.
Eshop para venda vs. eshop para alugar
Lojas eletrônicas que estão à venda podem ser uma compra muito vantajosa, mas também um risco muito financeiro – você definitivamente deve prestar atenção a estas coisas:
- Lucro baixo (ou inexistente) – em lojas virtuais que os proprietários estão tentando vender, você pode encontrar pessoas que estão exibindo números de lucro exagerados que simplesmente não são verdadeiros.
- Comentários negativos – se você deu um nome ruim à loja virtual ou uma marca ruim, seria muito difícil você “chutá-la” novamente para que as pessoas confiassem nela novamente.
- Custos altos – embora pareça que está tudo bem com a loja virtual – ela tem bons lucros, um nome e tudo funciona como deveria – você pode bater forte no fato de que sua manutenção custa muito dinheiro. Nesses casos, certamente valeria mais a pena você criar sua própria e-shop e ter tudo sob controle, do que, ao contrário, tentar reduzir os custos de uma e-shop superfaturada.
- Suporte técnico ruim – em alguns casos, você pode descobrir que a loja virtual foi criada “no joelho”. A princípio, pode não parecer um problema (se a loja virtual funcionar bem), mas eventualmente você começará a encontrar problemas técnicos com os quais você ou um programador experiente não terá que lidar.
Se você não sente nenhum dos problemas potenciais mencionados acima, uma alternativa – alugar uma loja virtual – pode ser uma vantagem para você.
Webnode
Webnode é outro provedor popular de eshop de aluguel que vem da República Tcheca.
Graças às suas características e interface únicas, atua no mercado há mais de 11 anos. Registrar e criar uma loja virtual na Webnode é muito simples – você preenche alguns dados pessoais, paga uma mensalidade e pode começar a criar sua própria loja online.
💡 Dica: Se você se interessou pela solução de e-commerce da Webnode, pode ler meu artigo: Review: Vale a pena usar a Webnode para criar um site?
Webareal
Webareal é uma conhecida ferramenta de criação de e-shops que opera em vários países da UE desde 2007.
Este provedor pode oferecer uma interface muito clara para criar e gerenciar sua loja, bem como a possibilidade de adicionar várias funções, modelos responsivos ou definir pedidos.
Graças à sua tabela de preços favorável, pode atrair até pessoas que não gostariam de investir muito em uma loja online desde o início.
💡 Dica: Se quiser saber mais sobre as funcionalidades e preço desta plataforma, pode ler o meu artigo: Crie uma e-shop profissional através do Webareal (Review) .
Eshop-rápido
Eshop-rychlo se concentra principalmente em iniciantes que (ainda) não têm muita experiência na criação de lojas online.
Além de uma interface simples, este provedor também oferece excelente suporte ao cliente, atualizações regulares, um número (quase) ilimitado de produtos que você pode adicionar ao seu site – em suma, tudo o que você precisa para iniciar uma loja virtual.
💡 Dica: Você pode ler sobre a rapidez com que pode configurar uma loja virtual nesta plataforma e quais funções ela pode fornecer nas avaliações: Início rápido de um negócio com Eshop-rychlo .
Loja
O Shoptet é considerado por alguns profissionais de marketing online como líder de mercado – graças à sua interface simples, ampla variedade de modelos e interface “compreensível”, vale especialmente a pena para iniciantes ou pessoas que ainda não têm muita experiência na criação de uma loja virtual.
Esta plataforma de internet disponibiliza uma e-shop para aluguer em 4 pacotes pagos – Basic, Business, Profi e Enterprise – com uma mensalidade crescente para cada pacote, abrangendo assim pequenas e grandes lojas online que pretendam operar nesta plataforma.
💡 Dica: Se você quiser saber mais sobre a plataforma Shoptet, não deixe de ler minha resenha: Shoptet – é realmente líder de mercado? Você também encontrará um ebook útil aqui.
MioWeb
O MioWeb é outra ferramenta online bem conhecida para a criação de sites, que foi criada na República Tcheca.
Ao configurar uma loja virtual nesta plataforma, você começa com a seleção de um modelo e configurações básicas – o processo de criação de um site funcional leva literalmente apenas alguns minutos (é claro, você precisará de muito mais tempo para editá-lo) .
Além da versão de teste de 14 dias, o MioWeb também oferece pacotes de preços interessantes (Start e Business) que contêm tudo o que você precisa para criar e gerenciar sites.
💡 Dica: Você pode ler as instruções de como usar o MioWeb junto com todas as suas funções no artigo: MioWeb: revisão e minha experiência com esta ferramenta
Se você ainda não consegue decidir qual provedor de e-shop com uma versão gratuita (ou paga) seria o certo para você, não deixe de olhar e ler minha lista de e-shops para alugar .
O que você deve prestar atenção ao comprar uma loja virtual?
1. Veja os comentários
Em primeiro lugar, observe como a sua loja virtual escolhida é percebida pelos clientes e pelas pessoas na Internet em geral.
Se você vir críticas e comentários negativos em plataformas como heureka.sk desde o início, terá o primeiro sinal negativo de que algo está errado com a loja.
Além disso, faça um esforço para olhar as mídias sociais da loja em questão, comentários e contribuições dos usuários, ou pergunte às pessoas sobre suas experiências com a loja virtual em questão.
2. Verifique seus ganhos
Você definitivamente não deve esquecer se a loja virtual ganha dinheiro real.
Se você estiver interessado em comprar, pode perguntar ao proprietário da loja virtual sobre as vendas dos últimos anos, bem como os lucros após pagar todos os custos de funcionamento do site.
Você também deve consultar os dados do registro comercial e do finstat.sk, onde você pode descobrir como está o desempenho da empresa por trás de determinada loja eletrônica.
3. Testa a loja virtual
Este é um passo muito simples – basta encomendar algo na loja online e prestar atenção a todos os passos durante as compras.
Seja na navegação de produtos, no preenchimento de dados, na compra real, na entrega de mercadorias ou até mesmo na ajuda do suporte em caso de problema – tudo isso ajudará você a ter uma visão melhor de como a loja on-line (e seus clientes) está fazendo.
4. Visualize dados analíticos
Se for um vendedor sério, fornecer dados sobre o site não deve ser um problema para ele.
Sem dados sobre o tráfego do site, o número de pedidos ou mesmo o número de reclamações ao longo de todo o período de funcionamento da loja virtual, você simplesmente não poderá deduzir se a loja está indo bem ou, pelo contrário, se está indo pelo ralo.
Nesse caso, os dados históricos do Google Analytics , Google Search Console ou outras plataformas serão seus amigos , o que informará imediatamente se a loja virtual tem algum potencial ou não.
5. Verifique fornecedores e mercadorias
Contanto que tudo pareça estar bem com a loja virtual e pareça promissor, você pode prosseguir para a próxima etapa – entrar em contato com os fornecedores e verificar as mercadorias.
Mesmo que o proprietário da loja virtual tenha fornecedores estáveis, você eventualmente terá que contatá-los de qualquer maneira e concordar com a entrega regular de mercadorias no futuro.
Dentro deste ponto, é extremamente importante saber qual a experiência que os fornecedores têm com o e-shop em questão e o que eles podem oferecer se você assumir a loja.
Você também não deve se esquecer de verificar as mercadorias e sua quantidade – pode acontecer que o dono da loja esteja tentando vender a loja virtual apenas porque tem muitas coisas em estoque que simplesmente não consegue vender.
6. Fale com o proprietário (pessoalmente)
No final, você definitivamente terá que conversar com o proprietário de uma forma ou de outra – é importante que a comunicação dada não ocorra remotamente, mas pessoalmente na mesma sala.
Uma conversa com o operador web lhe dirá muito sobre a pessoa em questão, bem como as razões pelas quais a loja virtual vende.
Além disso, você também pode pedir a ele vários conselhos ou dicas práticas que você simplesmente não descobriria à distância.
💡 Dica: Está a pensar onde comprar ou, pelo contrário, como vender uma e-shop? Atualmente, existem dezenas de portais onde você pode registrar a venda da sua e-shop ou, inversamente, visualizar a oferta de e-shops à venda – você pode encontrar esses sites literalmente após um minuto de pesquisa no mecanismo de pesquisa do Google.
Esses portais de venda ou compra de e-shops incluem, por exemplo:
- webynapredaj.sk
- predam-eshop.sk
- https://expresweb.sk/