Você enviou a newsletter algumas vezes. Então, por que você sente que não funciona? A legibilidade é baixa e as taxas de cliques ainda mais baixas? Você pode enviar um boletim informativo, mas mais do que regularmente, de forma aleatória, quando se lembrar. Este é talvez o erro mais comum que as empresas menores, mas muitas vezes maiores, cometem. Um boletim informativo não significa escrever algumas frases e inseri-las em três parágrafos. Ninguém estará interessado em tal boletim. É hora de finalmente mudar isso e perceber o potencial do boletim informativo. Aprenda a fazer boletins informativos que seus assinantes irão esperar e que eles realmente lerão.
Vejamos as táticas sobre o que fazer e o que não fazer. A Salesforce descobriu que até 73% dos profissionais de marketing dizem que o email marketing é a base de seus negócios.
1. Banco de dados de contatos
O primeiro passo importante no email marketing é construir um banco de dados de contatos. Ao mesmo tempo, é importante escolher uma ferramenta que o ajude a criar uma newsletter. Eu pessoalmente uso mailchimp . Mailchimp é simples e fácil de trabalhar. É muito flexível e oferece muitas opções de edição, sejam imagens, texto ou as configurações gerais gerais do boletim informativo.
2. Registre-se e crie uma conta
O próximo passo é se registrar e criar uma conta. Após o login, é hora de importar o banco de dados de contatos. Em primeiro lugar, crie uma “Lista” , ou seja, uma lista de contactos.
3. Importar
Então é hora de importar contatos novos ou existentes.
Você pode importar contatos de três maneiras.
Escolha o método que melhor lhe convier. Na maioria das vezes, importo contatos do Excel. Construir um banco de dados de contatos é um assunto de longo prazo que leva anos. Ofereça aos visitantes do seu site a oportunidade de enviar uma newsletter. Eles decidem por si mesmos se devem ou não fornecer seu e-mail. Definitivamente, evite comprar contatos ou obtê-los à força. Pop-ups, por exemplo, podem ajudá-lo. No entanto, você deve saber como usá-lo corretamente. Você pode descobrir como fazer pop-ups em nosso artigo – Pop-ups. Você provavelmente não gosta deles, mas eles realmente funcionam!
4. Crie uma nova campanha
Vamos criar a primeira campanha – campanha.
5. Design de boletim informativo
É hora de escolher um modelo. O Mailchimp oferece vários modelos diferentes, da ficção ao mundo. Eu recomendo escolher com uma senha menos é mais. Prepare uma experiência visual para os clientes. Esta é a única maneira de chamar a atenção deles. O homem é uma criatura que responde a sensações visuais. Prepare belas fotos + texto apropriado e você ganhou. Você pode editar qualquer imagem que queira adicionar ao boletim informativo. Ampliar, reduzir, cortar, enquadrar… Lembre-se que as fotos que você usa devem ser de maior qualidade.
Vamos ficar no lado visual. Por mais que você goste da variedade de fontes e cores, tome cuidado. Uma boa imagem é uma coisa, mas uma combinação de cores e fontes do arco-íris será assustadora. Neste caso, aplica-se o já mencionado, menos é mais. Ao criar uma newsletter, tenha em mente que a newsletter deve ter um design minimalista e deve ser clara. Mantenha o design, o estilo e as cores do modelo semelhantes.
6. Página de conteúdo
Vamos para a página de conteúdo. esqueça estilos e textos de ensaio. Ninguém vai ler você. Use frases diretas e apropriadas. Preste atenção também aos erros gramaticais. Eles não vão te adicionar mais. Não esqueça de colocar o link do site no texto. Mas não faça fila demais. Muitas linhas parecerão limpas. Portanto, preste atenção em um link principal e nas informações que deseja compartilhar no boletim informativo.
Mantenha o boletim consistente. Crie seu próprio estilo com o qual seus assinantes sempre o conectarão. Coloque elementos de apelo à ação no final do boletim informativo.
Sempre não se esqueça de verificar como é a newsletter no seu celular. Mais de 56% dos usuários da Internet visualizam conteúdo em dispositivos móveis. É por isso que uma boa visualização móvel é extremamente importante. O Mailchimp tem um “modo de pré-visualização” onde você pode ver exatamente como será a newsletter no seu celular.
7. Enviando um boletim informativo
A última tarefa antes do grande envio será enviar um email de teste. Finalmente, depois de verificar a newsletter, é hora de enviá-la e clicar no seu high 5!
Criar um boletim informativo interessante que não acaba no lixo imediatamente é um pouco científico. Essas dicas ajudarão você a evitar conversões desnecessárias. Além desses pontos, é importante que você envie a newsletter com bastante regularidade. Os clientes vão se acostumar e você estará “mais à vista”. Não tenha medo de ser um pouco criativo e tente, por exemplo, smileys no assunto do boletim informativo.
Não tenha medo de fazer as coisas de forma diferente. Também é melhor enviar um boletim informativo de um nome específico. É assim que as pessoas personalizam você. A pessoa aparece sob o nome. Está tudo na cabeça. Portanto, evite nomes como info@website.sk . Não envie a newsletter no fim de semana. Este é um erro muito comum. Todo mundo é inundado com um monte de e-mails no trabalho na segunda-feira. Seu boletim informativo é facilmente perdido entre eles. Dias mais adequados são quarta ou quinta-feira. E por último, mas não menos importante, não se esqueça de abordá-los. No início, insira um código de acesso especial, graças ao qual cada assinante receberá uma newsletter que será personalizada.
Se você ainda não deu importância à newsletter, tente começar a se comunicar com os clientes dessa forma também. Para mim, um bom exemplo é a newsletter que é enviada regularmente pela livraria Martinus.sk. Devido à relação emocional com esta marca, compro livros lá 🙂
Qual é a sua experiência com o boletim informativo? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários abaixo 🙂
(Há um link de afiliado para o mailchimp no artigo. Se você encomendar algo através deste link, receberemos uma pequena comissão e você poderá apoiar a comunidade eslovaca do WordPress.)
Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍