Criando uma loja virtual: um guia simples para iniciantes

Está pensando em criar uma loja virtual, mas ainda não sabe exatamente como fazê-lo? Nesse caso, este artigo é apenas para você.

Criação de uma loja virtual

Criar uma loja virtual não precisa ser física nuclear – você só precisa ser capaz de executar algumas etapas básicas que são simplesmente necessárias ao configurar uma loja online.

Então, vamos dar uma olhada em como criar uma loja virtual em alguns passos simples.

Passo nº. 1 – Prepare-se cuidadosamente para o e-shop

Mesmo antes de iniciar toda a criação de uma loja virtual e começar a vender seus produtos a granel, você deve pensar bem em várias coisas e se preparar para todo o processo de estabelecimento.

a) Escolha do domínio

O nome da sua loja online talvez seja o primeiro e mais básico passo que você precisa pensar.

Seu domínio deve descrever o “gro” de sua loja , e o nome da própria loja virtual deve soar claro e compreensível para novos clientes em potencial.

No entanto, além do brainstorming para o nome da sua loja, você também deve levar em consideração o SEO e as palavras-chave – se sua loja virtual puder descrever uma palavra-chave popular que as pessoas costumam inserir no mecanismo de pesquisa do Google, você deve definitivamente considerar escolhê-la, ou pelo menos uma combinação de palavras-chave com outra palavra.

b) Segurança de hospedagem e CMS

Hospedagem de sites ou o servidor no qual sua loja virtual estará localizada fisicamente é outro componente muito importante que você deve pensar e escolher antes de começar a criar uma loja virtual.

A hospedagem é fácil de proteger hoje em dia – mas escolhê-la não precisa ser tão fácil (já que existem centenas de provedores de hospedagem diferentes que têm seus prós e contras).

Na hora de escolher a hospedagem, não deixe de seguir pelo menos dicas básicas como:

  • Alto desempenho – você definitivamente não quer que sua loja online caia inesperadamente de tempos em tempos. Por isso, certifique-se de que sua hospedagem seja rápida e confiável.
  • Certificado HTTPS e SSL – proteger a hospedagem dentro da estrutura de um certificado SSL não apenas protege seus clientes, mas também serve como um sinal positivo dentro do SEO.
  • Compatibilidade com CMS popular – se você planeja criar uma loja virtual em um dos CMS populares (como WordPress , Wix , Webnode ou Shoptet ), certifique-se de que a hospedagem fornecida seja compatível com seu CMS.

💡 Dica: Se você não consegue decidir qual hospedagem na web seria a melhor para você, leia meu artigo sobre como escolher a melhor hospedagem . Ele irá ajudá-lo a encontrar o seu caminho em torno de hospedagem na web popular no mercado, bem como comparar parâmetros individuais entre eles.

Passo nº. 2 – Estabelecimento de uma loja virtual

Se você já concluiu as duas etapas anteriores, pode começar a criar a própria loja virtual.

Você pode criar uma loja online em várias plataformas – depende apenas de suas preferências.

Uma solução para criar uma loja virtual de forma rápida e fácil é usar uma das plataformas de e-commerce populares, como Webnode .

Na plataforma Webnode, a criação de uma loja virtual leva literalmente apenas alguns minutos (e de graça no caso da versão gratuita por 30 dias) – o resto do tempo você pode dedicar a editar seu site, adicionar produtos ou proteger transporte, que são necessários para a e-shop.

💡 Dica: se você quiser escolher outra plataforma para sua e-shop, recomendo ver meu artigo Eshops para alugar – quais são as melhores? (Lista).

Você pode criar uma loja virtual no Webnode da seguinte forma:

1. Vá para a página inicial do Webnode e clique no botão “ Criar um site gratuito ”:

registro de e-shop no Webnode

2. Preencha os dados básicos (nome da sua loja, endereço de e-mail e senha) e cadastre-se:

dados cadastrais no Webnode

3. Escolha o tipo de site (neste caso ” Loja online “):

seleção de loja online em Webnode

4. Escolha um modelo adequado para sua loja virtual:

seleção de templates no Webnode

5. Preencha as informações de contato da sua loja online:

preenchendo os dados da loja virtual no Webnode

Posteriormente, será criada a sua nova e-shop, na qual poderá facilmente trabalhar, modificar a sua aparência e design, adicionar novos produtos e gerir pagamentos ou envios:

um exemplo de um modelo selecionado em uma página Webnode

💡 Dica: Se você quiser saber mais sobre o que a plataforma Webnode pode fazer pela sua nova e-shop, não deixe de ler meu artigo: Como configurar uma e-shop na Webnode?

Neste artigo, você aprenderá informações mais detalhadas sobre como configurar uma e-shop , juntamente com uma visão clara das funções que você pode executar no Webnode (como editar no editor, configurar pagamentos e envios, adicionar e gerenciar produtos, etc.).

Passo nº. 3 – Otimize o site

Se você já está começando a mergulhar em sua própria loja virtual e está configurando tudo de acordo com seus desejos, não se esqueça de não esquecer um aspecto importante do marketing online – otimização de SEO.

Páginas de produtos bem otimizadas trarão mais visitantes do mecanismo de pesquisa do Google, o que, como resultado, pode aumentar significativamente as vendas em sua loja virtual.

Embora o SEO seja um ramo bastante amplo do marketing online, você definitivamente deve realizar pelo menos uma otimização básica, como:

  • Pesquisa de palavras-chave – uma visão geral das palavras que as pessoas inserem no mecanismo de pesquisa do Google ao comprar seus produtos ajudará você a otimizar suas páginas adequadamente
  • Otimizando tags de título e meta descrição – inserir palavras-chave relevantes em títulos e descrições ajudará você a exibir essas palavras no mecanismo de pesquisa do Google.
  • Melhorando a velocidade de carregamento – a velocidade com que suas páginas serão exibidas melhorará a experiência do usuário em seu site
  • Adicione dados estruturados – a incorporação de scheme.org em suas páginas ajudará você a aparecer no mecanismo de pesquisa do Google como um ” rich snippet “, que pode diferenciá-lo da concorrência.

💡 Dica: Se você é um iniciante completo no campo de SEO, ou simplesmente não tem muita experiência com otimização para mecanismos de busca na web, leia meu artigo abrangente sobre o que é SEO e como você pode começar com ele .

Passo nº. 4 – Divulgue a loja virtual nas redes sociais

Uma loja virtual criada e otimizada é apenas o começo – para conquistar clientes fiéis e visitantes regulares em sua loja virtual, você precisa começar a se comunicar com eles por meio das mídias sociais e construir gradualmente um relacionamento vendedor-cliente.

Atualmente, mídias sociais como Facebook, Instagram ou TikTok são um ótimo recurso para alcançar novas pessoas, mostrar a elas o que você tem a oferecer e reter clientes que já o conhecem.

Além disso, essas fontes de mídia são um ótimo meio pelo qual você pode promover novos produtos, descontos ou eventos que você não poderia promover de outra forma.

No Webnode, você também pode inserir ícones de redes sociais nos cabeçalhos das páginas de seus sites:

soc. mídia no cabeçalho no Webnode

Graças a isso, cada visitante saberá imediatamente em qual rede social. canais podem segui-lo.

💡 Dica: Se você se interessou pela plataforma Webnode e gostaria de saber mais sobre ela, também pode se interessar pelo meu artigo: Review: Vale a pena usar Webnode para criar um site?

Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍
WordPress Návod v PDF

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here