Como iniciar seu próprio blog – um guia simples

Um passo a passo simples de como montar seu próprio blog de forma fácil, rápida e com qualidade. Também adequado para iniciantes sem conhecimento técnico.

Ako si založiť vlastný blog v roku 2020 - jednoduchý návod

Muito se tem falado sobre blogs. A maioria dos blogueiros de sucesso começou querendo compartilhar seus pensamentos ou experiências. Mas há muito mais para blogar. No artigo a seguir, você aprenderá como começar com o que os blogs lhe trarão e o que você precisará para criar seu próprio blog.

O guia é destinado a iniciantes completos. Portanto, se você não tem conhecimento técnico, não se preocupe.

Por que começar a blogar?

Blogar é sobre encontrar novos tópicos, escrever e aprender. Quando você escreve sobre o que lhe interessa, também se torna uma forma de autorrealização. Com o tempo, você descobrirá que aprendeu muito blogando – e não apenas com o eslovaco padrão :).

O blog vai te enriquecer muito. Ele lhe trará uma visão de um mundo que você nunca viu antes. Você aprenderá a compartilhar com os outros o que lhes interessa e a ajudá-los a resolver seus problemas. Você também receberá feedback que o ajudará a melhorar constantemente.

Por último, mas não menos importante, você estará visível. Um blog é uma ótima maneira de fazer novos contatos e oportunidades. Essa forma de visibilidade também pode ser utilizada por empreendedores. Se você tem seu próprio negócio, uma das melhores maneiras de atrair novos clientes é blogar em seu site. Basta selecionar tópicos valiosos e trabalhar neles de uma maneira interessante.

Seleção de tópicos do blog

Cada blog deve ser tematicamente focado. Escolha um tema que você goste. Você pode escrever sobre seus hobbies e hobbies, por exemplo. Pode ser esportes, viagens ou até cozinhar ou cuidar de animais de estimação.

Muitos blogs também se concentram em estilos de vida saudáveis, família, paternidade e relacionamentos. Habitação e cuidados com o jardim também são tópicos populares e procurados. Se estiver a preparar um blog corporativo, o seu tema estará, obviamente, relacionado com a sua área de negócio.

Como escrever postagens

Mesmo o tópico mais interessante pode ser tratado de forma chata. E as pessoas nem lêem o post chato. Portanto, a qualidade das contribuições é muito importante. Se você quer que as pessoas gostem de voltar para você, escreva de forma envolvente e sem desvios desnecessários do tópico. Os posts individuais devem ter uma estrutura lógica.

Não se esqueça das fotos. Imagens adequadas melhoram a legibilidade e a memorização do texto. Se você não sabe onde tirar fotos de qualidade gratuitamente , também encontrará um artigo sobre esse tema no meu site.

Como ganhar dinheiro em um blog

Se o seu blog tiver tráfego suficiente, você pode ganhar dinheiro com isso. Existem várias maneiras de monetizar um blog:

  • recomendação de mercadorias ou e-shops para comissão (campanhas de afiliados),
  • Fornecendo espaço para o Google AdSense
  • venda de serviços próprios (programação web, tradução e redação de textos, administração de redes sociais, serviços de design de interiores, fotografia, etc.),
  • conteúdo de blog premium pago
  • se você tiver fãs suficientes do blog, poderá se tornar um influenciador e influenciar o comportamento de compra de outras pessoas.

Para ser bem-sucedido, não é uma boa ideia ver seu blog principalmente por dinheiro. A maioria das pessoas apenas administra esses sites sem se prender ao conteúdo. Acima de tudo, você deve ver no blog que gosta de escrevê-lo. Além disso, esteja ciente de que você não pode ganhar dinheiro dessa maneira desde o início. Primeiro você precisa obter uma base de leitura suficiente.

Você pode aprender mais sobre este tópico no meu artigo XY Maneiras de Ganhar Dinheiro na Internet (Em Breve).

Blogue grátis?

Você também pode ter um blog de graça. Mesmo sem comprar um domínio e hospedagem. Embora esta solução seja atraente à primeira vista, ela não oferece opções suficientes. Os proprietários do sistema onde você cria o blog podem interferir nele. A necessidade de anúncios também é comum.

No futuro, você não poderá, ou ficará limitado, a ganhar dinheiro com seu blog. Como regra, um blog gratuito também não oferece muitas opções de design .

Outra grande desvantagem é que o nome do seu site também conterá o nome do serviço com o qual você o criou. O endereço do seu blog ficará assim:

nameblogu.menosluzby.sk

Esse endereço não parece profissional. Isso pode reduzir o tráfego do seu blog antes de você começar a contribuir com ele.

Por esses motivos, você se sairá melhor se comprar seu próprio domínio e hospedagem primeiro. Na segunda etapa, você pode escolher uma plataforma para criar um blog gratuitamente. Recomendo uma das seguintes plataformas:

Continuo a tratar dessa ferramenta no texto.

Seleção de domínio

Um domínio é um endereço de site. Você paga apenas alguns euros por ano pelo seu próprio domínio. Preste muita atenção na escolha de seu nome. Sob este domínio, as pessoas vão se lembrar de você.

Nome do domínio

O nome de domínio deve atender aos seguintes critérios:

  • Deve ser fácil de lembrar. Portanto, um nome complexo e longo composto de palavras estrangeiras não será apropriado.
  • Deve ser sobre o assunto do blog.
  • Não é apropriado conter números ou hífens. As pessoas muitas vezes não se lembram deles.
  • Se você for promover seus serviços ou negócios por meio de um blog, seu sobrenome ou nome comercial também é um bom nome.

O domínio também consiste em uma terminação

Também é importante que tenha o sufixo .sk. Isso mesmo – estamos na Eslováquia 🙂 As pessoas irão digitar automaticamente este sufixo quando procurarem pelo seu site. Você só pode considerar o sufixo .com se pretende alcançar um público fora do nosso território.

Consulte o artigo para obter mais informações sobre como escolher um domínio[63 tipov] Como escolher o melhor nome de domínio para um site .

Por que a hospedagem é necessária

Hospedagem é o espaço no servidor onde o site é armazenado. Seus leitores terão acesso a ele a qualquer momento. A hospedagem pode ser adquirida junto com o domínio.

Embora seja possível obter hospedagem gratuita se você levar a sério os blogs, você se sairá melhor se pagar pela hospedagem . A hospedagem gratuita não oferece os mesmos recursos do serviço pago. Também acontece frequentemente que existem várias interrupções que tornam seu site indisponível.

Você aprenderá como escolher a hospedagem mais adequada no artigo Como escolher a melhor hospedagem WordPress .

Escolhendo a plataforma certa

Existem várias opções para escolher ao criar seu próprio blog. Você pode criá-lo por um profissional ou usar uma das ferramentas online disponíveis para criar um site :

MioWeb – uma ferramenta online muito simples para criar blogs e sites. Por sua simplicidade e outras vantagens, recomendo especialmente para pessoas não técnicas que estão pensando em como iniciar um blog. Em caso afirmativo, você encontrará instruções completas nesta revisão do MioWeb .

Webnode – outra ferramenta popular para criar páginas da web. Se você estiver interessado, veja as instruções específicas sobre como configurar um blog nesta revisão do Webnode .

WordPress.com – é uma ferramenta semelhante para criação de sites e blogs como as duas anteriores. Para obter mais informações, consulte WordPress.org vs. WordPress.com .

WordPress.org – é de código aberto. Isso significa que você pode usá-lo para seu próprio site gratuitamente. Ele traz muitos benefícios , para os quais vou usá-lo neste guia sobre como configurar um blog. Mas para criar um site, você precisa do seu próprio domínio e hospedagem na web .

Eu recomendo escolher MioWeb , Webnode ou WordPress (eu trato disso neste manual).

O que você precisa para começar um blog?

Para começar, você precisa escolher 2 coisas:

  1. Nome de domínio (este será o nome do seu blog WordPress, por exemplo, no meu caso é wp.sk)
  2. Hospedagem na Web (este será o serviço onde seu site estará localizado)

A boa notícia é que você só precisa de menos de 30 minutos para configurar seu blog.

💡 Tip: Choosing the right hosting is crucial for a fast website ⏱ . I recommend betting on verified quality ➡️ Bluehost or SiteGround.

Configurações de domínio e hospedagem na web

Existem muitas empresas de hospedagem de qualidade na Eslováquia e no exterior, onde você pode comprar hospedagem na web e um domínio. Eu não recomendo hospedagem gratuita porque eles têm muitas desvantagens e limitações em relação aos pagos, que você provavelmente pagaria mais tarde.

O preço da hospedagem é muito mais baixo hoje do que no passado, Você pode ter hospedagem na web de qualidade pelo preço de 5-10 euros por mês. O preço do domínio .sk custará cerca de 10 euros por ano. Eu recomendo que você compre um domínio e hospedagem na web do mesmo provedor, isso economizará o tempo e as preocupações que você teria ao conectar o domínio à hospedagem na web.

Pessoalmente, considero que a melhor hospedagem na Eslováquia é a da empresa Websupport , que escolhi para todos os meus sites. As razões pelas quais escolhi esta hospedagem podem ser encontradas se você estiver interessado em um artigo sobre a velocidade do WordPress . Portanto, também usarei a hospedagem do Websupport para este guia.

Então vamos fazer isso, abra a página do Websupport em uma nova janela , digite o domínio desejado na caixa de verificação de domínio e clique no botão “Verificar”:

Websupport doména

Se o domínio for gratuito, clique no botão “Adicionar” (imagem abaixo). Caso contrário, tente encontrar outro domínio adequado que seja gratuito.

Websupport doména do košíka

Clique em continuar. Aqui, selecione “Estou procurando uma solução WordPress pronta”:

Websupport WordPress hosting
Role até o final da página onde está “WordPress The Hosting” – uma solução especialmente otimizada para o blog WordPress. Lá, você deve inicialmente escolher a opção “Básico” (15GB / 1 domínio). Você pode mudar para uma hospedagem superior a qualquer momento, se necessário.

ako si založiť blog vo WordPress
Clique em “Adicionar” para confirmar sua seleção e clique em “Continuar no carrinho” para continuar . Isso levará você ao conteúdo do carrinho:

Websupport obsah košíka

No carrinho, selecione o domínio a ser adquirido como domínio principal para hospedagem WordPress e clique no botão “Salvar”:

Websupport hlavná doména
Se você deseja obter 2 meses grátis além de qualquer hospedagem encomendada por 1 ano , você pode usar o código do cupom LBOJ8E2JZW , que pode ser inserido após marcar a opção “Quero usar o cupom” e confirmar com o botão “Aplicar” :
Websupport kód kupónu

Você confirma a compra com o botão “Encomendar”. Lá você insere os dados necessários e entra ” Enviar pedido “.

Instalação automática do WordPress

Você está esperando por uma instalação nesta etapa? Portanto, ficarei satisfeito que a hospedagem do WordPress seja instalada automaticamente no Websupport após o pedido. Você deve encontrar o e-mail em seu endereço de e-mail que você digitou durante o registro.

Este e-mail explica claramente que pode levar algum tempo para que o site seja vinculado ao domínio que você comprou. Até lá, você terá seu site disponível em um endereço temporário.

E realmente, quando abri este endereço no meu navegador, encontrei meu blog WordPress já instalado nele:

ako si založiť blog - WordPress

Não se preocupe, você pode alterar a aparência básica do seu site.

Entrar na administração

Parabéns, na etapa anterior você conseguiu instalar seu blog WordPress com sucesso. Você pode acessar a administração do seu site por outro link, mencionado nos e-mails acima.

No meu caso é http://d.websupport.sk/wordpressblog.sk/wp-admin/, ou, caso o domínio já tenha sido conectado, o link http://wordpressblog.sk/wp-admin também funcionará para mim /. Aqui encontrarei a opção de fazer login na administração do site :

WordPress prihlásenie

Depois de inserir os detalhes de login (também recebidos em e-mails), você chegará à administração:

WordPress administrácia

Agora estamos prontos para personalizar a aparência do seu site e começar a blogar.

Selecionando o modelo apropriado

Como mencionei acima, a aparência visual do seu blog é controlada por temas (templates). O tópico básico escolhido pelo WebSupport não será o mais adequado para algumas pessoas.

Existem milhares de templates prontos e gratuitos que podem ser instalados. Caso você também não tenha gostado, há também tantos tópicos pagos.

💡 Tip for themes: From premium themes, I have good experience with themes Divi, Avada and with page builder Elementor.

Você pode alterar seu tema clicando em “Aparência” –> “Tópicos.” Aqui estão os tópicos que já estão pré-instalados no WordPress:

WordPress témy

Você pode adicionar um novo tópico clicando em “Adicionar novo”:

WordPress pridať tému

Na próxima tela, você poderá pesquisar mais de 4400 tópicos gratuitos disponíveis no site oficial do WordPress.org . Você pode classificá-los por popularidade, popularidade, data de adição ou filtrá-los (por layout, recursos etc.):

WordPress adresár tém

Depois de encontrar um tópico que você gosta, basta passar o mouse sobre ele e o botão “Instalar” aparecerá . Clique nele e aguarde a instalação do tema. Em seguida, o botão “Instalar” é substituído pelo botão “Ativar”. Você deve clicar nele para ativar este tópico.

WordPress náhľad témy

Dica: confira esta lista dos melhores templates do WordPress .

Depois de instalar o tema, você pode personalizar ainda mais sua aparência clicando em “Aparência” –> “Personalizar” . Então, escolhemos nosso tópico com sucesso e agora estamos finalmente prontos para criar nossa primeira postagem no blog.

Criando o primeiro artigo

Para escrever o primeiro post no seu blog WordPress, clique em “Artigos” –> “Adicionar novo” . Veja como chegar ao editor de um novo artigo, onde você pode criar um:

ako si založiť blog - vytvorenie článku

Após inserir o título do artigo e seu conteúdo, continue e clique no botão “Publicar” . Isso publicará o artigo em seu site. Parabéns, você publicou com sucesso sua primeira postagem no blog.

Mais personalização – plugins, categorias e tags

Na seção de artigos, você poderá observar outros itens como categorias e tags . Você pode usá-los para organizar suas postagens:

WordPress kategórie

Você pode querer adicionar mais do que apenas texto ao seu blog. Digamos que você queira usar o formulário de contato, planilhas, galerias de imagens, botões e assim por diante.

Plugins são usados para esta finalidade no WordPress. Você pode pensar neles como aplicativos (módulos) que permitem adicionar novos recursos a um site. Você pode encontrar e instalar esses plugins na seção “Plugins” -> “Adicionar novo”:

WordPress pridať plugin

Esta é uma maneira semelhante ao que mostramos ao escolher um tópico. Os plug-ins também podem ser ativados/desativados à vontade na seção “Plugins instalados”.

💡 Do you want a faster ⏱ website? Website speed is important for both visitors and SEO. I got the best results thanks to the WP Rocket plugin, which I highly recommend.

Como iniciar um blog – conclusão

Instalamos um blog WordPress juntos e publicamos nosso primeiro artigo. Se este tutorial ajudou você, eu ficaria grato pelos gostos e compartilhamentos deste artigo. Também ficarei feliz se você me mostrar em seus comentários que belos blogs você conseguiu criar.

Rate this post
WordPress Návod v PDF

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here