Você quer começar a escrever seu próprio blog. Boa ideia. Mas como e por onde começar? Existem muitos tutoriais e dicas sobre o que você deve fazer. É legal. Mas as dicas em si não mostrarão exatamente o que você precisa fazer para estar online.
Eles vão confundir e desencorajar você.
Prometo que neste guia você encontrará um procedimento específico sobre como configurar um blog através da plataforma WordPress. Vai ser fácil e você vai conseguir, mesmo que nunca tenha feito nada parecido antes.
Eu também era um iniciante completo há quatro anos, quando fundei meu primeiro blog tajomstvaretoriky.sk com um amigo. Não sabíamos de nada, ele estava horrível (ainda parece o D, porque não prestamos mais atenção nele).
Agora tenho muito mais experiência, em um blog, que faço pouco, agora tenho mais de 15.000 visitas por mês. No trabalho, onde agora escrevo artigos de blog, entre outras coisas, aumentei o tráfego do Google em 1063% em 18 meses. No início de 2019, fundei o blog fitnessrevolution.sk via WordPress e em poucos meses tive milhares de visitas. Não sou nenhum guru, mas sei o suficiente e tenho mais do que o básico.
Talvez você queira começar a escrever sobre o que você gosta, ou você quer começar a ganhar algum dinheiro blogandoVocê pode até querer ter seu próprio negócio. Seja qual for o seu objetivo, você pode alcançá-lo muito rapidamente com este guia. Depois de lê-lo, você terá a criação de um blog ao seu alcance.
Para criar um blog via WordPress, você só precisa dessas 3 coisas:
- Domínio
- Hospedagem para WordPress
- Modelo WordPress
Antes de olharmos para essas 3 coisas com mais detalhes, vamos falar sobre porque eu acho que vale mais a pena escolher a plataforma WordPress para blogs.
Obsah
Por que o WordPress é uma ótima opção quando você deseja iniciar um blog
Há muitas maneiras de criar um blog. Desde que os blogs se tornaram populares não apenas no mundo, mas também na Eslováquia, surgiram várias dezenas de plataformas onde você pode começar a escrever artigos em minutos.
Mas eu não os recomendo, especialmente soluções gratuitas. Embora eu não tenha tentado todos eles, nos casos que tentei, você está bastante limitado pelas opções que as plataformas oferecem. A aparência do site geralmente é fixa e você não vai mudar muito, exceto as cores. Muitos recursos estão disponíveis apenas após a atualização para a versão paga. O pior de tudo é que muitas vezes você tem um anúncio de plataforma em seu site e só pode removê-lo depois de adivinhar que mudou para a versão paga.
Em contraste, a plataforma WordPress (cuidado, não wordpress.com) é gratuita. Você só paga pela hospedagem e pelo seu domínio. Além disso, possui muitos outros recursos que você pode adicionar usando plugins do WordPress.
Outras plataformas (por exemplo, Drupal, Joomla, Blogger, Tumblr, Medium.com…) não o alcançam em termos de número de usuários.
No WordPress opera 28,9% do site mundial e tem uma participação de mercado de 50-60% em sistemas CMS (CMS = sistema de gerenciamento de conteúdo da web). Mas popular nem sempre significa o melhor. Também tem outras vantagens:
- É muito fácil de instalar e executar (você pode encontrar o procedimento no final do artigo)
- Tem muitos templates bacanas gratuitos e acessíveis por dezenas de euros, para que seu site pareça um programador profissional
- O WordPress tem uma grande comunidade de pessoas e é atualizado regularmente
- Você pode otimizá-lo facilmente para a pesquisa do Google
- Os leitores podem compartilhar facilmente seus artigos
- Você pode aprender a usá-lo de forma relativamente rápida
- Você não precisa saber programar e pode adicionar muitas funções graças aos plugins do WordPress
Escolhendo o domínio certo
Um domínio é, simplesmente, o endereço de internet do seu blog (site). Por exemplo, este site tem o domínio wp.com, da mesma forma o Google tem o domínio google.com. Nada complicado, não é?
Tudo o que você precisa fazer é criar um nome de domínio para o seu próprio blog. Você precisa de 2 coisas para fazer isso. Escolha um nome de domínio e sufixo.
Nome do domínio
O nome de domínio pode ser idêntico ao nome do seu blog ou da sua marca. Mas isso não é uma condição. Também pode ser o seu nome. É importante que o nome esteja livre ao verificar o domínio.
Sufixo do domínio
O sufixo de domínio (TLD) pode ser genérico (por exemplo, .com, .org, .net), nacional (.sk, .eu, .cz, .asia…) ou você pode usar novos sufixos de domínio (.blog, .academy…) . No passado, você tinha apenas algumas opções genéricas e nacionais. Graças aos novos finais, cujo número aumenta de ano para ano, você tem a oportunidade de realmente brincar com seu nome de domínio.
Se você deseja operar em um país, é melhor usar o sufixo nacional desse país. Se você deseja operar em todo o mundo, é melhor escolher um domínio genérico, como .com.
Os preços da maioria dos domínios costumam rondar os 10-15 euros por ano:
- .sk você encontrará a partir de 7,90 euros por ano
- O domínio .com pode ser encontrado a partir de 9,95 euros por ano
Você pode comprar um domínio com muita facilidade através de um registrador de domínios, basta verificar a disponibilidade do domínio e, se for gratuito, o registrador o registrará para você e você será seu titular por um período pré-pago. O registrador geralmente é uma empresa direta que também oferece hospedagem.
Escolhendo a hospedagem do seu blog
Se você já possui um domínio, precisará de uma hospedagem na qual seu blog será armazenado. Hospedagem é um espaço em um servidor que você aluga e está constantemente conectado online, então estará disponível não só para você, mas também para seus leitores.
Pessoalmente, tenho experiência com duas empresas de hospedagem com as quais também tenho alguns domínios:
Ambos também possuem hospedagem direta para WordPress.
A vantagem é que você pode instalar facilmente a hospedagem WordPress com um clique através do painel de controle da hospedagem (Webpanel no Websupport ou WY Panel no Webglobe – Yegon).
Seja qual for o provedor de hospedagem escolhido, você deve considerar as 4 coisas a seguir ao escolher:
- Disponibilidade de hospedagem – significa a porcentagem de tempo que seu site está online. Quanto maior o número, melhor. Idealmente, deve ser de pelo menos 99,98%.
- O preço – a solução mais barata nem sempre é a melhor. Você também encontrará hospedagem por menos de um euro por mês, mas eu evitaria isso. Você também precisa ver quanto espaço seu blog precisará. (Por exemplo. você não precisa de hospedagem ilimitada. Você não usará mais de 1 GB de espaço para um blog normal.
- Velocidade de carregamento da web – É afetado por vários fatores e um deles é a hospedagem. Embora você encontre várias comparações de velocidades de hospedagem, a verdade é que você nunca pode ter certeza da velocidade de carregamento até que o site esteja funcionando.
- Apoio, suporte – Não importa quanta experiência você tenha, sempre pode haver algo que você não consegue lidar. Você precisará restaurar o backup do site, corrigir o e-mail quebrado ou qualquer outra coisa. O suporte técnico deve ajudá-lo a fazer exatamente isso.
Seleção de modelos do WordPress
Finalmente, o último passo é selecionar um modelo . Você pode pensar em um modelo como uma aparência predefinida para o seu site, ao qual você apenas adiciona conteúdo ou, no caso de um blog, seu artigo.
Se você está apenas começando a blogar, um modelo gratuito do site oficial wordpress.org será suficiente. Você tem vários milhares para escolher. A única desvantagem da aparência é que você só poderá alterar o que as opções predefinidas do modelo permitem.
Se você gostaria de ter um template bem legal, recomendo investir algumas dezenas de euros em um template pago em themeforest.net .
Para conhecedores que gostariam de ter controle (quase completo) sobre a aparência de seu blog WordPress, recomendo o template Divi . É o template mais utilizado no mundo (atualmente mais de 400.000 usuários), o que permite que você tenha o visual do seu blog de acordo com suas ideias.
Você pode experimentá-lo neste link elegantethemesdemo.com .
A última etapa – conectar seu blog
Felizmente para você, instalar o WordPress é muito fácil. Todos os grandes provedores de hospedagem também possuem uma instalação automática do WordPress com um clique na interface de administração de hospedagem. Basta escolher seu nome de login, e-mail e senha, por meio dos quais você fará login no WordPress e a instalação automática fará tudo por você.
Vamos mostrar com o exemplo de hospedagem em Webglobe – Yegon . Após adquirir o domínio e a hospedagem, basta fazer login no seu WY Panel show.
Vá para a seção do instalador do CMS e selecione WordPress.
Depois é só escolher um nome de login, senha, e-mail e clicar no botão Salvar. Deixe o caminho de destino da instalação (subdomínio e diretório) em branco. O sistema fará tudo automaticamente para você.
Após a instalação, você pode acessar o WordPress digitando no navegador /wp-login.php do seu domínio, ou seja, você digitará no navegador, por exemplo, seudominio.sk/wp-login.php.
Após fazer login, vá para a seção Aparência – Temas e clique em Adicionar Novo .
Agora você terá 2 opções para escolher, dependendo de ter um modelo gratuito ou pago. Se você comprou um pago, clique no botão Carregar um tópico. Se você encontrou um disponível gratuitamente no wordpress.org, basta digitar seu nome no campo Procurar por tópicos.
No primeiro caso, tudo o que você precisa fazer é selecionar o modelo que comprou em seu computador e clicar em Instalar agora .
No segundo caso, basta passar o mouse sobre o tópico e clicar no botão azul Instalar.
E isso é. Agora você tem seu próprio blog na plataforma de blogs WordPress mais usada. Você pode começar a escrever. Vá para a seção Artigos – Adicionar Novo, onde você pode começar a trabalhar em seu primeiro blog.
Desejo-lhe muita diversão criando seu blog e escrevendo seus primeiros artigos.
Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍