Você gostaria de abrir uma loja virtual, mas não sabe como? Leia meu guia detalhado sobre como configurar uma loja online na plataforma Webnode.
Hoje em dia, as e-shops são uma prática comum de todos os empreendedores online – não demoram muito tempo a configurar e custam apenas alguns euros.
Por outro lado, deve-se dizer que, mesmo na era da Internet de hoje, poucas pessoas têm experiência suficiente para ousar criar uma loja virtual por conta própria pela primeira vez.
No entanto, montar uma loja online não é ciência de foguetes – desde que você já tenha sua própria hospedagem e domínio , ou tenha pelo menos alguns euros economizados, basta escolher uma das soluções populares de comércio eletrônico e pode iniciar.
Neste artigo, preparei um guia detalhado para você sobre como configurar uma loja virtual na plataforma Webnode – uma das plataformas de comércio eletrônico mais populares na Eslováquia e na República Tcheca.
Então vamos começar a criar sua primeira loja virtual!
Obsah
Como configurar uma loja virtual no Webnode
Criar um site para uma loja virtual é muito fácil no Webnode. Antes de tudo, vá para a página inicial do webnode.com e clique no botão “ Criar um site gratuito ”:
Após clicar no botão, aparecerá uma janela na qual você acabou de inserir os dados usuais de registro (nome do site, endereço de e-mail e senha):
Depois de preencher os dados, você pode escolher entre dois tipos de site que pode criar – clássico ” Site ” e ” Loja online “. Nesse caso, clique na segunda opção:
Você será levado a uma página onde poderá escolher seu modelo básico para o seu site. Se você decidiu qual modelo deseja, clique no botão “ Selecionar ” ao lado do modelo fornecido:
A escolha de modelos é realmente ampla no Webnode – se você ainda não tiver certeza de qual aparência deseja, poderá navegar por modelos de diferentes categorias ou escolher um que possa alterar facilmente mais tarde se não estiver satisfeito.
💡 Dica: Claro, você pode visualizar o modelo antes de escolher – basta acessar um dos modelos e clicar no botão ” Visualizar “:
Depois de escolher um modelo, você precisará preencher as informações básicas de contato da sua loja virtual (endereço, número de telefone, moeda, etc.):
Após alguns segundos, o Webnode o levará ao seu novo site, respectivamente para o editor no qual você pode trabalhar em suas páginas.
Dependendo do modelo escolhido, você poderá modificar elementos individuais e a aparência da sua página (títulos e subtítulos das páginas, localização de elementos individuais, tamanho do texto etc.):
Se você estiver satisfeito com a aparência básica, clique no botão ” Publicar ” no canto superior direito do editor e sua página será publicada:
Até agora, passamos apenas por um simples cadastro com 1 página (e nenhum produto), vamos agora ver as especificações mais detalhadas sobre as páginas e configurações que você simplesmente precisa ao montar uma e-shop.
Visão geral básica do editor Webnode
Trabalhar no editor na plataforma Webnode é muito simples e praticamente qualquer pessoa pode lidar com isso – mesmo um iniciante completo.
O editor Webnode consiste em várias partes – a mais básica delas é a barra superior:
Existem vários itens disponíveis nesta barra:
- ” Produtos ” – aqui você pode gerenciar, criar e editar produtos individuais para sua loja virtual.
- ” Páginas “ – nesta seção você pode adicionar, editar e excluir páginas individuais em seu site.
- ” Configurações “ – estas são as principais configurações do seu site, bem como da sua loja virtual.
- Botões ” Voltar ” e ” Atualizar “ – este é um simples retorno ou renovação das etapas ao editar sua página.
- ” Publicar ” – publicação da página também para seus visitantes.
- Ícone do usuário – nesta seção você terá as configurações para sua conta Webnode disponíveis.
Cada página ou página de produto consiste em várias partes e blocos. Você pode editar, excluir ou adicionar essas partes individualmente como achar melhor .
Você pode fazer ajustes clicando na roda dentada na parte direita de cada bloco, cabeçalho, rodapé ou outra parte da página:
Ao editar o cabeçalho da página, você tem a opção de alterar a quantidade de conteúdo que deve ser exibido no cabeçalho, o plano de fundo do cabeçalho, além de adicionar e editar uma imagem no cabeçalho . Você pode alterar o próprio texto simplesmente clicando na parte fornecida no cabeçalho.
Para o conteúdo principal, ou na seção principal da página, você pode adicionar uma nova seção clicando no sinal ” + ” que sempre aparece acima/abaixo da seção indicada:
Posteriormente, você verá opções com os tipos de seções diferentes que você pode adicionar à página (por exemplo, uma seção com texto, texto e imagem, serviços, diferentes colunas, etc.):
Semelhante ao cabeçalho da página, você pode editar ou excluir a seção especificada clicando na roda dentada que aparece depois de mover o mouse sobre a seção especificada.
Em cada seção, você também pode adicionar subseções – novos conteúdos que serão exibidos na seção principal. Você pode adicionar este conteúdo clicando no sinal ” + ” na parte esquerda da seção fornecida:
Neste ponto, você deve ter uma visão geral básica da criação e edição de páginas para sua loja virtual.
Vamos agora dar uma olhada em algumas configurações fundamentais que você simplesmente não pode prescindir ao configurar uma loja virtual.
Configurando métodos de pagamento
Os métodos de pagamento em e-shops podem não precisar ser muito justificados – se você não os tiver configurado desde o início, como seus clientes podem fazer compras de produtos e serviços?
Na plataforma Webnode, configurar métodos de pagamento é relativamente simples:
1. Dentro do seu site, clique no ícone do usuário no canto superior direito e clique no item ” Meus projetos ” – uma janela com o seu site será aberta (neste caso, com apenas um projeto):
2. Mova o mouse sobre o projeto dado e clique no botão “ Detalhe do projeto ”:
3. Você terá vários relatórios e configurações disponíveis em seu projeto. Para configurar os pagamentos, clique na barra ” Configurações da loja virtual ” e, em seguida, clique no item “Formas de pagamento “:
4. Na loja online Webnode estão disponíveis vários tipos de métodos de pagamento – dinheiro na entrega, PayPal e transferência bancária. Você pode personalizar cada forma de pagamento usando o botão ” Editar ” localizado ao lado de cada forma de pagamento:
5. Além dos métodos de pagamento mencionados, você pode, claro, adicionar outro método de pagamento – clicando no botão ” Adicionar método de pagamento “. Como parte de outros métodos de pagamento, você tem várias opções, como pagamento em dinheiro, pagamento com cartão, etc. :
Webnode suporta 2 gateways de pagamento populares para pagamentos com cartão, ou seja, o gateway Stripe e o gateway GPWebPay.
Se você optar por um dos métodos de pagamento mencionados, deverá entrar em contato com o provedor do método para concordar com o uso prático do método de pagamento fornecido.
💡 Dica: Se você deseja obter uma visão geral melhor dos diferentes gateways de pagamento, leia nossa lista de gateways de pagamento para WooCommerce .
6. Após adicionar ou editar qualquer uma das formas de pagamento, o status ” Ativo ” acenderá em sua linha, ou em caso de dados ausentes ” Inativo “:
Configurando o método de transporte
Configurar o envio em sua loja virtual é uma das outras etapas importantes que você deve seguir ao criar uma loja virtual.
Dependendo do método de venda que você fornecer, você pode escolher entre vários tipos de transporte na plataforma.
A configuração em si é um processo bastante simples:
1. Clique no ícone do usuário no canto superior direito e depois no item ” Meus projetos ” para retornar aos detalhes do seu site.
2. Em seguida, clique novamente na barra ” Configurações da loja virtual ” e clique no item ” Métodos de transporte ” – uma janela com opções será aberta.
💡 Dica: Você também pode acessar as configurações do método de envio diretamente no editor do seu site – basta clicar na engrenagem chamada ” Configurações ” na barra superior do seu editor.
Você verá uma janela de configurações – clique no item de menu chamado ” E-shop ” e selecione a configuração ” Métodos de transporte “:
3. Na e-shop Webnode, você já preparou alguns tipos de transporte (como transporte por correio eslovaco, PPL ou coleta pessoal).
Você pode personalizar facilmente cada um desses meios de transporte clicando no botão “Mais ” em um deles e clique no item “Edit method ” (ou você pode simplesmente clicar diretamente no tipo de transporte fornecido) – em seguida, aparecerá uma pequena janela com as configurações do transporte fornecido (como o preço do transporte, IVA, etc.):
4. Após configurar e editar a forma de envio, basta clicar no botão ” Salvar “.
Se optar por um tipo de transporte diferente, pode adicioná-lo à sua e-shop clicando no botão ” Adicionar meio de transporte ” – após clicar, verá uma janela com as opções de transporte suportadas pela plataforma Webnode para lojas online :
Se optar por um deles, clique no tipo de transporte indicado e depois no botão ” Escolher método “. Você poderá então definir os parâmetros deste método de transporte (preço, IVA, URL para rastreamento de pacotes, etc.).
Se, por outro lado, você decidir não oferecer um dos meios de transporte, poderá removê-lo simplesmente clicando no botão ” Mais ” e depois no item ” Excluir método “:
Adicionando produtos para sua loja virtual
Neste ponto, podemos chegar à parte divertida, que é adicionar e editar os próprios produtos.
Se você já escolheu um modelo de e-shop, provavelmente já terá produtos de amostra prontos – é claro, você não precisa se preocupar com nada, simplesmente removerá esses produtos mais tarde .
Adicionar produtos é (semelhante a outras configurações mencionadas) muito simples – no Webnode, clique no item ” Produtos ” na barra superior do editor:
Uma janela com “produtos de modelo” será aberta – ignore-os por enquanto. Você pode adicionar novos produtos clicando no botão ” Adicionar produto ” no canto superior direito da janela.
Aqui você pode preencher as informações básicas sobre o produto, como nome, preço com IVA, descrição do produto, além de adicionar imagens do produto :
Ao clicar em ” Upload images ” você terá a opção de adicionar imagens ao produto diretamente do seu computador.
💡 Dica: Ao descrever o produto, tente adicionar uma descrição o mais curta possível – essas são apenas informações comuns que serão exibidas para os itens do produto. Você pode adicionar uma descrição mais ampla do próprio produto na página do próprio produto.
Além das configurações básicas do produto, você também tem outras opções disponíveis.
Ao clicar na barra ” Stock “, chegará à gestão de produtos, onde poderá marcar o produto fornecido para fins logísticos (como número do produto, disponibilidade em peças, peso e dimensões, etc.):
Nas barras ” Variantes ” e ” Avançadas “, você pode expandir seus produtos por diferentes tipos (como variantes de cores ou tamanhos diferentes de um determinado produto), bem como definir dados básicos para SEO e o mecanismo de busca na web do Google (como Título, URL, Meta-tags etc.):
💡 Dica: Se você não tem muita experiência com otimização de SEO (ou é um completo iniciante na área de marketing online), não deixe de ler meu artigo detalhado: O que é otimização de SEO e como funciona , onde você aprenderá um muitas informações úteis sobre como otimizar páginas para o Google.
Depois de ter todos os dados do produto prontos e preenchidos, basta clicar no botão ” Criar ” – graças a isso, o produto será salvo em sua loja virtual.
No entanto, o produto ainda não está diretamente visível para os clientes. Para que os clientes vejam, selecione um dos produtos (já criados), clique nos 3 pontinhos na parte esquerda do produto fornecido e clique no item ” Ir para a página do produto “:
Você verá uma página de produto que você pode (de forma semelhante à sua página inicial) editar ao seu gosto, mas principalmente você pode publicar a página fornecida – clicando no botão ” Publicar ” no canto superior direito da tela:
Nesse ponto, seu produto estará visível para os clientes.
Como parte da adição de produtos para sua loja virtual, certifique-se de não esquecer vários outros tipos importantes de conteúdo que toda loja virtual simplesmente deve ter em suas páginas:
- Condições comerciais – os clientes devem estar familiarizados com as condições ao comprar produtos em sua loja virtual.
- Página de contato – para aumentar a credibilidade (assim como por motivos práticos como reclamações e suporte) você deve ter uma página de contato preparada e criada.
- Blog – embora a criação de conteúdo educacional não seja condição para a gestão de uma loja virtual, do ponto de vista do marketing você pode ganhar pontos positivos e atrair um maior número de potenciais clientes.
- GDPR – de acordo com o regulamento da UE, todo proprietário de uma loja virtual na Internet é obrigado a informar os visitantes sobre o escopo dos dados coletados, o objetivo da coleta, etc.
💡 Dica: Se você também tem interesse em outras plataformas de e-commerce como Webnode para criar e gerenciar lojas online, não deixe de ler meu artigo Eshops para alugar – quais são as melhores? (Lista)
Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍