Como acelerar um site WordPress – O tutorial definitivo (34 dicas)

Você tem uma página WordPress lenta? Como acelerar um site WordPress sem conhecimento de programação. O carregamento rápido aumentará a satisfação do visitante e ajudará o SEO.

como acelerar wordpress

O carregamento lento da página prejudica sua página. Sites lentos colocam o Google e outros mecanismos de busca em desvantagem no processo de busca. Portanto, a otimização de SEO não é suficiente para aumentar o tráfego do site. Você também precisa otimizar sua velocidade.

Além dos próprios mecanismos de pesquisa, o carregamento lento da página também o coloca em desvantagem de outras maneiras. A atenção dos visitantes da internet diminui após sete segundos. Se a página não carregar até lá, muitos irão embora. Para permanecer no site e ter prazer em retornar a você, você precisa otimizar sua velocidade.

E, finalmente, mais um motivo: alguns mecanismos de busca já começaram a penalizar sites lentos, rolando para posições de busca mais baixas .

Medir a velocidade da página

Não basta medir o tempo que leva para carregar no seu computador para saber a velocidade do seu site. A web que você visita geralmente carrega mais rápido em seu computador. Isso se deve à memória temporária do navegador, na qual ele armazena os dados durante a navegação. Ao revisitar o site, os dados são recuperados dessa memória, fazendo com que a página apareça mais rapidamente. Além disso, depende da localização geográfica do visitante do site.

Portanto, recomendo usar ferramentas especiais Pingdom ou Google Pagespeed para medir a velocidade. Se você medir o tempo de carregamento para menos de 2 segundos , então “bastante” está bem. Se não, eu recomendo aumentar sua velocidade. Use GTmetrix se precisar de informações mais detalhadas.

Instrumento de medição de velocidade Pingdom
Instrumento de medição de velocidade Pingdom

Identifique as causas da lentidão

Há várias coisas que tornam a página mais lenta. Os mais comuns são:

  • Servidor de hospedagem na web configurado incorretamente
  • plugins mal codificados ou muitos plugins instalados e não usados,
  • tamanho da página – neste caso, são principalmente imagens que não são otimizadas para sites,
  • scripts externos, como fontes, anúncios e similares.

Use o plug-in de cache do WordPress

De acordo com o guia oficial de otimização do WordPress , a hospedagem e o plugin de cache são os dois fatores mais importantes que influenciam a velocidade.

O cache do WordPress pode acelerar seu site de 2 a 5 vezes . Ele funciona com o princípio de armazenar uma cópia da página na memória do servidor assim que ela é carregada pela primeira vez. Essa cópia é então veiculada para todos os outros visitantes do site. Isso reduz a carga no servidor e melhora o desempenho da página.

O próprio WordPress não contém um cache, então você precisará de outro plugin. Os melhores são WP rocket , WP Super Cache e W3 Total Cache .

Percebi que em muitas enquetes do facebook , as pessoas se consideram o melhor foguete WP :

Eu testei todos os 3 plugins de cache mencionados. Eu alcanço os melhores resultados com o foguete WP . As diferenças entre esses plugins estão em frações de segundo, mas cada milissegundo ajuda a obter mais resultados de pesquisa (Google SERP).

Além disso, gostei da facilidade de configuração e do fato de seus recursos irem além de outros plugins – por exemplo, pode otimizar o banco de dados, o que o WP Super Cache e o W3 Total Cache não conseguiram fazer no momento do teste.

Então resolvi investir e comprar. Desde então, só usei este plugin para otimizar meu site. Se você tem um site como hobby, sinta-se à vontade para usar um dos plugins de cache gratuitos. Especialmente alguns usam! 😉 Esta é provavelmente a coisa mais influente sobre acelerar a web.

WP Rocket vs. outros plugins de cache
WP Rocket vs. outros plugins de cache

Use hospedagem de qualidade

É um fato bem conhecido que o desempenho da hospedagem afeta fundamentalmente a velocidade de um site. Portanto, escolha a hospedagem certa com cuidado. Considero a melhor hospedagem para um site WordPress: WebSupport , Webglobe Yegon e Wedos . Uma solução possível é mudar para seu próprio servidor virtual.

Como você pode ver na imagem abaixo, o WebSupport em seu blog mediu a velocidade de sua hospedagem WordPress em comparação com outras e obteve os seguintes resultados:

Isso me convenceu a comprar este teste de hospedagem WP e descobrir por que é tão rápido. No WebSupport, encontrei sua própria versão modificada do WordPress já instalada na hospedagem. Isso ocorreu porque os plugins de cache e otimização de imagem foram instalados e ajustados(* válido no momento do meu teste) . Isso, combinado com servidores ajustados, ajudou a fornecer esses excelentes resultados.

Desde então, tenho usado hospedagem na Web do WebSupport para meus projetos, nos quais este blog também é executado.

Use os formatos de imagem corretos

PNG não é compactado (ou seja, tamanho de arquivo maior) e, portanto, é mais adequado para imagens simples onde não há muitas cores diferentes. JPEG é um formato compactado (tamanho de arquivo menor) que reduz ligeiramente a qualidade da imagem, mas é menor e é usado para imagens com uma variedade de cores .

Reduza o tamanho das imagens

As imagens são importantes para o tráfego do site. A pesquisa mostrou que 80% das pessoas preferem ler texto que não seja apenas preto e branco. As cores também apoiam a percepção. No entanto, arquivos jpg e png otimizados incorretamente ocupam muito espaço. Além disso, arquivos grandes precisam de mais tempo para baixar .

Para melhorar o desempenho do seu site, você precisa otimizar o tamanho da imagem. Você não precisa se preocupar com alterações na qualidade de exibição. Você pode fazer isso diretamente ao editar uma imagem – alguns programas gráficos têm um recurso de salvar para a web .

Você também pode instalar um plugin especializado para esta finalidade. Eu uso o plugin Comprimir imagens JPEG e PNG do TinyPNG. Com ele, consegui a maior porcentagem de otimização de imagem.

Também tenho uma boa experiência com o EWWW Image Optimizer (versão gratuita aqui ) ou WP Smush.it (versão gratuita aqui ).

Esses plugins ajustam a qualidade e o tamanho das imagens à medida que são carregadas no WordPress, sem refletir sua qualidade. Além disso, eles podem otimizar as imagens que você já tem na web.

Configurar carregamento de imagem incremental

Lazyload - configurações
Lazyload – configurações

Você também pode aumentar a velocidade da página do WordPress configurando um carregamento sequencial de imagens ( o chamado carregamento lento ). Quando você abre a página, apenas os que estão visíveis são carregados. Os outros são carregados gradualmente à medida que o visitante rola a página para baixo. Isso acelerará a exibição da página.

Vários plugins podem fornecer essa funcionalidade. Isso me é fornecido pelo plugin WP Rocket , que já mencionei.

Vá para o php 7

O PHP 7 processa mais que o dobro de solicitações por segundo em comparação com versões mais antigas:

Na prática, isso significa que o php 7 é em média 2 a 3 vezes mais rápido que o php 5 . Então, eu definitivamente recomendo ativá-lo na hospedagem, se você ainda não o tiver.

Se você não sabe em qual versão do php seu site está sendo executado, você pode visualizá-lo facilmente através do plug-in Exibir versão do PHP :

WordPress - como descobrir a versão do PHP
WordPress – como descobrir a versão do PHP

Você precisa ter cuidado e testar completamente se o seu site o suporta – por exemplo, através do plug-in PHP Compatibility Checker . Talvez você tenha alguns plugins desatualizados e eu vou receber mensagens de erro. Nesse caso, eu consideraria me livrar de tais plugins.

Websupport - configurar php7
Websupport – configurar php 7.2

Remover plugins não utilizados

Você instalou vários plugins ao criar e editar a página. No entanto, plugins não utilizados (desativados) também podem tornar a página mais lenta. Para acelerar o site, você precisa não apenas desativá-los, mas também excluí-los.

Remova apenas plugins que você não usa. O procedimento de remoção é simples: No menu de administração, localize o item Plugins . Selecione o que você deseja excluir e desligue-o . Em seguida, remova -o.

Usar HTTP/2

Comparação de velocidade HTTP / 1 vs. HTTP / 2
Comparação de velocidade HTTP / 1 vs. HTTP / 2

A maioria dos navegadores modernos já suporta HTTP/2. Este protocolo é significativamente mais rápido que o HTTP / 1.1 original. Teste nesta ferramenta se sua hospedagem suporta HTTP/2.

keycdn: teste HTTP/2
keycdn : teste HTTP/2

Configure o cache do php em sua hospedagem

Configure o cache do php em sua hospedagem – para php 5.4+ e php 7 opcache. Para php 5.3 e versões inferiores do xcache.

Websupport - configurações de cache php
Websupport – configurações de cache php

Atualizar plug-ins

Além de remover plugins não utilizados, você precisa atualizar regularmente os que você deixou na página. Isso melhorará a segurança, fornecerá melhores opções e afetará favoravelmente a velocidade do seu site WordPress.

Atualize o WordPress regularmente

Também é necessário atualizar regularmente o próprio núcleo do WordPress .

Atualize o modelo

Os criadores de modelos atualizam regularmente modelos individuais. Para melhor funcionalidade e otimização da velocidade do seu site, você precisa atualizar a página regularmente. Isso também aumentará sua segurança. Além disso, as atualizações geralmente incluem novos recursos e correções para pequenos bugs que ocorreram durante o desenvolvimento do modelo.

Otimização de banco de dados

WP Rocket - otimização de banco de dados
WP Rocket – otimização de banco de dados

O WordPress também armazena dados desnecessários. Para otimizar a velocidade do site, é necessário limpar seu banco de dados de tempos em tempos. Eu uso o WP Rocket para esta finalidade. Limpa comentários excluídos, atualizações, artigos de rascunho automático, SPAM em comentários e muito mais. WP Optimize e WP Sweep também são plugins adequados para esta finalidade.

Use AMP (Accelerated Mobile Pages)

Accelerated Mobile Pages (AMP) é um projeto do Google que faz com que as páginas mobile carreguem mais rápido. Você pode reconhecê-los facilmente em seus dispositivos móveis com um relâmpago nos resultados de pesquisa do Google:

Como reconhecer AMP do Google no celular
Como reconhecer o google amp no celular

Você já pode ter a tecnologia AMP incluída no modelo ou pode se conectar por meio do plug-in AMP oficial para WordPress .

Desativar emoji

Use o navegador emoji padrão do visitante em vez de carregar emoji do WordPress.org – isso reduzirá o número de chamadas externas para o servidor. Eu também tenho o WP Rocket :

Desativar emoji
Desativar emoji

Otimização de modelos

Ao escolher um template WordPress , não siga apenas a aparência, o preço e os recursos oferecidos. Em vez disso, use um modelo mais simples e aumente sua funcionalidade com plugins adequados.

Você também pode comprar alguns dos modelos premium otimizados para velocidade . Caso decida alterar o template, não esqueça de estudar com atenção como mudar para o novo template sem perder dados e configurações.

Minificação (compressão) de arquivos CSS e JS

Minimização de arquivos
Minimização de arquivos

Minimize HTML, CSS, JS. A minificação aumentará a velocidade do site WordPress. Você pode usar o plugin gratuito Autoptimize para isso, ou pode fazê-lo com o WP Rocket .

Configurar carregamento de JavaScript atrasado

O carregamento do JavaScript também afeta a otimização da velocidade da página do WordPress. Este é um problema comum que torna a página mais lenta. Se você colocar várias bibliotecas de arquivos externos no topo da página, o navegador começará a baixá-los e processá-los. Ele irá carregar o resto da página depois disso. Você também pode usar o WP rocket para configurar o carregamento de JavaScript adiado (também chamado de JavaScript adiado):

Carregamento de JavaScript atrasado
Carregamento de JavaScript atrasado

Não salve vídeos diretamente no WordPress

Vídeos inteiros também podem ser salvos na página WP. No entanto, eu não recomendo isso devido à otimização de velocidade. Eles ocupam muito espaço. Use um link para o YouTube , Vimeo ou VideoPress . Basta copiar o URL em sua postagem para colar o vídeo nela.

Usar resumos

Você não precisa exibir as postagens completas na página principal e nos arquivos. Resumo (trecho em inglês) economiza espaço e tempo de carregamento. Além disso, o visitante do site ignorará vários tópicos que podem ser de seu interesse. Ele não lê apenas um post. Essa configuração depende do tema selecionado, o que significa que o modelo selecionado pode não suportá-lo.

Resumo do artigo
Resumo do artigo

Divida os comentários em várias páginas

Você também pode aumentar a velocidade do seu site WordPress dividindo os comentários. Comentários mais antigos podem não ser visíveis imediatamente quando o artigo é carregado. Você pode salvá-los separadamente. Você faz as configurações em Configurações » Comentários e marca a opção Dividir comentários em páginas .

Distribuição de comentários
Distribuição de comentários

Usar CDN

CDN- Rede de Entrega de Conteúdo
CDN- Rede de Entrega de Conteúdo

CDN (Content Delivery Network) é uma tecnologia para distribuição de conteúdo para vários servidores localizados em diferentes lugares ao redor do mundo. A localização do servidor também afeta a velocidade do site WordPress dependendo da distância geográfica do seu provedor de hospedagem e do visitante do site. O layout do servidor ajuda os visitantes a acessar seu conteúdo mais rapidamente.

Considero Cloudflare , KeyCDN , StackPath (MaxCDN) e Sucuri CDN como os melhores CDNs .

Um dos CDNs mais populares e gratuitos na versão básica é o Cloudflare . Se você ainda não ouviu falar, recomendo que leia as informações neste artigo .

Na minha opinião, o CDN só vale a pena lidar com grandes sites com tráfego de diferentes partes do mundo.

Use o controle deslizante rápido

Use um plug-in deslizante adequado para acelerar seu site WordPress. Os controles deslizantes melhoram o design da página, mas geralmente a tornam lenta , mesmo se você tiver imagens otimizadas. Isso pode ser devido à má codificação do plugin. O plug-in deslizante do WordPress mais rápido é o Soliloquyi. Pertence a plugins premium. O conhecido Revolution Slider não funcionou em testes de velocidade.

Comparação de velocidade do controle deslizante do WordPress
Comparação de velocidade do controle deslizante do WordPress. Fonte: soliloquywp.com

Na minha opinião, o melhor em termos de velocidade é, se possível, evitar completamente os sliders .

Use um plugin mais rápido para galerias

envira-galeria1

Se você tiver muitas fotos, fotos e galerias em seu site, um plug-in de galeria mais rápido também pode ajudar. Use um que seja otimizado para velocidade. Eu recomendo o plugin premium Envira Gallery. Você pode usá-lo para criar galerias de fotos e vídeos. Para um número menor de imagens, tudo o que você precisa é da galeria de modelos básicos.

Divida postagens longas em várias páginas

Se você tem posts em seu site que são mais aprofundados e ocupam muito espaço, você reduz o tempo de carregamento da página. Para evitar atrasos de carregamento desnecessários, divida-os em várias partes. O WordPress também oferece uma solução para essa exibição de postagem. A divisão pode ser definida usando a tag nextpage.

Coloque-o no editor de texto onde deseja dividir o artigo. Isso ajudará a aumentar a velocidade do site WordPress.

Reduza o carregamento de conteúdo de outros sites

Muitos modelos do WordPress recuperam conteúdo de outros sites. São imagens de fontes externas, como Google, Facebook e similares. Muitos deles carregam rapidamente, por isso é mais fácil carregá-los de terceiros do que colocá-los diretamente em seu site.

No entanto, se seus plugins usarem muito desse conteúdo, isso poderá tornar a página mais lenta. E isso é um problema. É necessário reduzir o carregamento de solicitações http externas mesclando-as em um arquivo ou desabilitando scripts individuais.

WP Rocket - desative o compartilhamento
WP Rocket – desative o compartilhamento

Limitar postagens de revisão de postagem

Você também pode acelerar seu site WordPress limitando o armazenamento de postagens de revisão, que também ocupam espaço. Isso pode ser evitado adicionando um código simples ao arquivo wp-config.php :

define( 'WP_POST_REVISIONS', 4 );

Este código permitirá que você salve as últimas quatro edições. As edições mais antigas serão excluídas automaticamente. Eu costumo desabilitar completamente as revisões – isso pode ser feito digitando 0 em vez de 4.

Defina o cache HTTP diretamente no servidor

Uma solução eficaz para acelerar uma página do WordPress também é definir o cache diretamente no servidor:

Websupport - habilite o cache http
Websupport – habilite o cache http

Desativar funções predefinidas não utilizadas

Alguns recursos podem ser desativados para aumentar a velocidade do site WordPress. Nem todo mundo precisa de Emoji ou pingbacks, por exemplo. O plugin WP Disable , por exemplo, ajudará. Você também pode restringir comentários e suporte a XML-RPC – por exemplo, por meio do plug-in Desativar XML-RPC .

Desativar Hotlinking

Mais cedo ou mais tarde, todo site de qualidade corre o risco de roubo de conteúdo. Também pode acontecer que outros sites mostrem suas imagens diretamente de seu URL em vez de carregá-las em seus próprios servidores. Esse processo torna seu site mais lento. Para evitar isso, adicione o seguinte código ao arquivo .htaccess

#disable hotlinking
RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^$
RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^http(s)?://(www\.)?wp.sk [NC]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^http(s)?://(www\.)?google.com [NC]
RewriteRule \.(jpg|jpeg|png|gif)$ – [NC,F,L]

Como acelerar um site WordPress – Resumo

Considero hospedagem de qualidade , um bom plugin de cache , otimização de imagem e a seleção de um modelo adequado como os critérios mais importantes.

Gostou deste tutorial? Dê uma curtida nele. Se você tiver alguma dica e quiser compartilhá-la com outras pessoas, anote-a no comentário.

Rate this post
WordPress Návod v PDF

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here