A instalação multisite do WordPress pode ser sua melhor amiga, mas também sua pior inimiga. Quando usar e quando evitar?
Obsah
O que é multisite e quando se encaixa
WordPress multiste é um agrupamento de várias páginas (não) separadas em uma instalação do WordPress. Uma hospedagem, um WordPress, vários sites . A intenção original era possibilitar a criação de plataformas de blogs, onde cada usuário tem seu próprio blog com seu próprio tema e conteúdo. No entanto, um sistema (WordPress) seria executado em segundo plano. Para você ter uma ideia, podemos imaginar nossos blogs locais, por exemplo. blog. sme.sk, no qual cada usuário tem seu próprio subdomínio user.blog.sme.sk. O serviço wordpress.com funciona de forma semelhante, onde cada usuário tem a página page.wordpress.com disponível.
O segundo grande exemplo é o site da universidade. Pode ser desejável que todo o site seja executado em um único sistema e a partir de um único site de hospedagem. Ao mesmo tempo, porém, é necessário que cada faculdade tenha sua própria variante de cor do modelo, seu próprio conteúdo e, digamos, seus próprios administradores. Consulte www.stuba.sk e os sites do corpo docente.
Com a solução Multisite, mantemos um WordPress e seus plugins vivos. Realizamos atualizações em um só lugar e ao mesmo tempo resolvemos uma hospedagem. Se cada faculdade tivesse seu próprio site, todos os processos precisariam ser executados várias vezes. Especificamente, N vezes (N-número de sites).
Subdomínios / diretórios, mas também domínios inteiros
Os URLs de rede podem usar:
- subdomínios, por exemplo A.domena.sk, B.domena.sk
- diretórios, por exemplo domena.sk/A, domena.sk/B
- também domínios opcionais domenaA.sk, domenaB.sk
Quando multisite não se encaixa
A partir das linhas acima, você pode ter a sensação de que a instalação Multisite é uma solução adequada para gerenciar todos os seus sites. Este é especialmente o caso da solução de mapeamento de domínio!
Por razões práticas, esta é a pior coisa que você pode fazer. Todos os sites compartilham funcionalidade e capacidade de hospedagem. Editar um tópico ou plug-in mudará todos os sites na rede, e um problema em um deles quase certamente o resolverá. Eu recomendo usar soluções internas para gerenciar vários sites. Digamos Jetpack Site Management .
A instalação de vários sites também não é (principalmente) adequada para classificar o conteúdo em um único site. Pessoalmente, separei um blog do site da minha empresa e foi uma das piores decisões 🙂
Alterações em comparação com instalações regulares
Jano está envolvido há muito tempo na criação de uma rede de sites WordPress. É importante saber que toda instalação de site pode ser transformada em rede. No entanto, este processo é, em certa medida, irreversível . Irreversível porque há mudanças no fundo que são muito difíceis de desfazer. A estrutura do banco de dados , arquivos no FTP , etc. serão alterados. No caso do banco de dados, a complexidade é muito grande. 100 páginas em um multistory criam 816 tabelas em um banco de dados, 1000 páginas 8016 tabelas. A fórmula é (10 + 6 + (N * 8)), onde N é o número de páginas. WordPress.com com cerca de 95 milhões de páginas tem cerca de 296.000.000 tabelas .
A instalação de rede do WordPress é um pouco mais exigente na hospedagem. Definitivamente, recomendo a operação de rede em hospedagem compatível com WP. Por exemplo, o do WebSupport pode lidar com isso de maneira divertida. Sites e redes maiores (e visitados) já pertencem a soluções gerenciadas e servidores próprios. Local ou global como wpengine.com .
A maioria dos plugins mais usados entende multisite . Em qualquer caso, é necessário levar em conta certas diferenças. Alguns plugins obtêm novas configurações em novos locais na instalação da rede. Uma configuração está disponível na administração da rede, a outra na administração de um site específico (lugar comum). Leva mais tempo.
Em uma instalação de rede do WordPress, os plugins ficam ativos/inativos para toda a rede . Portanto, se precisarmos executar uma loja virtual via WooCommerce em uma página, o plug-in também estará disponível automaticamente em outras páginas . Se é desejável ou indesejável já depende de suas necessidades e preferências.
Os tópicos são semelhantes. No entanto, ao contrário dos plugins, ativá-los na rede só os tornará disponíveis em outros sites. A ativação já está nas mãos do administrador do site específico.
No entanto, para uma instalação multisite, eu recomendaria definitivamente usar um tema filho . Usando o plug-in Tema filho de um clique , crie um tema filho para cada página separadamente diretamente através da administração. Caso contrário, suas personalizações de modelo personalizado aparecerão em todas as páginas da rede que usarão ativamente o tópico. Se é desejável ou indesejável, vou deixá-lo para você novamente.
A última grande mudança é um novo nível de usuários . Multisite adiciona um novo nível superior – super administrador. Um usuário neste nível tem acesso para gerenciar toda a rede. Um administrador regular só acessa seu site na rede.
Instalação de hospedagem
Na base de conhecimento do WebSupport , escrevi um tutorial detalhado: WordPress multisite hosting . Com sua ajuda, você pode instalar todos os modos multisite do WordPress. Mesmo mapeamento de domínio .
Vale a pena saber
Estes são os pontos mais importantes ao instalar um multisite WordPress. O resto é mais ou menos o mesmo e não deve surpreendê-lo de forma séria.
Você já experimentou o WordPress multisite ou vice-versa, ficou interessado e gostaria de experimentar? Direcione suas dúvidas para os comentários 😉
Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍