Ainda me lembro de comprar meu primeiro domínio de hospedagem e instalar o WordPress nele.
“Isso é tudo?”, eu disse para mim mesmo.
Eu não podia acreditar que meu site funciona e, simplesmente, também parece um site.
Levei cerca de 30 minutos para criar meu primeiro site. O projeto não era o melhor. Mas eu ainda estava surpreso que quando digitei o nome da página no navegador, realmente havia uma página. Meu site.
WordPress foi (também para mim) amor à primeira vista . Eu tossiu o site depois de algumas semanas. Mas quando criei outro site, fiquei claro sobre qual sistema de gerenciamento de conteúdo usar.
Depois de várias páginas pessoais e 6 meses de trabalho para uma empresa que criou sites WordPress, só posso dizer uma coisa: WordPress é incrível .
…mas por que?
Obsah
# 1: WordPress lida com (quase) tudo
Algumas pessoas pensam que o WordPress é apenas um sistema de gerenciamento de conteúdo para blogueiros. Outros temem que seu site se torne tão popular que o WordPress não seja mais suficiente para isso.
Mas as pessoas do TechCrunch , BBCAmerica e os criadores de The Walking Dead obviamente não têm essas preocupações. Todos esses sites orgulhosamente usam o WordPress.
# 2: O Google respeita o WordPress
Você provavelmente já ouviu falar que o WordPress é amigável para SEO. Isso não é bem verdade. Depois de instalar o WordPress, você ainda terá algo a fazer para garantir que seu site esteja realmente bem otimizado para SEO.
Dica: No SearchEngineWatch.com você encontrará 12 passos para configurar seu WordPress para um melhor SEO .
Ao criar um site WordPress, você ainda não está se tornando um melhor amigo do Google. No entanto, o código do WordPress é de alta qualidade, e podemos dizer com segurança que o Google respeita os sites WordPress pelo menos tanto quanto os sites tradicionais.
# 3: Uma seleção incrível de ótimos temas
Cabe a você decidir investir em um tópico premium. De qualquer forma, você poderá escolher entre um grande número de temas de aparência luxuosa.
Pessoalmente, sou um grande defensor dos temas premium, mas não tenho dúvidas de que também existem temas perfeitos de graça. Você pode ler mais sobre as diferenças entre tópicos pagos e não pagos aqui .
# 4: Se você consegue imaginar um recurso, alguém já o programou para o WordPress
Existem mais de 42.000 extensões gratuitas e vários milhares de extensões pagas no WordPress. Se você pode imaginar algo, existe um plugin WordPress.
Banner com sua página do Facebook? Sim . Ótimas avaliações de seus clientes sem codificação? Claro . Gatinho como recompensa pelo comentário? Não duvide .
Dica: Escrevi mais sobre as extensões do WordPress no Artigo 21 dos Plugins do WordPress, que você precisa conhecer .
# 5: WordPress pode ser rápido
Eu deliberadamente usei as palavras “pode ser” em vez de “é”. O WordPress tem um bom potencial de velocidade. Não me incomodei muito no meu site e é mais rápido que 90% dos sites testados.
3 passos básicos para acelerar seu site WordPress
- Use hospedagem de qualidade . Pode encontrar uma das melhores relações preço-qualidade no WebSupport , que também hospeda este site. Os maiores conhecedores pagarão mais pelo WP Engine .
- Escolha um tópico bem codificado. Se você não entende de programação (como eu), então você não tem chance de dizer qual tópico está bem codificado e qual não está. Nesse caso, obtenha conselhos de especialistas em WordPress ou use um tópico de uma empresa respeitável.
- Não instale temas ou plugins desnecessários. Isso é bom senso. Não diminua a velocidade da web com o que você não precisa.
# 6: Você aprenderá o WordPress a usá-lo bem em pouco tempo
Como sempre, quando você começa com algo, precisará de algum tempo para se orientar. Isso também se aplica ao trabalho com o WordPress. Apesar do fato de estar cheio de ótimos recursos, o novato também é bem versado nele.
Após instalar o WordPress, recomendo que você siga estes 11 passos . Se você está apenas começando com o WordPress, não há necessidade de definir nada, exceto estas etapas.
# 7: Não tem certeza? Você sempre pode encontrar alguém para ajudá-lo
Isso se deve à enorme comunidade de ótimas pessoas que se desenvolveu em torno do WordPress. Se você tiver um problema, geralmente basta escrever no fórum ou em um dos grupos de encontro no Facebook e alguém o aconselhará. Livre.
Se o seu problema for mais complicado, é relativamente fácil encontrar alguém que o faça a um preço acessível. Freelancers que usam o WordPress o acharão abençoado e suas listas de preços tendem a ser razoavelmente definidas.
# 8: WordPress é seguro
O próprio WordPress é bem seguro, especialmente se você o suporta com algum plugin de segurança (como Wordfence ou Sucuri ).
Mas, novamente, o fator humano entra em jogo. 3 dicas básicas para proteger seu site:
- Sempre atualize tudo. Temas e plugins desatualizados geralmente são uma maneira de hackers obterem o controle de um site.
- Não use admin como seu nome de usuário .
- Use senhas complicadas. Quanto mais complicado, melhor.
# 9: WordPress é barato. No bom sentido da palavra
O próprio WordPress é gratuito, o que é ótimo. Além disso, você economiza dinheiro de outras maneiras.
Como mencionei, os plugins do WordPress tendem a ser gratuitos. Mesmo que alguns custem algo, seu preço está na casa das dezenas de euros. O que é uma quantia ridícula em comparação com o quanto você teria que pagar a uma empresa de TI por algo semelhante.
# 10: Você nem precisa tocar no código
Meu blog tem mais de 3 meses e só alterei o código uma vez. Acabei de copiar algo que encontrei na internet. E nem era necessário.
Se você conseguir escolher um bom tópico, é muito provável que não precise alterar nada em seu código. Você pode lidar com tudo o que é importante (por exemplo, alterar a fonte, logotipo ou favicon) diretamente do ambiente WordPress.
# 11: Você tem controle total sobre seus comentários
Ao usar um plugin anti-spam como o Akismet , você se livra do pior. Mas você não pode evitar spam ou insultos manuais.
No entanto, o WordPress permite que você defina comentários para exibir apenas o que você aprova. Assim, você decide quais comentários aparecem em seu site e quais não.
#12: Escrevendo sem interferência
Se você é como eu, mesmo pequenas coisas podem perturbá-lo enquanto escreve. Qualquer som, desordem na mesa ou muitos recursos na interface em que você está digitando.
Eu crio artigos para o meu blog diretamente do administrador do WordPress. Mas também tem suas desvantagens. Por exemplo, enquanto escrevo, ainda vejo todas as possibilidades de gerenciar um site. Mas uma vez que ative o modo de interrupção, posso me concentrar inteiramente nas palavras que digito no teclado.
# 13: Design limpo
Às vezes eu jogo um jogo estranho. Quando me encontro em um site que me lembra o WordPress, imediatamente olho para o código para ver se meu palpite está correto. Em 80% dos casos, estou certo.
Se há algo que é característico do WordPress, é um design limpo e claro. Claro, existem temas que são diferentes, mas o padrão para o WordPress é um design limpo, às vezes minimalista.
# 14: WordPress está em constante evolução
Matt Mullenweg registrou o WordPress.org em 2003. Hoje, 13 anos depois, o WordPress ainda está sendo trabalhado.
Novas atualizações são lançadas regularmente para melhorar a segurança, aumentar a velocidade, corrigir bugs ou adicionar novos recursos. E essa tendência não parece ter parado.
# 15: Salvar automaticamente
Os artigos que você escreve no WordPress são salvos automaticamente toda vez que você escreve algo. Esta é uma grande ajuda para quem já perdeu um emprego não salvo (e provavelmente todos nós).
Tudo que você precisa assistir é a sua conexão com a internet.
# 16: WordPress lida com fotos, áudio e vídeo
A Biblioteca de Mídia do WordPress permite armazenar e compartilhar suas fotos, vídeos e arquivos de áudio.
O WordPress não tem problemas com vídeos no Youtube, arquivos PDF ou reprodução de áudio (como podcasts).
# 17: Publicação agendada
Esse recurso do WordPress também é um dos melhores. Se você escreveu seu artigo à meia-noite e suspeita que este não é o momento ideal para publicá-lo, provavelmente está certo. Nesse caso, você perderá o recurso de publicação agendada.
Basta editar a data e hora “imediatamente” na janela “Publicar” e o artigo será publicado. Não há necessidade de estar online.
# 18: Opção de vários usuários
O WordPress usa uma hierarquia de administradores. Isso significa que nem todos que podem fazer login na administração de um site têm os mesmos direitos.
Com o WordPress, você pode permitir que seu editor adicione artigos à web sem ter que se preocupar com algo bagunçando o site.
# 19: WordPress acompanha o tempo – é claro que é responsivo
Em 2016, você provavelmente não deveria realmente escrever que todo site deveria ter uma aparência tão boa em um celular quanto em um PC. Infelizmente, isso ainda não é compreendido por muitos proprietários de sites.
O WordPress suporta totalmente sites responsivos e encontrar um tema WordPress que não seja “amigável para dispositivos móveis” é quase impossível. E assim deve ser.
# 20: Você pode facilmente mover um site WordPress para outro provedor de hospedagem
Você pode ter feito o provedor de hospedagem errado quando criou seu site. E você pode ter escolhido bem, mas deseja mudar para um provedor ainda melhor.
Muitos provedores de hospedagem usam seus próprios sistemas nos quais você pode criar seu próprio site. Mas se você fizer isso, você se torna um refém da empresa. Se o seu site é construído na plataforma deles, você precisa fazer o que eles dizem. E isso muitas vezes significa pagar mais.
Com um site WordPress, não é um problema mudar de provedor. O WebSupport facilita para você por meio da ferramenta automatizada Migrator, e o Webglobe até move seu site para você .
# 21: Você quer uma loja virtual? Sem problemas
WooCommerce é a solução de e-shop mais popular principalmente devido aos seus recursos avançados e facilidade de uso. A grande notícia é que está traduzido para o eslovaco.
# 22: Outros sistemas de gerenciamento de conteúdo não estão pegando
Uma vez eu ajudei um amigo com um site que rodava no Joomla (o maior concorrente do WordPress). Para encurtar a história: era horror.
Tudo parecia tão caótico. Até os ajustes mais básicos pareciam complicados. Ocorreu um problema ao definir a apresentação de slides para o artigo. Ao contrário de outros sistemas, o WordPress é intuitivo.
# 23: Os encontros do WordPress são um sucesso
Um amigo do ensino médio me enviou um link para um evento no Facebook: WordPress meetup Košice . Fiquei intrigado.
Eu não apareci no evento no final, mas escrevi para Petě Furmaník , que cuida desses encontros em Košice, e ele me convidou para ir ao próximo.
Quando fui ao local da reunião, estava nervoso porque não sabia o que esperar. Além disso, o fundador da comunidade eslovaca do WordPress e do portal WP.sk, Peter Nemčok , estava por vir.
O encontro superou em muito minhas expectativas. Finalmente conheci pessoas que podiam falar sobre WordPress, blogs e negócios na internet. A atmosfera era descontraída e todos tentavam se consultar.
Conclusão
Não vejo por que alguém não gostaria de usar o WordPress. O WordPress tornou possível para pessoas que, de outra forma, não seriam capazes de pagar seu próprio site. Ou simplesmente não conseguiram.
Os sites do WordPress são ótimos, podem ser rápidos e o Google os adora.
A vantagem única do WordPress é o grande número de grandes extensões. Ainda não encontrei nada que eu queira no meu site e não haveria nenhum plugin WordPress gratuito.
Uma comunidade incrível também se desenvolveu em torno do WordPress, e essa é uma das razões pelas quais acho que vou ficar com o WordPress enquanto estiver aqui.
(Há um link de afiliado para hospedagem do WP Engine no artigo. Se você encomendar algo através deste link, receberemos uma pequena comissão e você poderá apoiar a comunidade eslovaca do WordPress.)
Was this article helpful for you? Support me by sharing, please. 👍